Free Essay

Caso Limiano

In:

Submitted By miguel93sp
Words 2093
Pages 9
Caso: Limiano

Miguel Pereira

Questionário: 1. “Analyze the actual cheese market environment in Portugal and the role of Limiano”
O segmento de mercado em que se insere o queijo Limiano é o do queijo Flamengo, um queijo tradicional consumido pelas famílias portuguesas à longos anos.
Os principais concorrentes da marca de queijo Limiano são o queijo Terra Nostra (que pertence à mesma empresa que o queijo Limiano), o queijo Agros e os queijos das “Private Labels”.
O queijo Limiano, Terra Nostra e Agros são marcas de produtor, são fabricados e vendidos pelas empresas que os produzem, enquanto as “Private Labels” são marcas de distribuidor vendidas em supermercado e hipermercados, com a marca do mesmo, com preços mais baixos aos das marcas de produtor, sendo chamadas as marcas brancas. Nas ditas marcas brancas também existem as marcas de primeiro preço que tentam aliar uma qualidade média/baixa com preços igualmente baixos, representando um segmento muito pequeno de mercado.
O queijo Limiano é visto como o queijo flamengo preferido dos portugueses, por ser um queijo tradicional e de estar no mercado há largos anos, sendo que as pessoas o associam à nostalgia das memórias passadas na infância em que este queijo teve sempre presente.
O típico consumidor do queijo Limiano, o queijo Flamengo, normalmente consome-o nas pequenas refeições, pela manhã, ao pequeno-almoço e nos lanches. Quem compra prefere pagar mais por formatos mais convenientes por serem mais práticos e de fácil utilização, como as barras de queijo e o queijo já cortado às fatias, estas fatias são cortadas diretamente das bolas de queijo não perdendo o seu sabor e textura.
Os canais de distribuição destes queijos são os supermercados, os hipermercados e as lojas mais tradicionais como as mercearias, contudo são mais vendidos na sua maioria nas grandes superfícies, os supermercados e os hipermercados. A afluência de pessoas atualmente é superior nos supermercados e hipermercados do que em mercearias, as pessoas preferem ir a supermercados pela variedade de produtos e pela sua conveniência. São nestas grandes superfícies que são vendidos dois tipos de queijos já referidos, os queijos de marcas de produtor e as marcas brancas.
O consumidor de queijo Flamengo tem maior preferência em queijos de marca de produtor, Limiano, Terra Nostra e Agro do que em queijos de marcas brancas, pelo sabor e pela textura do mesmo, mas com a crise económica dos últimos tempos, os consumidores tiveram de alterar os seus hábitos alimentares devido à contenção económica em que os consumidores preferem guardar o seu dinheiro do que gastá-lo caso hajam ocasionalidades futuras em que seja necessária a utilização deste dinheiro.
Com a diminuição do seu rendimento disponível, começaram a comprar mais produtos de marca branca nas grandes superfícies, por terem menor valor em relação ao das grandes marcas e pela qualidade ser semelhante à destes, qualidade média/alta. Contudo as marcas de produtor continuam a representar a escolha da maioria dos consumidores de queijo Flamengo pela lealdade que têm às marcas de produtor deste queijo. 2. “Analyze the several positioning suggestions in the Exhibit 21 in terms of attractiveness for the target, values and Limiano goals. In your opinion, what is the correct positioning and why?”

