Free Essay

Departamentalizacao

In:

Submitted By ruca
Words 1683
Pages 7
Departamentalização é o agrupamento, de acordo com um critério específico de homogeneidade, das atividades e correspondentes recursos – humanos, financeiros, tecnológicos, materiais e equipamentos – em unidades organizacionais.

Organograma é a representação gráfica de determinados aspectos da estrutura organizacional.

Tipos de Departamentalização * Departamentalização por quantidade: agrupar certo número de pessoas não diferenciáveis que, a partir dessa situação, têm a obrigação de executar tarefas sob as ordens de um superior.
Sua utilidade tem diminuído, principalmente devido aos seguintes aspectos:

* O desenvolvimento da capacitação e da habilidade dos profissionais das empresas; e * Os trabalhos de equipes especializadas são mais eficientes que os baseados em número de pessoas.

Diretoria de produção
Gerência de usinagem

Gerência de ferramentaria

Gerência de estamparia
Super-visão 3

Super-visão 2

Super-visão 1
Diretoria de produção
Gerência de usinagem

Gerência de ferramentaria

Gerência de estamparia
Super-visão 3

Super-visão 2

Super-visão 1

* Departamentalização funcional: as atividades são agrupadas de acordo com as funções da empresa, podendo ser considerado o critério de departamentalização mais usado pelas empresas.

Esse tipo de departamentalização por funções pode ser feito considerando as funções administrativas: * gerência de planejamento; * gerência de organização; e * gerência de controle

A empresa pode ser departamentalizada por área de conhecimento: * gerência de hidráulica; * gerência de elétrica; e * gerência de mecânica

A departamentalização é um tipo bastante racional e interessante para a empresa. Entretanto, podem surgir atritos provenientes de formação de igrejinhas, impérios ou feudos, problemas de comunicação e de entendimento, bem como excesso de burocracia na execução das atividades.
Diretoria de geral
Ger de recursos humanos
Gerência de marketing

Gerência financeira
Gerência de produção
Diretoria de geral
Ger de recursos humanos
Gerência de marketing

Gerência financeira
Gerência de produção

Algumas das vantagens da departamentalização são: * especialização do trabalho; * maior estabilidade; * maior segurança; * maior concentração de uso de recursos especializados, pois estes estão alocados em unidades organizacionais específicas. Por exemplo, a área de finanças terá todos os profissionais de tesouraria, contabilidade, custos, orçamentos e outros assuntos financeiros. * permite economia pela utilização máxima de máquinas e de produção em massa; * orienta pessoas para uma atividade específica, concentrando sua competência de maneira eficaz; * indicada para circunstâncias estáveis e de pouca mudança que requeiram desempenho continuado de tarefas rotineiras; e * aconselhada para empresas que tenham poucas linhas de produtos ou serviços , os quais permaneçam inalterados por longo tempo.

Algumas desvantagens da departamentalização funcional são:

* especialização do trabalho, quando cada chefe funcional estabelece que sua função é a maia importante da empresa. * a responsabilidade pelo desempenho total está somente na alta administração, já que cada executivo fiscaliza apenas uma função específica; * a comunicação é geralmente deficiente, isso porque as decisões são, normalmente, centralizadas nos níveis mais elevados da empresa; * resistência ao ambiente pró-inovação, pois esse critério de departamentalização tem alta estabilidade e baixa adaptabilidade.

Esse tipo de departamentalização pode ser utilizado em empresas ou áreas das empresas cujas atividades sejam: * bastante repetitivas; e * altamente especializadas.

* Departamentalização territorial ou por localização geográfica: é usado em empresas territorialmente dispersas. Baseia-se no princípio de que todas as atividades que se realizam em determinado território devem ser agrupadas e colocadas sob as ordens de um executivo.

