Free Essay

ComposiçãO Desprezo Das Humanidads

In:

Submitted By srdgpf
Words 295
Pages 2
No final do canto V da obra “Os Lusíadas” de Camões, o poeta reflecte sobre o desprezo das artes e línguas por parte dos portugueses. Infelizmente, esta crise de valores humanísticos é ainda um problema bastante atual e presente na nossa sociedade, que se encontra virada para a técnica e para o específico, e onde o artesão é sempre sobreposto ao artista. Para o comprovar basta apenas olhar para o ensino, uma vez que o número de alunos inscritos nas áreas de ciências e economia é significativamente superior ao número de alunos das áreas de artes e humanidades.
A que se deve então este desinvestimento na componente cultural e literária da formação de um indivíduo? Bem, em primeiro lugar, o grande avanço científico-tecnológico sofrido nas últimas décadas, que fomentou ainda mais o culto do concreto em prol do abstracto. Em segundo lugar, a ideia estereotipada (porém com um certo fundamento) de que um curso nestas áreas é uma garantia de desemprego. E, por último, voltando um pouco ao primeiro ponto, o enorme prestígio que determinadas profissões na área científica têm, como é o caso do médico e do engenheiro. Prestígio esse que acaba por contrastar com a desvalorização do historiador ou do pintor, por exemplo.
Contudo, apesar de toda esta desvalorização, ainda existem excelentes profissionais e nomes de referência em Portugal, desde jornalistas a professores e escritores, que continuam a produzir e a contrariar esta tendência de regressão.
Para concluir, gostaria de salientar que não acho de todo necessária esta divisão entre as áreas científicas e humanísticas uma vez que ambas são necessárias e completam-se. Até porque a educação humanista consiste, antes de tudo em estimular e ilustrar o uso da razão (ciência), capacidade que observa, abstrai, deduz, argumenta e conclui logicamente.

Similar Documents