Como as bolas de queijo Limiano não era a forma mais prática para os consumidores, a empresa teve a ideia de vender em pacotes com fatias cortadas. Apesar de ser mais fácil de utilização e prático, na mente dos consumidores o posicionamento do queijo ficou um pouco confuso, se as suas memórias de infância os relembravam do queijo em bola, essa mística agora desaparecera, sendo necessário agir para voltar a captar a atenção dos consumidores posicionando-se corretamente na sua mente.
O “target” deste queijo são as donas de casa, com ou sem filhos na casa dos 25 até aos 25 anos, de classe média alta. Para continuar a agradar a este “target”, era necessário fazer uma nova campanha que capta-se a sua atenção reaproximando os seus clientes, para que estes voltassem a criar laços com os mesmos como antigamente.
Para reposicionar o seu estatuto na mente do seu “target”, a empresa propôs quatro novos posicionamentos:
- “Family Love”, em que se posiciona como sendo um queijo tradicional com o mesmo sabor e textura de antigamente cortado às fatias diretamente da bola de queijo; como já foi consumido enquanto criança, o nosso “target” quer que os seus filhos tenham a mesma experiência já que não tem tempo para desfrutar do mesmo;
- “Cook to Impress”, posicionando este queijo como forma de convívio, isto é, quando se juntam amigos ou família, por ser um ingrediente versátil, há a possibilidade de fazer vários tipos de pratos, desde a entrada, ao prato principal e à sobremesa;
- “The Healthiest Choice”, posiciona o queijo como algo saudável, rico em cálcio e com menos gordura, tendo valores nutricionais equivalentes a um copo de leite;
- “Rationally Good”, em que posiciona o queijo tendo um sabor e textura única, tendo a perfeita junção entre preço-qualidade, fazendo a comparação com outras marcas, apesar de ser mais caro apenas uma fatia é necessária para apurar o sabor do queijo, em marcas concorrentes são necessárias mais que uma fatia.
Na minha opinião o posicionamento que melhor se adequaria ao target nesta etapa de voltar a reposicionar-se corretamente na mente dos seus consumidores seria “Rationally Good”. Este novo posicionamento é o mais adequado porque é o que se adequa mais ao “target” da empresa, as donas de casa, e pelo sabor e textura ser o mesmo, relembro assim as memórias e recordações da sua infância.
O preço elevado adequa-se à classe social dos seus consumidores e ao que pretendem quando compram este queijo, aproveitar o momento, saboreando sendo que não é necessário mais que uma fatia para o saborear, para captar a essência do queijo, a sua textura e sabor, que em relação às outras marcas ficam com mais quantidade disponível e durante mais tempo, tal como o facto de serem de fácil utilização por estarem fatiados.

3. “Taking into account the campaign objectives, target and the tools available to Limiano, evaluate what different type of media would be more effective to attain their goals. Justify your answer.”

O objetivo desta campanha é voltar a criar os laços com o seu “target”, donas de casa de classe média/alta, reposicionando-se na sua mente devido às alterações necessárias no produto, a mudança da bola de queijo para o queijo em embalagens às fatias por ser mais fácil de utilizar. Esta mudança fez com que os consumidores perdessem a posição inicial que tinham em mente em relação ao queijo, sendo necessário fazer uma nova campanha para voltar a captar a atenção dos seus consumidores-alvo.
Existem diferentes tipos de maneira de divulgar o produto, isto é, de comunicá-lo. Pode ser através de campanhas realizadas para passar na televisão, em canais televisivos, na rádio, na internet, através de sites e páginas no facebook, por exemplo, em revistas e jornais. A empresa tomou a decisão de continuar com o mesmo método utilizado em campanhas passadas, por ser um método que a empresa sabe que resulta e capta a atenção do público-alvo da maneira que esta empresa quer.
Neste caso, para atender aos objetivos da Limiano, o tipo de “media” mais eficaz para este tipo de campanha seria um anúncio na televisão ou publicidade em revistas, “outdoors” e “moopies”, ou ainda os dois aliados. Estas duas escolhas relacionam-se com o “target” do produto.
Os anúncios repetitivos na televisão captam a atenção das pessoas que a vêm, ou então anúncios característicos que levam os consumidores a fazer uma viagem até ao seu passado relembrando-os a essência e a mística do queijo Limiano, com determinadas imagens, cores e até músicas que prendem o espectador e que o levam a querer voltar a experimentar.
As publicidades em revistas também seria um meio de comunicação adequado a este tipo de campanha, caso tenha um slogan forte que capte a essência do produto, a imagem certa, prenderá também da mesma forma, a atenção do consumidor.
Os “media” ideais para comunicar este tipo de produto são a televisão e as revistas, devido ao “target” do produto, as donas de casa que passam mais tempo em casa, que têm a tendência para assistir mais à televisão e ler mais revistas pelo tempo que têm disponível.
A rádio não é o “media” ideal para comunicar este tipo de campanha já que é uma campanha a um alimento e o “target” que se pretende atingir não é o ideal, normalmente os condutores são trabalhadores, muitas vezes as donas de casa conduzem quando têm filhos e terão de os levar à escola, por exemplo, e nunca estarão tão atentas ao que está a ser emitido.