Condições para utilização que maximizam as vantagens e minimizam as desvantagens da estrutura funcional (Vasconcellos, 1980, p.4): * inexistência de atividades multidisciplinares; * tecnologia complexa e competitiva; * qualidade técnica é exigência fundamental; e * economia na utilização de recursos humanos.
Departamento de tráfego aéreo
Região sul
Região centro

Região norte
Base 3

Base 2

Base 1
Departamento de tráfego aéreo
Região sul
Região centro

Região norte
Base 3

Base 2

Base 1

Normalmente, seu uso prende-se aos seguintes aspectos:

* obter as vantagens econômicas de determinadas operações locais; * possibilidade de ações mais imediatas em determinada região; e * maior facilidade de conhecer os fatores de influência e os problemas locais por ocasião da decisão.

As desvantagens básicas da departamentalização territorial são:

* duplicação de instalações e de pessoal; e * a preocupação estritamente territorial concentra-se mais nos aspectos mercadológicos e de produção, e quase não requer especialização.

* Departamentalização por produtos ou serviços: o agrupamento é feito de acordo com as atividades inerentes a cada um dos produtos ou serviços da empresa.
Diretoria geral
Gerência de produtos químicos
Gerência de produtos farmacêuticos

Gerência de produtos têxteis
Diretoria geral
Gerência de produtos químicos
Gerência de produtos farmacêuticos

Gerência de produtos têxteis

As principais vantagens desse tipo de departamentalização, são: * facilita a coordenação dos resultados esperados de cada grupo de produtos ou serviços, pois cada cada um desses grupos funciona como uma unidade de resultados; * propicia a alocação de capital especializado para cada um dos grupos de produtos ou serviços; * facilita a utilização máxima da capacitação dos recursos, inclusive os humanos, por meio de seu conhecimento especializado; * o enfoque da empresa é, predominantemente, sobre os produtos e serviços, e não sobre sua estrutura organizacional interna; e * propicia condições favoráveis para a inovação e a criatividade, já que estas requerem cooperação e comunicação de vários grupos contribuintes para os produtos e serviços de cada empresa.

As principais desvantagens da departamentalização por produtos ou serviço são:

* pode ser de coordenação mais difícil, quando do estabelecimento das políticas gerais da empresa; * pode propiciar o aumento dos custos pelas duplicidades de atividades nos vários grupos de produtos ou serviços; e * pode criar uma situação em que os gerentes de produtos ou serviços se tornam muito poderosos, o que pode desestabilizar a estrutura da empresa.

Obs: não se deve confundir a departamentalização por produtos ou serviços com a departamentalização por unidades estratégicas de negócios, pois está última tem amplitude de responsabilidade muito maior para o executivo coordenador.

* Departamentalização por clientes: as atividades são agrupadas de acordo com as necessidades variadas e especiais dos clientes da empresa.
Diretoria comercial
Departamento masculino
Departamento infantil
Departamento feminino
Seção modas

Seção lingerie

Seção perfumaria
Diretoria comercial
Departamento masculino
Departamento infantil
Departamento feminino
Seção modas

Seção lingerie

Seção perfumaria

As principais vantagens desse tipo de departamentalização são: * proporcionar para a empresa, situação favorável para tirar proveito das condições de grupos de clientes bem definidos; e * assegurar reconhecimento e atendimento contínuo e rápido aos diferentes tipos e classes de clientes.

As principais desvantagens são:

* podem existir dificuldades de coordenação entre esse tipo de departamentalização e outros tipos, devido aos gerentes dos departamentos por clientes exigirem, em boa parte das vezes, um tratamento especial; e * provocar a utilização inadequada de recursos humanos e de equipamentos, em termos de grupos de clientes.

* Departamentalização por processos: as atividades são agrupadas de acordo com as etapas de um processo. É basicamente empregado nos estabelecimentos industriais, de modo especial nos níveis hierárquicos mais baixos da empresa.
Seção estamparia
Seção corte
Seção preparação
Seção pré-montagem
Seção estamparia
Seção corte
Seção preparação
Seção pré-montagem

As principais vantagens desse tipo de departamentalização são:

* maior especialização dos recursos alocados; * possibilidade de comunicações mais rápidas de informações técnicas; e * melhor coordenação e avaliação de cada parte ou etapa do processo.

