Free Essay

Ms Cba Br

In:

Submitted By ligiamomesso
Words 2561
Pages 11
Certificates in Business Administration - CBA Pessoas e a Organização
Turma: CBA50 Objetivos do curso:
 O objetivo é estimular nos alunos o desenvolvimento de comportamento organizacional inserido no contexto estratégico da organização em que atuam.

Período:

3º trimestre 2013 Bibliografia Básica:
 Vecchio, Robert P. Comportamento Organizacional - Tradução da 6ª edição norte-americana, Cengage Learning, 2008. (VECCHIO)  Artigos indicados no programa.

 Ao final da disciplina, espera-se que os alunos sejam capazes de analisar como as dinâmicas organizacionais, sob um enfoque estratégico, influenciam o comportamento das pessoas e o desempenho organizacional.

Metodologia:
Aulas expositivas e dialogadas com discussão de mini casos e discussão de temas relacionados a disciplina a partir de filmes.

Bibliografia Complementar:
 BRICKLEY, James A.; CLIFFORD JR., W. Smith; ZIMMERMAN, Jerold L. Managerial economics and organizational architecture. 4. ed. Boston, Mass.:McGraw-Hill, 2007. (BSZ)  Artigos indicados no programa.

Professor:

Priscila Borin de Oliveira Claro Doutora em Administração pela Universidade Federal de Lavras com especialização em Gestão Social, Ambiente e Desenvolvimento (2007). Realizou seu mestrado em Environmental Sciences and Management, pela Universidade de Wageningen (WUR) na Holanda (2003). Formada em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Lavras (2001), publicou monografia premiada sobre Motivadores da Gestão Ambiental nas Empresas. Trabalhou como Coordenadora de Educação Executiva no Insper (2007 a 2012) coordenando projetos de desenvolvimento organizacional, capacitação e treinamento (público gerência média ou sênior) junto a empresas como Águia Branca, AGF/Allianz, Alpargatas, Banco Real, Baxter, Bradesco, Cargill, CCFB, Clariant, CONIB, CPFL, Grupo Abc, Itaú Unibanco, J&J, Nestlé, Orbitall, Pepsico, Santander, Toyota, T_Gestiona, Telefônica. Como pesquisadora atuou no PENSA (Centro de Inteligência do Agronegócio) da FEA/USP de 2005 a 2007 e no Instituto de Economia Agrícola em Haia na Holanda como pesquisadora Junior. Como professora atuou em Programas da FGV e, MBA da Fundace, da Unisinos, da Newton Paiva, da Saint Paul, FIA e na graduação da UFLA em estágio docência. Atualmente é professora das disciplinas de Estratégia Organizacional e Competitiva, Fundamentos de Administração, Gestão Ambiental e Responsabilidade Social Corporativa e Sustentabilidade (inglês). Sua área de concentração em ensino e pesquisa é Estratégia, Gestão Social, Ambiente e Desenvolvimento. Atualmente, desenvolve pesquisa e consultoria nas áreas de responsabilidade corporativa e estratégias sustentáveis e desenvolvimento de relatórios anuais com foco em sustentabilidade no padrão GRI.

Plano de Aula
Aula Data Problemas
Como a afeta desempenho? 17/08/2013 (Sab, 9h00 às 12h00) Fundamentos da Organização:  A estrutura como solução para a estratégia e a comunicação;  Teoria das Contingências e nível de fit (alinhamento) Como arquitetura organizacional afeta o desempenho? Desempenho nas organizações Avaliar como os pilares da Exposição Dialogada e os fatores influenciadores. organização formal afetam desempenho Organização Formal: • Direitos de decisão e Identificar os principais Especialização de mecanismos de alinhamento de Discussão de Caso: estruturas interesses entre agente e DPaschoal organizacionais principal • Teoria de Agência: Princípios de Mensuração e Incentivos Demonstrar como os incentivos podem influenciar o comportamento e antecipar os potenciais problemas resultantes de incentivos “fortes” Leitura do Caso

Temas

Objetivos de Aprendizagem

Atividades

Preparação Prévia

Planejamento organizacional: a organização formal implantação da estratégia.

