Free Essay

Artigo

In:

Submitted By pendoroshy
Words 704
Pages 3
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA.
CURSO DE FILOSOFIA
DISCIPLINA: LÓGICA - I
PROF. MARCOS FÉLIX GOMES DE CARVALHO
ALUNO (A): _________________________________________DATA:

SISTEMATIZAÇÃO DE APRENDIZAGEM

I. IDENTIFIQUE OS ARGUMENTOS E REESCREVA-OS A PARTIR DE SUA(S) PREMISSA(S) E CONCLUSÃO.

MODELO:
Exemplo: Ele está respirando e, pois, está vivo.

Premissa: Ele está vivo
Conclusão: Logo, ele está respirando.

1. O triângulo ABC é eqüiângulo. Portanto, cada um de seus ângulos internos mede 60 graus. Premissa: cada ângulo do triangulo ABC mede 60 graus. Conclusão: logo, o triangulo ABC é eqüiângulo.

2. Há alguém que entende este documento?
Premissa:

3. O composto ouro-argônio, provavelmente, não é produzido no laboratório, muito menos na natureza desde que é difícil fazer o argônio reagir com qualquer outra coisa e desde que o ouro, também, forma poucos compostos. Premissa: é difícil fazer o argônio reagir com qualquer outra coisa desde que o ouro também forma poucos compostos.
Conclusão: Logo, o composto ouro-argônio provavelmente não é produzido no laboratório muito menos na natureza.

4. Ela prometeu levar o sobrinho ao cinema e, assim, é o que ela fará. Portanto, se não levá-lo ao cinema, ela estará definitivamente errada. Premissa: Ela estará definitivamente errada se não levar o sobrinho ao cinema. Conclusão: Logo, ela prometeu levá-lo.

5. Se eu não souber o que está errado, não posso ajudá-lo. Não sei que está errado, não posso ajudá-lo. Premissa: Não posso ajudá-lo, pois não sei o que está errado. Conclusão: Logo se não souber o que está errado não posso ajudá-lo.

6. Se dermos à eternidade o significado não de duração temporal infinita, mas de intemporalidade, então a vida eterna pertence aos que vivem no presente. (Wittgenstein). Premissa: A vida eterna pertence aos que vivem no presente. Conclusão: Logo o significado da eternidade não seria duração temporal infinita, mas de intemporalidade.

7. Como o hábito de comer em excesso contribui para várias doenças, ele pode contribuir para a destruição de sua saúde. Mas a sua saúde é a coisa mais importante para você. Assim, você não deveria, habitualmente, comer em excesso. Premissa: A saúde é a coisa mais importante para você. Assim, você não deveria, habitualmente, comer em excesso. Conclusão: Logo o hábito de comer em excesso contribui para várias doenças, e pode contribuir para a destruição de sua saúde.

II. DETERMINE, PARA CADA ARGUMENTO, SE O SEU RACIOCÍNIO É DEDUTIVO OU INDUTIVO. JUSTIFIQUE A SUA RESPOSTA.

1. A maioria das pessoas tem duas pernas A maioria das pessoas tem dois braços. Logo, algumas pessoas têm dois braços e duas pernas.
DEDUTIVO> É observado que a maioria das pessoas tem braços e pernas, ou seja, nem todas tem braços e pernas, por isso é deduzido que somente algumas tem braços e pernas.

2. Uma vez olhei para o sapo e no mesmo dia quebrei meu dedo. Logo, olhar um sapo dá azar.

III. EXAMINE E IDENTIFIQUE OS SEGUINTES ARGUMENTOS INFORMAIS (falácias):

1. É claro que o testemunho do aluno é verdadeiro. Ele mesmo testemunhou isso.

2. As estatísticas demonstram a ampla vantagem percentual do candidato George W. Bush (Partido Republicano) em ralação a Al Gore (Partido Democrático) na campanha da Presidência dos Estados Unidos. Logo, o candidato George W. Bush será escolhido como o substituto do presidente Bill Clinton na Casa Branca.