As principais desvantagens são:

* possibilidade de perda da visão global do andamento do processo; e * flexibilidade restrita para ajustes no processo.

Atualmente, a administração de processos está consolidando esse tipo de departamentalização em âmbito global da empresa, e não apenas nos processos industriais dos níveis hierárquicos mais baixos da empresa.

* Departamentalização por projetos: as atividades e as pessoas recebem atribuições temporárias.

Projeto é um trabalho, com datas de início e término, com resultado final previamente estabelecido, em que são alocados e administrados os recursos, tudo isso sob a responsabilidade de um coordenador.

Diretoria
Projetos
Comercial
Administração e finanças
Projeto B

Projeto A
Projeto C

Diretoria
Projetos
Comercial
Administração e finanças
Projeto B

Projeto A
Projeto C

As principais vantagens desse tipo de departamentalização são:

* permite alto grau de responsabilidade da equipe de execução do projeto; * tem alto grau de versatilidade e adaptabilidade, aceitando novas idéias e técnicas durante o desenvolvimento dos trabalhos; e * permite melhor cumprimento de prazos e de orçamentos.

Principais desvantagens:

* foco na parte técnica em detrimento da parte administrativa, gerando situações de recursos ociosos ou mal empregados; e * deficiência no sistema de comunicação, pois cada equipe dedica-se a seu próprio projeto.

Condições para utilização, que maximizam as vantagens da estrutura por projetos:

* existência de projetos multidisciplinares, em que há necessidade de interação freqüente entre as especialidades técnicas; * projeto de longa duração, com grande equipe em tempo integral, mas com pouca oscilação no nível de utilização; e * gerentes e equipe técnica de projetos altamente capacitados, tanto técnica como administrativamente.

* Departamentalização matricial: há a sobreposição de dois ou mais tipos de departamentalização sobre a mesma pessoa. Geralmente, essa sobreposição refere-se à fusão entre a estrutura funcional e a estrutura por projetos.
A departamentalização matricial não leva em consideração o princípio clássico de unidade de comando estabelecido por Fayol, em 1916.
A departamentalização matricial, tendo em vista sua característica de responsabilidade compartilhada, exige nível de confiança mútua e capacidade de improvisação na solução de problemas.
O grande inconveniente da departamentalização matricial é a dificuldade de definir claramente, atribuições e autoridade de cada profissional da estrutura da empresa e minimizar conflitos inevitáveis.

Diretoria
Mecânica
Eletricidade
Eletrônica
Recursos humanos, tecnológicos, materiais e equipamentos.
. Programação e controle da produção
. Suprimentos
. Produção
. Almoxarifado
. Programação e controle da produção
. Suprimentos
. Produção
. Almoxarifado

Coordenação de projetos
Projeto A
Projeto B

Projeto C

Diretoria
Mecânica
Eletricidade
Eletrônica
Recursos humanos, tecnológicos, materiais e equipamentos.
. Programação e controle da produção
. Suprimentos
. Produção
. Almoxarifado
. Programação e controle da produção
. Suprimentos
. Produção
. Almoxarifado

Coordenação de projetos
Projeto A
Projeto B

Projeto C

Do ponto de vista evolutivo, a departamentalização matricial surgiu porque as formas tradicionais de organizar as empresas não eram eficazes para lidar com atividades complexas, envolvendo várias áreas do conhecimento científico e com prazos determinados para sua realização.

As principais vantagens da estrutura matricial são: * possibilidade de maior aprimoramento técnico de sua equipe de trabalho; * coordenação da equipe de forma mais adequada e coerente; * maior especialização nas atividades desenvolvidas; maior cumprimento dos prazos e orçamento; e * melhor atendimento ao cliente do projeto.