Identificar o os principais Exposição Dialogada desafios na arquitetura organizacional e os elementos (organização formal) Discussão Mini Caso: necessários para resoluçao dos HStern (não é necessário dilemas organizacionais e leitura prévia, será desalinhamentos trabalhado em sala)

Nota de aula "Pressupostos Contingencialistas"

Cap 1 e 13, VECCHIO

1

Entrega das perguntas em grupo

2

19/08 (seg)

Cap 5, VECCHIO

Aula

Data

Problemas
Como a organização informal afeta o desempenho?

Temas

Objetivos de Aprendizagem

Atividades
Exposição Dialogada

Preparação Prévia

3

26/08 (seg)

Desempenho nas organizações Avaliar os aspectos mais relevantes da cultura e os fatores influenciadores. organizacional, do poder, da política e dos contratos Organização Informal: informais e suas influências no desempenho • Cultura organizacional Administrar potenciais conflitos • Contratos informais ou da organização informal “relacionais” (reputação através da avaliação das redes e normas sociais) informais • Poder e política nas organizações

Cap 6 e 14, VECCHIO Discussão de mini caso: “Cultura e Desempenho: Ambev” (não é necessário leitura prévia, será trabalhado em sala)

Chatman, J.and Chatman, S. E. “Leading by leveraging culture”, California Management Review, pp. 20-34, 2003 Krackhardt, D. “Informal networks: the company behind the chart”, Harvard Business Review, p.104112,1993

Dinâmica: redes informais da turma

4

Como alcançar desempenho 31/08 (sab, através da gestão das 13h00 estratégica de às 16h00) pessoas?

As relações de trabalho e as tendências atuais A administração estratégica de recursos humanos: recrutamento, seleção e desenvolvimento.

Acessar adequadamente as etapas da gestão de pessoas para que, de forma estratégica, consiga níveis superiores de desempenho.

Exposição Dialogada
Groysberg, B; Nanda, A. and Nohria, N. “The Risky Business of Hiring Stars”, Harvard Business Review, 2004

Como alcançar desempenho através da liderança? 5 02/09 (seg)

O papel da liderança nas Organizações

Caracterizar os estilos de liderança e suas influências no desempenho Responder aos desafios inerentes à liderança nas organizações

Discussão do Caso “Recruitment of a Star”

Leitura do Caso Entrega das perguntas em grupo

Exposição Dialogada
Groysberg, B; McLean;. and Nohria, N. “Are leaders portable?”, Harvard Business Review, 2006.

Cap 7, VECCHIO

Aula

Data

Problemas

Temas

Objetivos de Aprendizagem
PROVA

Atividades

Preparação Prévia

6

09/09 (seg)

* Segundas das 19h15 às 22h15

Critérios de Avaliação
Tipo Avaliação CA Peso Observações Entrega Resolução de Casos 30% Para os casos “DPaschoal” e “Recruitment of a Star” (marcados em amarelo no plano) os participantes deverão, em grupo de no máximo 5 e no mínimo 3 integrantes, entregar impresso no início da aula as respostas à questões do caso (a serem disponibilizadas na semana anterior a discussão) Assignments - Pressupostos Prova Final (Max 50%) 20% Ao final de cada aula, os participantes deverão entregar individualmente 2 pressupostos teóricos daquela aula. 50% Toda a matéria, individual e com consulta a uma folha A4, manuscrita e nomeada, a ser anexada a prova.

PR PF

Observações Gerais:

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA (do regulamento Geral da Pós Graduação Lato sensu)
Art. 2º - O Insper acredita que um ambiente acadêmico ético e harmonioso promove o desenvolvimento integral do indivíduo e sua conduta deve estar embasada em valores e princípios fundamentais, como aqueles expressos pelo Código de Ética e Conduta. Existem algumas práticas que estão em total desacordo com o que se pretende promover, sendo, portanto, passíveis de sanções disciplinares: A) Desonestidade intelectual Trata-se de desonestidade intelectual todo ato que leve à falsa representação do nível de conhecimento e/ou habilidade de alguém em um momento no qual aquele conhecimento ou habilidade estão sendo avaliados formal ou informalmente. Desonestidade intelectual destrói o princípio fundamental de confiança que deve existir no processo de transmissão de conhecimento em atividades de pesquisa e ensino. Exemplos mais comuns de desonestidade intelectual: Cola Cola pode ser caracterizada por (embora não se limite necessariamente aos casos abaixo):  Auxiliar ou receber ajuda de outro aluno, e/ou realizar qualquer tipo de comunicação oral ou escrita com colegas, durante a realização da avaliação;  Dar ou receber ajuda de colegas em avaliações realizadas fora da sala de aula quando se tratar de avaliação de caráter individual.  Ter acesso ou tentar obter acesso, durante a realização da avaliação a qualquer material não autorizado, bem como dispositivos eletrônicos de qualquer natureza;  Comunicar, ou tentar se comunicar com outras pessoas durante a realização de uma avaliação, e  Permitir que outra pessoa o represente para realização de uma avaliação. Plágio É a utilização, sem autorização, do trabalho intelectual alheio. É o ato de representar as ideias ou descobertas de outros como próprias nas avaliações e trabalhos exigidos durante o programa. É o ato de apresentar como original, material elaborado e/ou utilizado anteriormente, sem fazer referência ao original, ainda que de própria autoria. Plágio pode ser caracterizado por (embora não se limite aos casos abaixo):

 Apresentar o trabalho de outra pessoa como se fosse seu, sem citar a fonte de maneira apropriada;  Apresentar como seu trabalho obtido de um serviço profissional de redação (inclusive da Internet);  Copiar ou parafrasear uma passagem de texto sem citar a fonte;  Utilizar diagramas, equações, figuras ou mesmo expressões marcantes, gráficos e tabelas sem identificar as fontes;  Apresentar, no todo ou em parte, um trabalho próprio que já foi previamente submetido a uma diferente avaliação ou disciplina. Embora seja aceitável para um aluno fazer breve referência aos seus próprios estudos e conclusões, é inaceitável reutilizar material que já foi avaliado. Falsificação de dados Toda e qualquer alteração de dados a fim de apoiar uma hipótese, ou inventar resultados de uma experiência que são depois relatados como genuínas observações ou medições. Importante:  Não constituem defesa no caso de detecção de plágio alegações de:  Desconhecimento, esquecimento ou de falta de intenção;  Falta de tempo, problemas profissionais ou pessoais;  O Insper entende que os alunos podem muitas vezes estar sob pressão para concluir as atividades do programa. Os alunos nessas situações devem buscar a ajuda da Coordenação Acadêmica para informar as dificuldades que estão enfrentando;  Textos da Internet são de domínio público, porém seus autores e/ou sites de origem devem ser citados;  Havendo dúvida sobre plágio, citação de passagens de texto, uso de ideias de terceiros ou colaborações com colegas em suas atividades acadêmicas, recomenda-se ao aluno que busque orientação do professor ou do coordenador acadêmico;  No Processo de Notificação de Infração ao Código de Ética e Conduta, os trabalhos ou avaliações apresentados deliberadamente pelos alunos serão utilizados como prova material.  Salvo indicação expressa em contrário, todo o trabalho que é apresentado para a avaliação deve ser produzido por alunos individualmente.  Qualquer aluno do Insper contratado para elaborar trabalhos em nome de um colega estará sujeito às mesmas sanções acadêmicas do Processo de Notificação de Infração ao Código de Ética e Conduta que o aluno que apresentou o trabalho. B) Outros comportamentos não tolerados (nas dependências do Insper, em atividades patrocinadas pela escola ou em atividades em que o aluno represente a escola)

a. Atividades ilegais - O uso e posse de drogas, o porte de armas, furtos, roubos e atos de vandalismo que resultem em depreciação ou destruição do patrimônio da escola, além de outras atividades sujeitas a sanções penais. b. Desrespeito e agressão - Atos ofensivos, físicos ou verbais, a qualquer pessoa, qualquer tipo de ato discriminatório (com respeito a raça, gênero, religião etc.) e comportamentos inadequados que atrapalhem ou impossibilitem o andamento de atividades coletivas (aulas, seminários, palestras e outras). c. Desrespeito a regras e regulamentos do Insper - O não cumprimento das disposições do Regulamento da Biblioteca Telles, o não comparecimento não justificado às convocações da Coordenação Acadêmica, a desobediência às regras de acesso ao campus, a utilização não autorizada de salas de uso restrito ou de qualquer disposição operacional de funcionamento da instituição de domínio público. d. Falsas representações - Mentiras ou omissões para obtenção de vantagens pessoais ou a terceiros, além de calúnias e difamações.