3. Jamais um sopro de escândalo tocou o Senador. Portanto, deve ser incorruptivelmente honesto.

4. Hoje sou eu que jogo no arco! Afinal de contas, a bola é minha!

IV. FORMALIZE AS SENTENÇAS EM CATEGÓRICAS E INDIDQUE QUAL DAS QUATRO FORMAS (OU SUAS NEGAÇÕES) ELAS EXEMPLIFICAM.

1. Todos os moluscos são artrópodes.

2. Alguns políticos não são honestos.

3. Nenhum militar é liberal

V. COLOQUE CADA UM DOS SILOGISMOS SEGUINTES EM FORMA TÍPICA, INDICAR SEU MODO E FIGURA.
MODELO:

Alguns reformadores são fanáticos, assim como alguns idealistas são fanáticos, visto que todos os reformadores são idealistas.
Exemplo:
Alguns R são F
Todos os R são I
Logo, alguns I são F.
MODO: A I I
FIGURA: 3º

1. Alguns filósofos são homens de ação; daí, alguns soldados são filósofos, porque todos os soldados são homens de ação.

2. Nenhum criminoso foi pioneiro, pois todos os criminosos são pessoas ruins; portanto, nenhum pioneiro foi pessoa ruim.

Similar Documents

Free Essay

Artigo

...TRIBUTAÇÃO SOBRE BONIFICAÇÕES: Formas de tornar as empresas mais lucrativas e rentáveis. 1. INTRODUÇÃO A oportunidade de, em um mesmo local, o consumidor ter acesso ao conjunto de bens desejado tais como: alimentos, produtos de higiene, etc., lastreou o conceito de auto-serviço difundido no início da década de 1930 nos Estados Unidos pelas redes de lojas King Kuller e Big Bear. Uma das principais características do setor varejista é o seu crescente dinamismo. De fato, a diversificação de produtos que poderiam ser encontrados em um supermercado ao longo dos últimos setenta anos aumentou de modo proporcional ao crescimento das grandes redes de lojas. Estes tipos de organizações comerciais incorporaram neste processo de expansão atividades tais como: utensílios domésticos, perfumaria, bebidas, panificadoras, açougues e diversos outros. O setor de varejo emerge com força no Brasil entre 1950 e 1960, no bojo das ações desenvolvimentistas preconizadas pelos governos de Getúlio Vargas e de Juscelino Kubitschek. Estes governos tinham como objetivo declarado a elevação da renda nacional e,conseqüentemente, a ampliação do consumo no mercado interno. Em decorrência do emergente crescimento do comércio varejista, a competição entre as redes de supermercados de outrora se acentuou, provocando relevante impacto na gestão econômica e financeira destas entidades. Outra marcante característica do mercado varejista é que este obtém margem líquido muito pequena em relação às receitas de vendas...

Words: 5925 - Pages: 24

Free Essay

Projeto Artigo

...FACULDADE DO NOROESTE DE MINAS ALBERTO LUCIANO DE SOUZA BASTOS INTERFERÊNCIA DOS HETEROSSEMÂNTICOS NA AQUISIÇÃO DO ESPANHOL POR BRASILEIROS Ribeira do Pombal - BA 2011 ALBERTO LUCIANO DE SOUZA BASTOS INTERFERÊNCIA DOS HETEROSSEMÂNTICOS NA AQUISIÇÃO DO ESPANHOL POR BRASILEIROS Projeto apresentado à Faculdade de Educação da FINOM, como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Língua Espanhola. Orientador: Prof. Murilo Neto Ribeira do Pombal - BA 2011 SUMÁRIO 1 APRESENTAÇÃO 3 2 PROBLEMÁTICA 3 3 OBJETIVO GERAL 3 4 HIPOTESE 4 5 JUSTIFICATIVA 4 6 REFERENCIAL TEÓRICO 4 7 METODOLOGIA 5 1 APRESENTAÇÃO O interesse pelo estudo da Língua Espanhola aumenta a cada dia em todo o mundo. Ela é não apenas o idioma oficial de vinte e dois países, mas também de órgãos internacionais como o Mercosul (Mercado Comum do Sul) e a ONU (Organização das Nações Unidas). Este trabalho adota uma perspectiva discursiva, cuja linha de pesquisa trabalha, de maneira contrastiva, mostrando como a língua espanhola e português brasileiro foram submetidos historicamente, tanto no campo da evolução linguística quanto na prática de ensino-aprendizado no Brasil. O projeto propoe elaborar um breve relato que permita...