As principais desvantagens são:

* dupla subordinação, gerando um clima de ambigüidade de papéis e relações; e * conflitos de interesses e de disputa de poder entre os chefes funcionais e os chefes de projetos.

Similar Documents

Free Essay

Introdução À Gestão

...Gestão de Empresas 1º Ano Introdução à Gestão 1º CADERNO TEÓRICO 2002/2003 EQUIPA DOCENTE: Vítor Hugo Ferreira 0 Índice 1 – A GESTÃO 1.1 1.2 1.3 CONCEITO DE GESTÃO PORQUÊ ESTUDAR A GESTÃO FUNÇÕES DO GESTORES 2 – A EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO EM GESTÃO 2.1 ABORDAGEM CLÁSSICA 2.1.1 TAYLOR 2.1.2 FAYOL 2.1.3 MAX WEBER 2.1.4 HENRY FORD 2.2 ABORDAGEM COMPORTAMEN TAL 2.2.1 ABORDAGEM DAS RELAÇÕES HUMANAS 2.2.1.1 EXPERIÊNCIA DE HAWTHORNE 2.2.1.2 CONFRONTO ENTRE A ABORDAGEM CLÁSSICA E A 2.2.2 ABORDAGEM CIENTÍFICA DO COMPORTAMENTO 2.3 ABORDAGEM CIENTÍFICA/QUANTITATIVA 2.4 INTEGRAÇÃO DAS DIFERENTES ABORDAGENS 2.4.1 ABORDAGEM SISTÉMICA 2.4.2 ABORDAGEM CONTIGENCIAL 2.5 ANEXO - 100 ANOS DE GESTÃO 3 3.1 3.2 – AS ORGANIZAÇÕES CONCEITO O AMBIENTE DAS ORGANIZAÇÕES 3.2.1 O AMBIENTE 3.2.1.1. AMBIENTE INTERNO 3.2.1.1.1 NÍVEIS DE GESTÃO 3.2.1.1.2 APTIDÕES DOS GESTORES 3.2.1.1.3 PAPEIS DOS GESTORES 3.2.1.2 AMBIENTE EXTERNO 3.2.1.2.1 TRANSACCIONAL 3.2.1.2.2 CONTEXTUAL 3.3 OBJECTIVOS DA S ORGANIZAÇÕES 3.3.1 IMPORTÂNCIA DOS OBJECTIVOS 3.3.2 CARACTERÍSTICAS DOS OBJECTIVOS 3.3.3 CLASSIFICAÇÃO DOS OBJECTIVOS TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS 4 – FUNÇÕES DA GESTÃO: PLANEAR , ORGANIZAR , CONTROLAR E LIDERAR 4.1 PLANEAR 4.1.1 PLANEAMENTO 4.1.1.1 ELEMENTOS DO PLANEAMENTO 4.1.1.2 QUEM DEVE PLANEAR? 4.1.1.3 POQUÊ PLANEAR? 4.1.1.4 ELEMENTOS DO PLANEAMENTO – DESCRIÇÃO 4.1.2 O PLANEAMENTO ESTRATÉGICO 4.1.2.1 CRESCIMENTO DO PLANEAMENTO ESTRATÉGICO 4.1.2.2 PROCESSO DE PLANEAMENTO ESTRATÉGICO ESTRATÉGIA...

Words: 44877 - Pages: 180

Free Essay

Processos, Que Processos?