e. Outros comportamentos que se mostrem desalinhados dos valores e princípios do Insper, expressos no seu Código de Ética e Conduta, de acordo com avaliação e julgamento da Coordenação Acadêmica. Art. 3º - Caso um aluno incorra em um dos atos acima, infringindo o Código de Ética e Conduta da Escola, são previstas sanções disciplinares que serão determinadas pelas Coordenações Acadêmicas da Pós Graduação “Lato Sensu”, com base na gravidade da infração. As sanções previstas são: I. advertência verbal; II. notificação por escrito ou; III. desligamento. O aluno, quando infringe o Código de Ética e Conduta da Escola, é convocado pelo Apoio Acadêmico da Pós Graduação Lato Sensu para ser formalmente comunicado e receber esclarecimentos relevantes ao seu desenvolvimento. IMPORTANTE:  Havendo indícios de infração ao Código de Ética e Conduta, o docente ou qualquer outro membro da comunidade do Insper deve encaminhar ao Apoio Acadêmico da Pós Graduação Lato Sensu as possíveis evidências materiais, bem como seu relato por escrito para abertura do processo. O Apoio Acadêmico da Pós Graduação Lato Sensu convoca os envolvidos para reuniões de esclarecimentos. Neste ato, o aluno tem a oportunidade de prestar esclarecimentos e formalizar, de próprio punho, sua versão dos fatos.



 

O aluno deve responder a convocação dentro do prazo de 02 (dois) dias úteis. Caso o aluno não responda a convocação dentro desse prazo, ou não compareça a reunião de esclarecimentos, o processo correrá a sua revelia. Todos os documentos e relatos são incluídos ao processo e encaminhados para julgamento dos Coordenadores Acadêmicos dos Programas de Pós Graduação Lato Sensu. É importante salientar que o processo julgado pelos Coordenadores Acadêmicos, excetuando o Coordenador do programa ao qual o aluno está matriculado, sendo posteriormente endossada pela Diretoria da Pós Graduação Lato Sensu. Uma vez definido o resultado do processo pelos Coordenadores Acadêmicos, o Apoio Acadêmico da Pós Graduação Lato Sensu convoca novamente os alunos envolvidos para a divulgação da decisão. Como resultado do processo, o indício pode ser julgado procedente e o aluno recebe uma Notificação de Infração ao Código de Ética e Conduta. Caso o indício seja julgado improcedente, o aluno terá sua avaliação corrigida normalmente e não receberá notificação de infração ao Código de Ética e Conduta. Para as infrações por Desonestidade Intelectual, além da notificação por escrito, o aluno será reprovado na disciplina em questão, independendo das notas atribuídas pelo docente em todas as avaliações da disciplina. Uma única notificação por escrito por infração ao código de Ética e Conduta, dependendo da gravidade do ato, pode levar a julgamento do Comitê Acadêmico para possível desligamento. É importante ressaltar que 02 (duas) notificações por escrito por infrações ao Código de Ética e Conduta levam a julgamento Comitê Acadêmico para possível desligamento. Os Alunos que receberam qualquer notificação de infração ao Código de Ética e Conduta da Faculdade não poderão receber menções honrosas de mérito acadêmico.








 

Prova Substitutiva Especial
Prova substitutiva especial é a antecipação da prova substitutiva, e é uma alternativa para os alunos que não estarão presentes na semana do recesso, quando a prova substitutiva é aplicada.