Words: 831 - Pages: 4

Free Essay

Comentário Ao Artigo Científico Sobre Organizações Virtuais

...Comentário Networks (redes) Uma “Network” é definida, nos últimos tempos, como uma quantidade de pontos, concretos ou abstractos, interligados por relações de vários tipos. Mais actualmente, as “Networks” passaram, também, a ser utilizadas noutras actividades, como é o caso da navegação, construção, desporto, etc. Este conceito foi, depois, vasto leque de disciplinas, desde a sociologia à informática. Para o caso do artigo em estudo interessa a parte que diz respeito às “Networks” baseadas na informática. Uma “Network” de computadores, muitas vezes referida apenas como “Network”, é um conjunto de computadores e dispositivos interligados por canais de comunicação que facilitam a comunicação entre os usuários, bem como a partilha de recursos. As “Networks” podem ser classificadas segundo uma grande variedade de características. Uma “Network” de computadores permite a partilha de recursos e informações entre os dispositivos interligados. Neste contexto, podem também ser referidas as “Networks” virtuais. As “Networks” virtuais são, no fundo, redes de computadores em que, pelo menos uma parte é virtual. Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Rede http://en.wikipedia.org/wiki/Computer_network Organizações virtuais As organizações virtuais surgiram para responder à competitividade e volatilidade do mercado. Estas formaram-se a partir de uma oportunidade ou necessidade imposta pelo mercado e utilizam como suporte a Tecnologia da Informação. Assim que o objectivo for atingido...

Words: 961 - Pages: 4

Free Essay

Defedwf

...163/2006 de 8 de Agosto Aprova o regime da acessibilidade aos edifícios e estabelecimentos que recebem público, via pública e edifícios habitacionais, revogando o Decreto-Lei n.º 123/97, de 22 de Maio. Índice Artigo 1.º - Objecto Artigo 2.º - Âmbito de aplicação Artigo 3.º - Licenciamento e autorização Artigo 4.º - Operações urbanísticas promovidas pela Administração Pública Artigo 5.º - Definições Artigo 6.º - Licenciamento de estabelecimentos Artigo 7.º - Direito à informação Artigo 8.º - Publicidade Artigo 9.º - Instalações, edifícios, estabelecimentos e espaços circundantes já existentes Artigo 10.º - Excepções Artigo 11.º - Obras em execução ou em processo de licenciamento ou autorização Artigo 12.º - Fiscalização Artigo 13.º - Responsabilidade civil Artigo 14.º - Direito de acção das associações e fundações de defesa dos interesses das pessoas com deficiência Artigo 15.º - Responsabilidade disciplinar Artigo 16.º - Responsabilidade contra-ordenacional Artigo 17.º - Sujeitos 1 Artigo 18.º - Coimas Artigo 19.º - Sanções acessórias Artigo 20.º - Determinação da sanção aplicável Artigo 21.º - Competência sancionatória Artigo 22.º - Avaliação e acompanhamento Artigo 23.º - Norma transitória Artigo 24.º - Aplicação às Regiões Autónomas Artigo 25.º - Norma revogatória Artigo 26.º - Entrada em vigor ANEXO Normas técnicas para melhoria da acessibilidade das pessoas com mobilidade condicionada Capítulo 1 - Via pública Secção 1.1 - Percurso acessível Secção 1.2 - Passeios e caminhos...