4. “Put yourself in the shoes of Correia and schedule the next year advertising for Limiano Slices. Justify your answer.”

Tendo em conta que a Limiano é uma marca e que a empresa que a detêm tem mais marcas, como a Terra Nostra que produz do mesmo queijo, é necessário aliar os custos de cada campanha e em que altura são feitas devido ao excesso de trabalho que a empresa tem. Também temos de ter em conta que pelo menos são necessários 7 meses para fazer este tipo de campanha.
Na minha opinião a melhor altura do ano para se fazer uma campanha publicitária a este produto, seria desde Outono até à Primavera, pelo menos se for uma campanha publicitária na televisão, já que é nesta altura que é vista mais televisão e são feitas mais compras em supermercados. A intensificação de passar a publicidade antes das festividades, Natal e Páscoa, quando há maior afluência aos supermercados. O Verão não é a melhor altura para passar este tipo de campanha na televisão já que as pessoas passam menos tempo em casa e vêm menos televisão por estarem de férias. No Verão as pessoas costumam ler mais revistas, logo aí poderia ser feita uma campanha mais intensa nas revistas mais lidas pelas mulheres, quem realiza as compras ou em “outdoors” e “moopies”, já que é no Verão que o queijo é mais consumido, por exemplo, os almoços de praia em época de férias, os lanches que normalmente são sandes, “snacks” rápidos e fáceis de preparar.

5. “OMD, the agency responsible for the placement of Limiano ads in the right media and vehicles, suggested some effective vehicles to reach Limiano target. In your opinion, which are the most appropriate vehicles for this campaign?”

Com base no Exhibit 24 podemos tirar conclusões em relação a que “media” é que será mais eficaz para divulgar a campanha, aquele que mais lucro dá à empresa tendo em conta aos custos aliados, com base no “target” escolhido, sendo que são avaliados canais de televisão, jornais e revistas.
Na secção dos canais de televisão, o canal mais visto pelo “target” do produto (5,2%), tal como a afinidade do “target” (124), é o canal da TVI, seguindo-se pela SIC sendo o segundo canal mais visto (3,8%), com a afinidade pelo “target” de 113.
Na secção dos jornais o Correio da Manhã é o mais comprado pelo “target” mas o que tem maior afinidade, isto é, aquele que mais lucro dará para a empresa tendo em conta o “target” é o jornal Metro (94). Com estes valores, posso concluir que nenhum destes jornais cria valor e lucro à empresa, daí a não utilização de campanhas de publicidade em jornais.
Na secção das revistas, que são mais lidas pelo público feminino, em que a mais lida pelo “target” é a Revista Noticias Magazine (10,2%) e a Revista Maria (9,7%). Contudo a que mais lucro dará com esta campanha será a Revista Activa (173), a que tem mais afinidade com o “target”.
Com base nestes valores, os investimentos mais lucrativos aliados aos custos das campanhas publicitárias, na secção dos canais de televisão TVI, SIC E RTP1 são lucrativos, logo em qualquer um deles poderá ser publicitado as campanhas porque dará lucro à empresa. Na secção dos jornais este investimento só dará prejuízos à empresa, logo a melhor decisão será não apostar em publicidade nos jornais. Na secção das revistas, as melhores para publicar esta campanha, são as revistas que falam mais da mulher, da família, dos filhos, estas são as revistas mais adequadas em que a mais lucrativa será a Revista Activa, seguida da Revista Happy Woman e Máxima, apesar destas não serem as mais compradas pelo “target” mas sim as que dão mais valor à empresa, neste caso ao produto Limiano.