Para a realização da prova substitutiva especial, o aluno deve preencher formulário disponível no Portal do Aluno, escolher uma das 02 (duas) opções de datas disponíveis das disciplinas em questão e colher assinatura do professor no formulário, e deverá entregar o mesmo preenchido e assinado junto ao Atendimento ao Aluno dentro do prazo disponível no Calendário Acadêmico.

Após deferimento do pedido, o aluno receberá boleto referente à cobrança de taxa. O valor da prova substitutiva fica disponível no Portal do Aluno.

IMPORTANTE:              Não haverá prova substitutiva para provas take home; Não existem provas que substituirão a prova substitutiva; Não será permitida a revisão de prova substitutiva; As provas substitutivas são aplicadas durante o recesso, em datas disponíveis no Calendário Acadêmico; As provas substitutivas especiais são aplicadas aos sábados, em datas disponíveis no formulário de solicitação; Os valores das taxas estão disponíveis para consulta no Portal do Aluno; Não existe prova substitutiva de quizzes, trabalhos ou quaisquer outras atividades além da prova parcial e prova final. É permitido ao aluno realizar apenas 01 (uma) prova substitutiva por disciplina; É permitido ao aluno realizar 02 (duas) provas substitutivas especiais de disciplinas diferentes na mesma data/horário, desde que dentro do limite de 03 (três) horas; O conteúdo da prova substitutiva fica a critério do professor; Durante a prova substitutiva, a permanência mínima em sala de aula é de 45 minutos; O docente define o tempo máximo para realização da prova, bem como as consultas permitidas (ou não), através do cabeçalho da prova; Eventuais atrasos serão permitidos, desde que nenhum outro aluno já tenha finalizado a mesma prova.

Similar Documents

Premium Essay

General Banking Function of a Public Bank a Study on Agrani Bank Limited (Abl)

...General Banking Function of a Public Bank A study on Agrani Bank Limited (ABL) An Internship report submitted in partial fulfillment of the requirement for the degree of BACHELOR OF BUSINESS ADMINISTRATION Prepared Under the Supervision of SaminaHaque Lecturer BRACBusinessSchool BRACUniversity Prepared By Md. Samiul Islam ID-05104119 Semester-Fall’2011 BRACBusinessSchool BRACUniversity SUBMISSION DATE-19 JANUARY, 2012 Letter of transmittal January 19, 20111 To SaminaHaque Lecturer BRACBusinessSchool BRACUniversity Subject: Submission of Internship Report Dear Ms. SaminaHaque: I am very much grateful to you for presenting herewith the Internship Report, as partial fulfillment of the Bachelor of Business Administration [BBA] program requirement. It is really an enormous prospect for me to congregate vast information and grasp the subject matter in an appropriate way. The report gave me the opportunity to know the practical implication of “General banking function of a public bank” An attempt has been made in this report to identify the financial management techniques followed by the Agrani Bank Limited and problems facing when implemented. I have tried my best to fulfill the requirements of this report. I am not anticipating that my analysis will assist you to provide a clear idea about ongoing activities of Agrani Bank Ltd. but you will find this report praiseworthy as I have put my best effort and labor on it. I am extremely obliged to you for your valuable...

Words: 7978 - Pages: 32

Premium Essay

Infosys Ar

...Annual Report 2014-15 Infosys Annual Report 2014-15 Narayana Murthy A tribute to our founders Nandan M. Nilekani S. Gopalakrishnan K. Dinesh The year 2014 was a milestone in our Company's history, when we bid farewell to three of our founders who held executive positions in the Company during the year – Narayana Murthy, S. Gopalakrishnan and S. D. Shibulal. Narayana Murthy stepped down as the Chairman of the Board on October 10, 2014. His vision, leadership and guidance have been an inspiration to Infosys, the Indian IT industry and an entire generation of technology entrepreneurs. He propelled the Company into accomplishing many firsts and in setting industry benchmarks on several fronts. He espoused the highest level of corporate governance standards that have defined Infosys over the years and made us a globally respected corporation. Between June 2013 and October 2014, he guided the Company through a period of stabilization and leadership transition. S. Gopalakrishnan stepped down as Vice Chairman of the Board on October 10, 2014. Kris, as he is popularly known, served the Company in several capacities over the last 33 years. As the Chief Executive Officer between 2007 and 2011, he steered the Company at a time when the world was faced with economic crises. Ranked as a global thought leader, Kris has led the technological evolution of the Company. S. D. Shibulal stepped down as the Company's Chief Executive Officer on July...