Words: 17555 - Pages: 71

Free Essay

M22 Model

... entidades residentes, quer exerçam ou não, a título principal, atividade de natureza comercial, industrial ou agrícola;  entidades não residentes com estabelecimento estável em território português;  entidades que não tenham sede nem direção efetiva em território português e neste obtenham rendimentos não imputáveis a estabelecimento estável aí situado, desde que, relativamente aos mesmos, não haja lugar a retenção na fonte a título definitivo, sem prejuízo do disposto no n.º 8 do artigo 117.º do CIRC. 3. Conforme previsto na portaria n.º 1339/2005, de 30 de dezembro, a declaração é obrigatoriamente entregue por transmissão eletrónica de dados (internet). 4. A declaração é enviada, anualmente, até ao último dia do mês de maio independentemente de esse dia ser útil ou não útil e para os sujeitos passivos com período especial de tributação, até ao último dia do 5º mês posterior à data do termo desse período, independentemente de esse dia ser útil ou não útil, conforme n.º 1 e 2 do artigo 120.º do CIRC. 5. Os sujeitos passivos com período de tributação diferente do ano civil e as sociedades dominantes enquadradas no regime especial de tributação de grupos de sociedades quando procedam ao envio da declaração do grupo, devem indicar o tipo de declaração que vão submeter no quadro de pré-preenchimento prévio à submissão da declaração. 6. Para que a...

Words: 9662 - Pages: 39

Free Essay

Imposto Sobre O Valor Acrescentado

...Imposto sobre o valor acrescentado Secção IV – Regimes Especiais Subsecção I – Regime de Isenção Mestrado em Gestão de Empresas Fiscalidade Prof. Maria Anjos Eduardo da Silva Fonte Marques nº 27039 Ano lectivo 2015/2016 Índice Introdução3 Âmbito de Aplicação (Art. 53.º)4 Passagem dos regimes de tributação ao regime especial de isenção (Art. 54.º)5 Renúncia (Art. 55.º)6 Mudança de regime (Art. 56.º)7 Faturação (Art. 57.º)8 Obrigações declarativas e período em que passa a ser devido o imposto (Art. 58.º)8 Dispensa de obrigações (Art. 59.º)10 Anexo E11 Conclusão12 Introdução Existem vários regimes de tributação chamados de regimes especiais que se encontram no código do imposto sobre o valor acrescentado na secção V. Existem quatro subsecções, ou seja, quatro regimes de tribução, que são regime de isenção, regime forfetário dos produtos agrícolas, regimes dos pequenos retalhistas e regime de tributação dos combustíveis líquidos aplicável aos revendedores. Para este trabalho decidi explicar de maneira mais simplificada o regime de isenção porque do meu ponto de vista é extremamente importante que os sujeitos passivos saibam quando estão isentos de imposto ou não, visto que é fundamental para que uma empresa seja auto-sustentável. Âmbito de Aplicação (Art. 53.º) Beneficiam da isenção do imposto os sujeitos passivos que, não possuam nem sejas obrigados a possuir contabilidade para efeitos de IRS ou IRC, nem pratiquem operações de importanção, exportação...

Words: 1661 - Pages: 7

Free Essay

Principles of Marketing

...The Role of Marketing by Christine Moorman & Roland T. Rust No decorrer deste artigo deparamo-nos com um novo modelo de marketing. Nesta nova abordagem os autores consideram que as empresas para poderem ser mais competitivas, devem deixar de promover os seus produtos isoladamente e começarem a preocupar-se mais com a manutenção dos seus clientes já existentes. Devem preocupar-se em satisfazer os seus clientes de forma a criar lealdade perante a marca, para desta forma as suas relações serem relações de longo prazo. A principal preocupação das empresas mantém-se em promover o produto, e mediante o número de vendas é que é analisado se foram bem sucedidos ou não, no entanto, para o “Marketing ser melhor aceite, deve ser visto como a função que gere a relação entre a organização e o cliente” (Moorman & Rust, 1999), pois chegamos a uma era em que face a consumidores cada vez mais exigentes as marcas começam a reconhecer que não podem continuar a produzir e depois tentar persuadir os clientes a comprar os seus produtos, mas sim começarem a perceber as necessidades dos seus clientes. Uma das barreiras apresentadas a esta nova função do marketing é que as empresas devem de perder o foco na rentablidade do produto e direcionarem todo o seu esforço para a rentabilidade dos clientes. As prinicipais abordagens a esta função do marketing, segundo os autores, devem incidir na relação consumidor-produto, consumidor-serviço de entrega e consumidor-responsabilidade financeira...