...Organização, Recursos Humanos e Planejamento PROCESSO, QUE PROCESSO? José Ernesto Lima Gonçalves Professor do Departamento de Administração Geral e Recursos Humanos da EAESP/FGV e Consultor. E-mail: jernesto@fgvsp.br RESUMO Este texto, uma continuação do artigo “As empresas são grandes coleções de processos” (Gonçalves, 2000), resume as diferenças entre as organizações tradicionais e as empresas estruturadas por processos, mostra os principais estágios em que as empresas podem estar no seu caminho em direção a organizações por processos e como identificar em qual deles a empresa está, estabelece as vantagens da gestão por processos sobre modelos tradicionais e apresenta argumentos objetivos e critérios que podem orientar a decisão das empresas pela mudança da sua maneira de organizar. ABSTRACT This text, a sequel of a previously published article (Gonçalves, 2000), states the differences between traditional organizations and process organizations. It shows the main stages in which companies may be on their way towards process organizations and how to identify the particular stage a company currently is. Besides, this article sets the advantages of managing by processes and presents objective arguments and criteria that can guide companies to make decisions about their organizational model. PALAVRAS-CHAVE Processos empresariais, processos de negócio, gestão por processos, organização por processos, dono do processo. KEY WORDS Processes, business processes, managing...

Words: 7190 - Pages: 29

Free Essay

Controladoria

...tEXERCÍCIOS DE CONTROLADORIA 1) Classificação de custos e despesas: 2) Dos livros da Cia "A" extraímos as seguintes informações: Matérias-primas compradas no mês: $500.000 Devolução, no próprio mês, de 20% das compras acima Mão-de-obra direta do mês: $600.000 Custos indiretos de fabricação incorridos: $300.000 Calcule os valores de: Custos da Produção, Custo da Produção Acabada e Custo dos Produtos Vendidos no mês, para cada uma das alternativas a seguir: a) Não havia estoques iniciais ou finais de produtos acabados ou em elaboração e nem de matérias-primas. b) O estoque inicial de matéria-prima era de $120.000 no mês, não havendo outros estoques iniciais ou finais. c) O estoque inicial de matéria-prima era de $120.000 e o final é de $ 150.000, não havendo outros estoques iniciais ou finais. d) O estoque inicial de matéria-prima era de $120.000, o estoque inicial de produtos em elaboração era de $180.000, o estoque final de produtos acabados era de $200.000 e não havia outros estoques iniciais ou finais. e) O estoque final de produtos acabados era de $300.000, o estoque inicial de produtos em elaboração era de $160.000, o final de produtos em andamento de $200.000 e não havia outros estoques iniciais ou finais. f) O estoque inicial de produtos em elaboração era de $200.000, o inicial de produtos acabados, de $80.000, o final de produtos em andamento, de $220.000, o final de matéria-prima...

Words: 8512 - Pages: 35

Free Essay

Edital

...GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO DE FAZENDA EDITAL – SEFAZ/OF Nº 03 DISPÕE SOBRE O CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DO CARGO EFETIVO DE OFICIAL DE FAZENDA DE PRIMEIRO NÍVEL DE INGRESSO NA CARREIRA, DE NÍVEL SUPERIOR, DO QUADRO PERMANENTE DA SECRETARIA DE ESTADO DE FAZENDA DO RIO DE JANEIRO. O Secretário de Estado de Fazenda, no uso das atribuições conferidas pela Legislação em vigor, considerando o processo E-04/007.418/2012 torna pública a realização de Concurso Público para provimento do cargo efetivo de Oficial de Fazenda de primeiro nível de ingresso na carreira, de nível superior, do Quadro Permanente da Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro, em conformidade com as disposições regulamentares contidas no presente Edital, seus Anexos e eventuais retificações. 1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 1.1. O Concurso Público será regido por este Edital e executado sob a responsabilidade da Fundação Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro – CEPERJ, segundo o cronograma previsto, apresentado no Anexo I. 1.2. As datas constantes do Cronograma constituem uma previsão, estando sujeitas a eventuais alterações. 1.3. O Concurso Público será realizado com vistas ao preenchimento de 200 (duzentas) vagas no cargo de Oficial de Fazenda de primeiro nível de ingresso na carreira, para atuação no âmbito da Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro. 1.3.1. Os candidatos aprovados...

Words: 12736 - Pages: 51