Words: 136409 - Pages: 546

Free Essay

General

...THE STUDENT'S PRACTICAL DICTIONARY ; fNdkoq ; CONTAINING English words with English and Hindi Meanings and Pronunciation in Deva Nagri Character with an Appendix containing Familiar Foreign Words and Phrases and Abbreviations in Common use. FIFTEENTH EDITION Thoroughly Revised,Improved,Enlarged and Illustrated PRICE 3 RUPESS ALLAHABAD RAM NARAIN LAL PUBLISHER AND BOOKSELLER 1936 ISCII text of dictionary taken from from TDIL's ftp: anu.tdil.gov.in pub dict site I N 1.m I Pron 1.m a Det 1.ek, abatement N abbey N 1.kmF, GVtF, GVAv, mdApn, b A, 2.yAg, smAE ag jF vZmAlA kA Tm a"r tTA -vr, 2.tk mphlA kESpt pzq vA -tAv  , aback Adv 1.acAnk, ekAek, 2.pFC  abandon VT 1.CoX  nA, yAg  nA, yAgnA, tjnA, d d 2.EbnA aAj^ nA nOkrF CoXnA, apn kodrAcAr aAEd mCoX  nA,   d ,   nA d d abandoned A 1.CoXA h,aA, Enjn-TAn, 2.EbgXA h,aA, iEdy lolp, lMpV, drAcArF, aAvArA , , abandonment N 1.pZ yAg, sMpZ aAmosg,   EbSkl CoX  nA d , abate VI 1.km honA, GVnA, DFmA honA abate VT 1.km krnA, GVAnA, DFmA krnA, m@ym krnA, rok  nA, smA krnA d 1 1.IsAiyo kA mW, gz\ArA, kVF, mW, , , 2.mht  aADFn sADao kF mXlF k , abbot N 1.mht, mWDArF, mWAEDkArF abbreviate VT 1.km krnA, s" krnA, CoVA krnA, p sAr EnkAlnA abbreviation N 1.s" , GVAv, sAr, lG,!p, skt, p  2.sE" pd yAf, fNd yA pd kA lG!p ^ , abdicate VTI 1.-vQCA s CoXnA, yAg krnA, tjnA,   pd yAg krnA abdication N 1.pd yAg abdomen N 1.X, V, k"F, udr p p , abdominal A 1.udr sMbDF, V kA p abduct VI 1.BgA l jAnA, EnkAl l...