Words: 353 - Pages: 2

Free Essay

Energy Poverty

...Um ensaio sobre a teoria da análise financeira de investimentos e os mecanismos de tomada de decisão O propósito deste pequeno ensaio é analisar e discutir dois artigos relacionados com a teoria de avaliação de projetos de investimento. Pretende-se que este seja um comentário livre aos dois artigos escolhidos, cruzando as ideias expressas pelos autores dos artigos com a minha visão pessoal. Decidi eleger dois artigos, o primeiro de Chatherine Cooremans denominado “Make it strategic! Financial investment logic is not enough”, e o segundo de um grupo de investigadores Indianos denominado “Techno-economics of small wind electric generator projects for decentralized power supply in India”. Será útil guiar o leitor através dos dois artigos, dos seus argumentos, talvez até alargando o âmbito e os ângulos de análise dos mesmos. Concluirei, apontando aquilo que acredito ser a ponte entre os dois artigos escolhidos. A lógica financeira não é suficiente para decidir do mérito de um projeto? Segundo a visão de Catherine Cooremans a resposta é claramente não. Foi utilizado e estudado exaustivamente o exemplo dos projetos de eficiência energética para concluir o seguinte: 1. A rentabilidade não é o main driver para as decisões de investimento; 2. As ferramentas de avaliação financeira de projetos têm um papel secundário nas decisões corporativas de investimento; 3. Contrariamente à perceção geral, as empresas não seguem as recomendações da teoria financeira; 4...

Words: 1898 - Pages: 8

Free Essay

Arrendamento

...CONCEITO   Considera-se arrendamento mercantil o negócio jurídico realizado entre pessoa jurídica, na qualidade de arrendadora, e pessoa física ou jurídica, na qualidade de arrendatária, e que tenha por objeto o arrendamento de bens adquiridos pela arrendadora, segundo especificações da arrendatária e para uso próprio desta.   LEASING FINANCEIRO X LEASING OPERACIONAL   O leasing financeiro é a operação de arrendamento mercantil que transfere ao arrendatário substancialmente todos os riscos inerentes ao uso do bem arrendado, como obsolescência tecnológica, desgastes, etc.   Conforme dispõe o Regulamento anexo à Resolução 2.309/1996, do Banco Central (artigos 5º e 6º), alterado pela Resolução 2.465/1998, considera-se arrendamento mercantil financeiro a modalidade em que: I – as contraprestações e demais pagamentos previstos no contrato, devidos pela arrendatária, sejam normalmente suficientes para que a arrendadora recupere o custo do bem arrendado durante o prazo contratual da operação e, adicionalmente, obtenha um retorno sobre os recursos investidos; II – as despesas de manutenção, assistência técnica e serviços correlatos a operacionalidade do bem arrendado sejam de responsabilidade da arrendatária; III – o preço para o exercício da opção de compra seja livremente pactuado, podendo ser, inclusive, o valor de mercado do bem arrendado.   Considera-se arrendamento mercantil operacional a modalidade em que: I – as contraprestações a serem pagas pela arrendatária...

