ESTUDO DE CASO
A empresa Guizmo Ltda. tem uma linha de produção composta principalmente pelos seguintes equipamentos:
06 Prensas hidráulicas
04 Furadeiras manuais
02 Injetoras termoplásticas
01 Extrusora de filmes plásticos em fase de instalação
01 Centro de Usinagem CNC
01 Torno mecânico manual
02 Linhas de esteiras transportadoras
A equipe de manutenção é composta por:
01 Coordenador Técnico de Manutenção – Técnico Mecânico
03 Mecânicos
01 Eletricista
A equipe de manutenção não é formalmente subordinada ao gerente de produção, e consta no organograma subordinada ao Diretor Industrial. São comuns discussões acaloradas entre o gerente de produção e o coordenador da manutenção. Nos últimos meses a manutenção tem tido dificuldade de manter a disponibilidade dos equipamentos. Paradas imprevistas nos equipamentos têm sido mais frequentes, gerando atraso nos pedidos e aumento nos rejeitos. A equipe de manutenção tem sido alvo de piadas do restante dos empregados, por estar sempre correndo, passando de um problema para o outro. O coordenador técnico tem dedicado boa parte de seu tempo para acompanhar a instalação da extrusora, deixando com pouco tempo para a gestão da manutenção. Pilhas de formulários de solicitações de serviço e ordens de serviço não conclusas vão se acumulando. O Diretor Administrativo-Financeiro está questionando o custo elevado de manutenção, principalmente a quantidade de horas extras diárias, e trabalho ao fim de semana. A área comercial tem recebido diversas reclamações de clientes, e um dos clientes estratégicos, que era tinha a Guizmo como fornecedor exclusivo à 05 anos já foi par a concorrência. Mesmo com a contratação de mais um mecânico, a cerca de 3 meses a situação não se alterou, até porque o novo empregado está com dificuldade em atuar pela falta de tempo do coordenador de manutenção de repassar verbalmente os procedimentos de manutenção. Tem sido difícil manter o estoque mínimo das peças necessárias para os equipamentos de diversos fabricantes, muitos deles importados e com mais de 10 anos de uso. Na semana anterior um operador da prensa teve uma lesão na mão por falha no equipamento e está hospitalizado. O assunto foi levado ao sindicato da categoria, e há inclusive ameaça de greve dos empregados. O diretor industrial, que é filho do proprietário da empresa, voltou de uma viagem de 30 dias à Europa, na qual visitou feiras industriais e adquiriu novos equipamentos, o que foi uma novidade para o coordenador de manutenção e para o gerente de produção e encontrou esta situação de calamidade.
Com base no texto acima a equipe deverá:
1. Listar os principais problemas da área de manutenção da Guizmo Ltda.
Máquina: equipamentos de vários fabricantes, e provavelmente antigos o que gera a falta de peças.
Medida: considerando a situação crítica que a empresa chegou há indicativo de que não estavam sendo monitorado o desempenho da manutenção, pois se assim fosse já teriam sido adotadas ações corretivas.
Meio: o clima organizacional é outro problema, havendo uma situação de rivalidade entre pessoal da produção e manutenção.
Mão de obra: o coordenador de manutenção não parece ter perfil de gestor. Diante de todos os problemas levantados se esconde acompanhando a instalação da extrusora.
Material: estoque de peças insuficiente.
Método: compra de equipamentos sem conhecimento prévio da área de manutenção; falhas de comunicação; falta de priorização.
2. Definir que outras informações seriam necessárias para um melhor diagnóstico da situação. * Idade dos equipamentos * Taxa de ocupação dos equipamentos * Índices de indisponibilidade por equipamento * Regime de trabalho da empresa (dias/horário) * Formação dos profissionais * Se os equipamentos adquiridos pelo Diretor Industrial são para reposição ou ampliação
3. Avaliar e descrever, de forma sucinta, ações imediatas para iniciar a regularização da área de manutenção da fabrica. * Suspensão da instalação da extrusora * Reunião entre produção e manutenção para definição de plano de ação conjunto para programar recuperação dos equipamentos com menor impacto na produção * Designação do novo técnico para executar rotinas simples de manutenção que não exijam acompanhamento do coordenador de manutenção * Terceirização parcial da produção
4. Sugerir ações de médio e longo prazo melhorar o processo de manutenção da Guizmo. * Redefinir organograma sendo duas opções: manutenção subordinada à gerência de produção ou formalmente subordinada à direção industrial. * Estudo de viabilidade de implantação de redundância de equipamentos críticos (gargalos). * Informatização do sistema de gerenciamento da manutenção, que pelo texto é todo manual usando formulários em papel. * Avaliação da substituição do coordenador de manutenção, e, caso considerado viável mantê-lo, capacitar para atuação gerencial. * Introdução da TPM, vinculada ou não ao TPS. Pela situação da empresa não parece haver um sistema de gestão da qualidade implantado. * Rever o processo de aquisição de equipamentos, incluindo no planejamento estratégico a previsão de renovação e ampliação do parque de equipamentos, com participação dos gestores da produção e manutenção. * Estudo de avaliação de equipamentos críticos, baseado na TOC e outros critérios. * Contratação de consultoria de governança corporativa, já que a empresa familiar aparenta ter problema crítico de definição de autoridade.