Words: 164153 - Pages: 657

Free Essay

Man Power Planing & Hrm

...†evW©, XvKv RvZxq wk¶vµg I cvV¨cy¯ZK †evW© 69-70, gwZwSj evwYwR¨K GjvKv, XvKv KZ©„K cÖKvwkZ [ cÖKvkK KZ©„K me©¯^Z¡ msiw¶Z ] cix¶vg~jK ms¯‹iY cÖ_g cÖKvk : A‡±vei- 2012 cvV¨cy¯—K cÖYq‡b mgš^qK †gvt bvwmi DwÏb Kw¤cDUvi K‡¤cvR †jRvi ¯‹¨vb wjwg‡UW cÖ”Q` my`k©b evQvi myRvDj Av‡e`xb wPÎv¼b †Zvn&dv G›UvicÖvBR wWRvBb RvZxq wk¶vµg I cvV¨cy¯ZK †evW© miKvi KZ©„K webvg~‡j¨ weZi‡Yi Rb¨ gy`ªY : cÖm½-K_v wk¶v RvZxq Rxe‡bi me©‡ZvgyLx Dbœq‡bi c~e©kZ©| Avi `ª“Z cwieZ©bkxj we‡k¦i P¨v‡jÄ †gvKv‡ejv K‡i evsjv‡`k‡K Dbœqb I mg„w×i w`‡K wb‡q hvIqvi Rb¨ cÖ‡qvRb mywkw¶Z Rbkw³| fvlv Av‡›`vjb I gyw³hy‡×i †PZbvq †`k Movi Rb¨ wk¶v_©xi Aš—wb©wnZ †gav I m¤¢vebvi cwic~Y© weKv‡k mvnvh¨ Kiv gva¨wgK wk¶vi Ab¨Zg j¶¨| GQvov cÖv_wgK ¯—‡i AwR©Z wk¶vi †gŠwjK Ávb I `¶Zv m¤cÖmvwiZ I mymsnZ Kivi gva¨‡g D”PZi wk¶vi †hvM¨ K‡i †ZvjvI G ¯—‡ii wk¶vi D‡Ïk¨| ÁvbvR©‡bi GB cÖwµqvi wfZi w`‡q wk¶v_©x‡K †`‡ki A_©‰bwZK, mvgvwRK, mvs¯‹…wZK I cwi‡ekMZ cUf~wgi †cÖw¶‡Z `¶ I †hvM¨ bvMwiK K‡i †ZvjvI gva¨wgK wk¶vi Ab¨Zg we‡eP¨ welq| RvZxq wk¶vbxwZ-2010 Gi j¶¨ I D‡Ïk¨‡K mvg‡b †i‡L cwigvwR©Z n‡q‡Q gva¨wgK ¯—‡ii wk¶vµg| cwigvwR©Z GB wk¶vµ‡g RvZxq Av`k©, j¶¨, D‡Ïk¨ I mgKvjxb Pvwn`vi cÖwZdjb NUv‡bv n‡q‡Q, †mB mv‡_ wk¶v_©x‡`i eqm, †gav I MÖnY ¶gZv Abyhvqx wkLbdj wba©viY Kiv n‡q‡Q| GQvov wk¶v_©xi ˆbwZK I gvbweK g~j¨‡eva †_‡K ïi“ K‡i BwZnvm I HwZn¨ †PZbv, gnvb gyw³hy‡×i †PZbv, wkí-mvwnZ¨-ms¯‹…wZ‡eva, †`k‡cÖg‡eva, cÖK…wZ-†PZbv Ges ag©-eY©-†MvÎ I bvix-cyi“l wbwe©‡k‡l mevi cÖwZ mggh©v`v‡eva RvMÖZ Kivi †Póv Kiv n‡q‡Q| GKwU weÁvbgb¯‹...

Words: 99399 - Pages: 398

Free Essay

Essay

...756 Maths In Focus Mathematics Extension 1 Preliminary Course Answers 8. o oo oo o (a) 0.83 (b) 0.07 (c) 0.13 (d) 0.16 o oo o or 0. 142857 (h) 1.18 (g) 0.142857 9. (a) 8 9 (h) Chapter 1: Basic arithmetic 13 60 Problem 5 Exercises 1.1 1. 2. (a) Rational (b) Rational (e) Rational (f) Irrational (i) Rational (j) Irrational (e) - 4.3 (a) 18 (b) 11 (c) 6 (d) 11 (h) 1 3. (c) Rational (g) Irrational 19 20 (i) 2 (j) 3 (d) Irrational (h) Rational (f) −1 (g) 2 7 15 1 3 (f) 0.17 (g) 0.36 (h) 1.20 (i) - 4.27 1300 8. 5. 950 600 16. 1.7 6. 3000 (j) 8.16 1. 7. 11 000 8. 17. 79 cents 18. 2.73 19. 1.1 20. 3.6 m 21. $281.93 22. 1.8 g (b) 2 3 20 (d) 12. 0.73 13. 33 14. 3.248 15. 4.21 Exercises 1.2 6. - 1.2 10. - 2 15. 5 3. - 56 4. 10 (a) 7. - 7.51 8. - 35.52 11. - 7 12. −23 13. 10 (b) 17. 1 14. 1 18. 60 19. −20 20. 9 51 1000 (c) 5 1 20 (d) 11 7 20 3 (e) 5 (a) 4. 7 18 (d) 2 6 11 (g) 7 45 oo (e) 1.72 4 45 (e) 14. 17.5% 3 28 17 20 3. (a) 15. 41.7% (b) 7 10 (c) 1 7. $65 179 cm 9. (a) 11.9 (b) 5.3 (c) 19 (d) 3.2 (e) 3.5 (f) 0.24 (g) 0.000 18 (h) 5720 (i) 0.0874 (j) 0.376 15. 402.5 g 19. 573 12. 1152.125 g 16. 41.175 m 13. $10.71 17. $30.92 20. $2898 5 minutes after 1 o’clock. 11 Exercises 1.5 1 ...