Words: 1346 - Pages: 6

Free Essay

Water Source Case Study

...existir uma maior produção agrícola que ajude a manter a economia com um saldo positivo. Desse modo, existem mais terrenos a serem cultivados. De acordo com o artigo em análise, o cultivo de terrenos obriga a um consumo de água que é 1000 vezes superior aquele que é necessário para uma pessoa usar para consumo próprio. Neste momento os agricultores são responsáveis por 75% do consumo de agua e vão busca-los a vários recursos como aquíferos, reservatórios e rios. Esses consumos exagerados de água, poem em causa todos os ecossistemas que dela dependem diretamente para sobreviver (plantas aquáticas, peixes de agua doces, microorganismos aquáticos, entre outros). Ao mesmo tempo, a população que cresce em números exorbitantes, principalmente em áreas consideradas de terrenos frágeis como Médio Oriente, África do Norte e Ásia têm também contribuído para a degradação das condições ambientais, para a escassez de água e para a sobrevivência dos ecossistemas existentes. Desse modo, ao mesmo tempo que o poder económico cresce, os recursos naturais escasseiam. 2. What solutions does the case study highlight for combating water shortages? O caso fala para a necessidade de uma gestão adequada dos recursos existentes assim como para a necessidade de procura de soluções inovadores e mais eficientes para gerir esses recursos. Segundo o artigo, muita da água canalizada para a agricultura, acaba por não chegar aos campos de cultivo e às culturas propriamente ditas, pela utilização de sistemas de...

Words: 390 - Pages: 2

Free Essay

Edcuacao

...CIENTÍFICA DOS DOCENTES EM PERIÓDICOS NACIONAIS (2000-2009) RESUMO - O objetivo da investigação foi descrever o perfil das autorias da produção docente em periódicos nacionais dos Programas de Pós-graduação em Ciências Contábeis – PPGCC. A janela temporal de 10 anos entre 2000 a 2009 foi escolhida para a análise de 27 periódicos. Um banco de dados foi criado fundamentado na metodologia de WOOD et al. (2009). Posteriormente, foi realizada análise descritiva da amostra de 1.175 artigos disponibilizados em periódicos nacionais de acesso aberto. Observou-se que o ranking geral dos PPGCC indica que o programa da USP é o que mais se destacou em 10 anos. As autorias estão relacionadas com o número de docentes de tempo integral e existência de concentração, aproximadamente, de 80% da produção científica dos programas de pós-graduação em ciências contábeis na região sul e sudeste. As pesquisas são, principalmente, da área de contabilidade financeira e a maior parte das autorias dos artigos é em colaboração múltipla. A formação docente principal é contabilidade e controladoria. Abimael de Jesus Barros Costa, Bacharel em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário UNIEURO (2007) e Especialista em Auditoria e Perícia pelo Centro Universitário UNIEURO (2008). Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília UnB (2011). Professor Assistente do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais da Universidade de Brasília - UnB acosta@unb.br Palavras-chave:...

Words: 8271 - Pages: 34

Free Essay

Caso Nottebohm

...Presidente: Sir Arnold McNair Vice-Presidente: GUERRERO Juízes: ALVAREZ, BASDEVANT, HACKWORTH, WINIARSKI, KLAESTAD, BADAWI, READ, HSU MO, LEVI CARNEIRO, ARMAND-UGON Secretário-Adjunto: GARNIER-COIGNET Decisão sobre os Méritos (Reconhecimento Internacional da Nacionalidade) Presidente: HACKWORTH Vice-Presidente: BADAWI Juízes: BASDEVANT, ZORIčić, KLAESTAD, READ, HSU MO, ARMAND-UGON, KOJEVNIKOV, Sir Muhammad ZAFRULLA KHAN, MORENO QUINTANA, CORDOVA Juízes Ad-Hoc: M. Guggenheim, M. García Bauer Secretário: LOPÉZ OLIVÁN Julgamentos: Decisão de 18 de Novembro de 1953 referente à Questão Preliminar Decisão de 6 de Abril de 1955 referente ao Reconhecimento da Nacionalidade Temas-chave Admissibilidade de Jurisdição do Tribunal – Artigo 36º do Estatuto – Aplicação Temporal da vontade dos Estados – Nacionalidade como garantia de Protecção Diplomática – Nacionalidade Real e Efectiva – Nacionalidade e Jurisdição Interna – Nacionalidade e Direito Internacional – Dupla Nacionalidade - Vínculo Indivíduo/Estado Descrição dos Factos O Sr. Friedrich Nottebohm nasceu em Hamburgo, na Alemanha, em 1881. Em virtude do seu nascimento era de nacionalidade alemã. Em 1905 foi para a República da Guatemala onde fixou residência e onde desenvolveu os seus negócios que cresceram exponencialmente nos ramos comercial, bancário e de plantações. Trabalhou também na firma de dois dos seus irmãos, da qual acabou por ser encarregue em 1937. Manteve sempre as ligações com o seu país-natal,...