Similar Documents

Free Essay

Termino de Contrato

...Término de contrato de trabajo Sepa cuáles son las condiciones y procedimientos para poner fin a un contrato de trabajo. Las cosas han estado mal en la fábrica de Don Fernando. Las bajas ventas están causando grandes números rojos, y para salir a flote va a tener que reducir, es decir, despedir personal. Pero, ¿cómo hacerlo? ¿Qué causas legales puede invocar para eso, y qué documentos debe gestionar? ¿Y corresponde pagar indemnización a los trabajadores que despedirá? ¿Cuáles son las causales legales para poner término a un contrato de trabajo? Muerte del trabajador. Mutuo acuerdo entre las partes. Renuncia voluntaria. Vencimiento del plazo convenido en el contrato. Fin del trabajo o servicio que originó el contrato. Caso fortuito o fuerza mayor. Conducta indebida de carácter grave, que debe ser comprobada. Por ejemplo, falta de probidad del trabajador, acoso sexual o conducta inmoral. Negociaciones que ejecute el trabajador dentro del negocio y que aparecen como prohibidas en el contrato. Que el trabajador no acuda a sus labores sin causa justificada durante dos días seguidos, o dos lunes en el mes, o un total de tres días en el mes. Abandono del trabajo por parte del trabajador. Actos, omisiones o imprudencias que afecten el funcionamiento del establecimiento, la seguridad o la actividad de los trabajadores. Daño material causado intencionalmente en las instalaciones, maquinarias, herramientas, útiles de trabajo, productos o mercaderías. Incumplimiento grave de las obligaciones...

Words: 508 - Pages: 3

Free Essay

Alegatos Orales

...que una mala fe por parte del actor quien en pleno conocimiento de que se le pagaron cada uno de los haberes reclamados, vuelve a requerir su pago y además en la misma confesión judicial reconoce que la empresa nunca falto al pago de haberes, siendo así vendrá a su conocimiento que todas las pretensiones no pueden tener asidero. De la contestación a la demanda y Audiencia Preliminar En la contestación a la demanda se establece claramente que la terminación de las relaciones laborales fue ante la autoridad competente Inspector de Trabajo con la comparecencia de las partes mediante Acta de Finiquito haciendo constar todos los rubros pormenorizados a que tenía derecho acogiéndonos al Art. 169 numeral 6 del Código de Trabajo que determina el caso fortuito o fuerza mayor (plagas de campo) por parte de AGROCALIDAD,...

Words: 1082 - Pages: 5

Free Essay

Contrato de Obra

...C3-01 CONTRATO DE PRESTACION DE SERVICIOS PROFESIONALES DE CONSTRUCCION DE OBRA ARQUITECTONICA, QUE CELEBRAN POR UNA PARTE EL SEÑOR SERGIO ANTONIO ESPINO HERNÁNDEZ, A LA QUE PARA EFECTOS DE ESTE INSTRUMENTOS EN LO SUCESIVO SE DENOMINARA "EL CONSTRUCTOR", Y POR LA OTRA PARTE EL SEÑOR ARQUITECTO JORGE ALBERTON NOVERON HERNANDEZ, A LA QUE EN LO SUCESIVO SE DENOMINARA "EL CLIENTE", AL TENOR DE LAS SIGUIENTES DECLARACIONES Y CLAUSULAS. DECLARACIONES I. Declara "EL CONSTRUCTOR" por conducto de su representante: A)..Sergio Antonio Espino Hernández Ser una persona con actividad empresarial. COMUNIDAD B). Que su domicilio y principal asiento de sus negocios es el ubicado en Barrio de Santa Cruz Grande Sin numero Localidad San Juan Coajomulco con Código Postal 50708 en Jocotitlan, Estado de México. C). Que ha conocido previamente los requerimientos de "EL CLIENTE" para el desarrollo y prestación de los servicios que se le encomiendan en términos de este contrato. D). Que previamente ha conocido el sitio en el que en su momento se construirá la obra diseñada por él, en términos de este contrato, a fin de considerar todos los factores que intervendrán en su ejecución. E). Que cuenta con la capacidad, conocimientos, experiencia profesional, organización adecuada, recursos técnicos y fuerza de trabajo que se requieren para ejecutar los trabajos objeto del presente contrato, conforme se detalla en su cotización CANCELERIA CASA REAL DE HACIENDA JAIME ZECUA de fecha 11...

