Free Essay

As Falhas Mais Comuns No Lançamento de Produtos:

In:

Submitted By
Words 439
Pages 2
As Falhas Mais Comuns No Lançamento De Produtos:

Existem vários exemplos de empresas que se precipitaram no lançamento de determinados produtos. Para evitar que outros cometam os mesmos erros os autores do artigo em questão distinguiram as principais falhas e as lições retiradas de cada uma delas.
As cinco falhas mais comuns são:

1. A empresa não estar preparada para um rápido crescimento.

O produto tem um enorme sucesso assim que chega ao Mercado mas, a empresa não está preparada para o seu rápido crescimento e acaba por prejudicá-lo.
Exemplo disto é o caso do Mosquito Magnet que, ao lançarem o produto na altura certa tiveram um enorme sucesso logo de início. No entanto, não estavam preparados e, ao passarem a fabricar o seu produto em massa na China tiveram problemas de qualidade, desapontando e, sucessivamente, perdendo clientes.

2. O produto fica aquém do esperado e é bombardeado com queixas e reivindicações, acabando por desaparecer.

Neste caso,o produto fica aquém da espectativas devido a ajustes e promenores que fazem a diferença pela negativa.
O exemplo usado foi o da Microsoft com o Windows Vista que foi um falhanço devido aos seus problemas de compatibilidade e performance.

3. O produto não se diferencia o suficiente dos restantes.

Este problema baseia-se no facto do produto lançado não se destacar muito dos já existents.
Isto aconteceu com a Coca- Cola C2 que se diferenciava por ter metade das calorias da bebida original,mantendo o mesmo sabor. Apesar disso, não foi o suficiente para fazer com que os consumidores alterassem as suas escolhas. Esta aceitação só foi conseguida um ano mais tarde com a Diet Coke, esta sim sem calorias.

4. O produto define uma nova categoria que requisita educação/informação para o consumidor.

Numa situação em que o produto é realmente revolucionário o mais importante é uma campanha de promoção educacional, que mostre realmente o que é o produto em vez de usar uma celebridade como cara e voz desta inovação. Este foi o erro da P&G com o seu produto Febreze Scentstories que usou a Shania Twain como voz do seu CD mas não clarificou os consumidores em relação ao produto propriamente dito.

5. O produto é revolucionário mas não existe mercado para ele.

Neste caso, o problema é não se fazer as perguntas mais importantes e, simultaneamente, mais básicas, ou seja ,se existe Mercado para o produto e para o preço em questão.

Esta foi a falha dos Segways, Dean Kamen fez um produto para a população em geral esquecendo-se que o produto e, acima de tudo, o preço não eram acessíveis a todos.