Words: 3557 - Pages: 15

Free Essay

Asdasdasdasdasdasdasdasdsasadasdasasdasda

...Universidade de São Paulo Escola de Artes Ciências e Humanidades Curso: Sistemas de Informação Disciplina: Fundamentos de Sistemas de Informação SYLLABUS 1. DADOS INFORMATIVOS 1.1. Unidade : Escola de Artes, Ciências e Humanidades – EACH 1.2. Semestre : I – 2014 1.3. Horas semanais : 4 créditos aula 1.4. Docente : José de Jesús Pérez Alcázar 1.5. Código : ACH2014 1.6. Turma : 2013102 2. OBJETIVOS • Introduzir os principais conceitos da área de sistemas de informação, incluindo infraestruturas de tecnologia de informação e suas aplicações em empresas e organizações. • Apresentar uma visão geral das principais características e disciplinas do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação, áreas de pesquisa e atuação no mercado de trabalho. 4. METODOLOGIA • Aulas expositivas pelo docente • Trabalhos em grupo pelos alunos 5. PROGRAMAÇÃO |Data |Conteúdo | |01/abr |Apresentação da Disciplina | |03/abr |Apresentação Geral: Curso, Disciplinas, Áreas, Pesquisa, Carreira | |08/abr |Apresentação Geral: Curso, Disciplinas, Áreas, Pesquisa, Carreira | |10/abr ...

Words: 1464 - Pages: 6

Free Essay

Responsabilidade Civil Do Estado

...patrimônio, etc.), decorre do fenômeno alcunhado socialmente como “bala perdida”. O termo “bala perdida” vem sendo utilizado pela mídia nacional para designar a imprecisão da ofensa, tanto no que concerne à imputação do autor do disparo do projétil de arma de fogo, quanto da própria atividade desenvolvida por esses agentes públicos. Tal expressão tornou-se um axioma com um significado muito amplo, na medida em que revela uma gama de fatores sociais falhos, que atingem inúmeros brasileiros diariamente. Assim, indiretamente a investigação enfocará a omissão ou a incapacidade do Estado carioca em concretizar a segurança pública, deixando de cumprir o dever imposto pelo texto constitucional relativo à ordem, à paz e à tranqüilidade social (artigo 144, da Constituição Federal). Para tanto, a pesquisa terá como fonte as jurisprudências proferidas pelo Tribunal de Justiça fluminense, nos...

Words: 29079 - Pages: 117

Free Essay

Riscos Profissionais Na Atividade Hoteleira

...ESTG – Técnicas e Gestão Hoteleira Riscos Profissionais na Atividade Hoteleira Segurança Higiene e Saúde no Trabalho Cláudio Marques Pedro Passos Kristal Souza Luis Miguel Grilo 2013 Índice Introdução .................................................................................................................... 0 Atividade Hoteleira – Secções ...................................................................................... 2 Atividade Hoteleira – Riscos e Prevenção .................................................................... 4 Riscos: ....................................................................................................................... 4 Psicossociais ................................................................................................... 4 Físicos ............................................................................................................. 4 Ruido .............................................................................................................. 5 Climatização ................................................................................................... 5 Incêndios ........................................................................................................ 5 Substâncias tóxicas e perigosas...................................................................... 5 Iluminação.........................................................................................................

Words: 2749 - Pages: 11