Words: 3159 - Pages: 13

Free Essay

Lectura

...de objetos que interactúan entre sí. Este enfoque representa un dominio en términos de conceptos compuestos por verbos y sustantivos, clasificados de acuerdo a su dependencia funcional. En este método de análisis y diseño se crea un conjunto de modelos utilizando una notación acordada como, por ejemplo, el lenguaje unificado de modelado (UML). ADOO aplica técnicas de modelado de objetos para analizar los requerimientos para un contexto - por ejemplo, un sistema de negocio, un conjunto de módulos de software - y para diseñar una solución para mejorar los procesos involucrados. No está restringido al diseño de programas de computadora, sino que cubre sistemas enteros de distinto tipo. Las metodologías de análisis y diseño más modernas son casos de uso guiados a través de requerimientos, diseño, implementación, pruebas, y despliegue. Diseño orientado a objetos es una fase de la metodología orientada a objetos para el desarrollo de Software. Su uso induce a los programadores a pensar en términos de objetos, en vez de procedimientos, cuando planifican su código. Un objeto agrupa datos encapsulados y procedimientos para representar una entidad. La 'interfaz del objeto', esto es, las formas de interactuar con el objeto, también se definen en esta etapa. Un programa orientado a objetos se caracteriza por la interacción de esos objetos. El diseño orientado a objetos es la disciplina que define los objetos y sus interacciones para resolver un problema de negocio que fue identificado y...

Words: 264 - Pages: 2

Free Essay

Diagramas Uml

...Jim Rumbaugh. En el proceso de creación de UML han participado, no obstante, otras empresas de gran peso en la industria como Microsoft, Hewlett-Packard, Oracle o IBM, así como grupos de analistas y desarrolladores. En UML 2.0 hay 13 tipos diferentes de diagramas. Para comprenderlos de manera concreta, a veces es útil categorizarlos jerárquicamente:  Diagramas de estructura enfatizan en los elementos que deben existir en el sistema modelado: 1. 2. 3. 4. 5. 6.  Diagrama de clases Diagrama de componentes Diagrama de objetos Diagrama de estructura compuesta (UML 2.0) Diagrama de despliegue Diagrama de paquetes Diagramas de comportamiento enfatizan en lo que debe suceder en el sistema modelado: 7. Diagrama de actividades 8. Diagrama de casos de uso 9. Diagrama de estados  Diagramas de Interacción, un subtipo de diagramas de comportamiento, que enfatiza sobre el flujo de control y de datos entre los elementos del sistema modelado: 10. Diagrama de secuencia 11. Diagrama de comunicación 12. Diagrama de tiempos (UML 2.0) 13. Diagrama de vista de interacción (UML 2.0) DIAGRAMA DE CLASES Un diagrama de clases es un tipo de diagrama estático que describe la estructura de un sistema mostrando sus clases, atributos y las relaciones entre ellos. Los diagramas de clases son utilizados durante el proceso de análisis y diseño de los sistemas, donde se crea el diseño conceptual...

Words: 1330 - Pages: 6

Free Essay

Walmart

...han aprueban que las mujeres de este siglo están exigiendo mayor posición de la gerencia y la sensación de que están calificados para esas posiciones. Oficial de Wal-Mart no ha dado su mujer una oportunidad de solicitar o competir por un puesto de gestión en la empresa.    3. Wal-Mart está continuamente criticado por su política de atención de salud. ¿Es esto realmente una controversia en el ámbito de la ética empresarial? ¿Por qué o por qué no? Sí, esto realmente una controversia en el ámbito de la ética empresarial. Después de leer este estudio de caso veo una visión diferente de Wal-Mart. Los empleadores deberían tener el mejor interés en la salud de sus empleados. Una evitar y no ofrecer el mejor beneficio para los empleados pone de manifiesto que esta empresa carece de las responsabilidades sociales de las empresas. Creo que su único interés es operativo, y efectuar sus cotizaciones mensuales o anuales.    4. 4. En caso de Wal-Mart estar preocupado por la sindicalización de las tiendas ya que permite la sindicalización de los trabajadores en China? Sí, Wal-Mart debe estar preocupado por la sindicalización de las tiendas ya que permite la sindicalización de los trabajadores en China. Una...

Words: 7261 - Pages: 30

Free Essay

Computer Room Audit

...Principios Generales de la Validación de Software Ricardo Murga EDP College of Puerto Rico Principios Generales de la Validación de Software Ricardo Murga EDP College of Puerto Rico Table of Contents SECCIÓN 1. PROPOSITO 6 SECCIÓN 2. ÁMBITO 6 2.1 APLICABILIDAD 7 2.2 AUDIENCIA 7 2.3 REQUISITOS REGLAMENTARIOS PARA LA VALIDACION DE SOFTWARE 8 SECCIÓN 3. CONTEXTO PARA LA VALIDACION DE SOFTWARE 9 3.1 DEFINICIONES Y TERMINOLOGIAS 10 3.1.1 REQUISITOS Y ESPECIFICACIONES 10 3.1.2 VERIFICACION Y VALIDACION 11 3.2 DESARROLLO DE SOFTWARE COMO PARTE DEL DISEÑO DEL SISTEMA 12 3.3 SOFTWARE ES DIFERENTE DE HARDWARE 13 3.4 BENEFICIOS DE LA VALIDACION DE SOFTWARE 15 SECCIÓN 4. PRINCIPIOS DE VALIDACION DE SOFTWARE 16 4.1 REQUISITOS 16 4.2 DEFECTO DE PREVENCION 16 4.3 TIEMPO Y ESFUERZO 16 4.4 PROGRAMA DE CICLO DE VIDA 17 4.5 PLANES 17 4.6 PROCEDIMIENTOS 17 4.7 VALIDACION DE SOFTWARE DESPUES DE UN CAMBIO 17 4.8 VALIDACION DE COBERTURA 18 4.9 INDEPENDENCIA DE REVISION 18 4.10 FLEXIBILIDAD Y RESPONSABILIDAD 19 SECCIÓN 5. ACTIVIDADES Y TAREAS 19 5.1 SOFTWARE DE ACTIVIDADES DEL CICLO DE VIDA 20 5.2 TAREAS TIPICAS DE APOYO DE VALIDACION 21 5.2.1 PLANIFICACION DE LA CALIDAD 21 5.2.2 REQUISITOS 22 5.2.3 DISEÑO 25 5.2.4 CONSTRUCCION O CODIFICACION 27 5.2.5 PRUEBAS REALIZADAS POR EL DESARROLLADOR DEL SOFTWARE 30 5.2.6 PRUEBAS DE USUARIOS DEL SITIO 33 5.2.7 MANTENIMIENTO Y CAMBIOS DE SOFTWARE 34 SECCIÓN 6. ¿Qué es COBIT? 36 ...

Words: 10373 - Pages: 42

Free Essay

Speciality Toys

...10000 y 30000 | | | 20000 | 5102,04082 | | 0,95 | | | 2. | | | | | | valores Z | | prob | | | | -0,98 | 0,1635 | 0,8365 | | | | -0,392 | 0,3483 | 0,6517 | | | | 0,784 | 0,7823 | 0,2177 | | | | 1,568 | 0,9418 | 0,0582 | | | | 3. | | | | | | peor caso se demanda 10000 unidades | | | | ordenado/ demandado | 10000 | | | | | | COSTO | Ventas netas | ventas DESC. | Utilidad neta | | | | | | | | 15000 | 240000 | 240000 | 25000 | 25000 | | | | | | | | 18000 | 288000 | 240000 | 40000 | -8000 | | | | | | | | 24000 | 384000 | 240000 | 70000 | -74000 | | | | | | | | 28000 | 448000 | 240000 | 90000 | -118000 | | | | | | | | caso más probable se demanda 20000 unidades | | | | | | | | | ordenado/ demandado | 20000 | | | | | | | | | | | | COSTO | Ventas netas | ventas DESC. | Utilidad neta | | | | | | | | 15000 | 240000 | 360000 | 0 | 120000 | | | | | | | | 18000 | 288000 | 432000 | 0 | 144000 | | | | | | | | 24000 | 384000 | 480000 | 20000 | 116000 | | | | | | | | 28000 | 448000 | 480000 | 40000 | 72000 | | | | | | | | mejor caso, se demanda 30000 unidades | | | | | | | | | | ordenado/ demandado | 30000 | | | | | | | | | | | | COSTO | Ventas netas | ventas DESC. | Utilidad neta | | | | | | | | 15000 | 240000 | 360000 | 0 | 120000 | | | | | | | | 18000 | 288000 | 432000 | 0 |...

Words: 388 - Pages: 2