Words: 45070 - Pages: 181

Free Essay

Working Capital

...Business Plans Handbook Business Plans A COMPILATION OF BUSINESS PLANS DEVELOPED BY INDIVIDUALS NORTH THROUGHOUT AMERICA Handbook VOLUME 16 Lynn M. Pearce, Project Editor Business Plans Handbook, Volume 16 Project Editor: Lynn M. Pearce Product Manager: Jenai Drouillard Product Design: Jennifer Wahi Composition and Electronic Prepress: Evi Seoud Manufacturing: Rita Wimberley Editorial: Erin Braun ª 2010 Gale, Cengage Learning ALL RIGHTS RESERVED. No part of this work covered by the copyright herein may be reproduced, transmitted, stored, or used in any form or by any means graphic, electronic, or mechanical, including but not limited to photocopying, recording, scanning, digitizing, taping, Web distribution, information networks, or information storage and retrieval systems, except as permitted under Section 107 or 108 of the 1976 United States Copyright Act, without the prior written permission of the publisher. This publication is a creative work fully protected by all applicable copyright laws, as well as by misappropriation, trade secret, unfair competition, and other applicable laws. The authors and editors of this work have added value to the underlying factual material herein through one or more of the following: unique and original selection, coordination, expression, arrangement, and classification of the information. For product information and technology assistance, contact us at Gale Customer Support, 1-800-877-4253. For permission to use material...

Words: 121839 - Pages: 488

Free Essay

Digital Bangladesh

...Final Draft PERSPECTIVE PLAN OF BANGLADESH 2010-2021 ____________________________ MAKING VISION 2021 A REALITY General Economics Division Planning Commission Government of the People’s Republic of Bangladesh April 2012 Contents ABBREVIATIONS ...............................................................................................................................v PREAMBLE of the Perspective Plan (2010-2021) ............................................................................ 1 I. ............................................................................................................... Context of the Perspective Plan .................................................................................................................................................................. 1 II. .......................................................................................... Current state and Development Perspective .................................................................................................................................................................. 1 EXECUTIVE SUMMARY .................................................................................................................... 2 CHAPTER 1: VISION FOR A PROSPEROUS FUTURE........................................................................ 10 1.1 The Vision ..........................................................................................................

Words: 49012 - Pages: 197

Premium Essay

Paper

...Management of Information Security Third Edition This page intentionally left blank Management of Information Security Third Edition Michael Whitman, Ph.D., CISM, CISSP Herbert Mattord, M.B.A., CISM, CISSP Kennesaw State University ———————————————————————— Australia • Brazil • Japan • Korea • Mexico • Singapore • Spain • United Kingdom • United States Management of Information Security, Third Edition Michael E. Whitman and Herbert J. Mattord Vice President, Career and Professional Editorial: Dave Garza Executive Editor: Stephen Helba Managing Editor: Marah Bellegarde Product Manager: Natalie Pashoukos Developmental Editor: Lynne Raughley Editorial Assistant: Meghan Orvis Vice President, Career and Professional Marketing: Jennifer McAvey Marketing Director: Deborah S. Yarnell Senior Marketing Manager: Erin Coffin Marketing Coordinator: Shanna Gibbs Production Director: Carolyn Miller Production Manager: Andrew Crouth Senior Content Project Manager: Andrea Majot Senior Art Director: Jack Pendleton Cover illustration: Image copyright 2009. Used under license from Shutterstock.com Production Technology Analyst: Tom Stover © 2010 Course Technology, Cengage Learning ALL RIGHTS RESERVED. No part of this work covered by the copyright herein may be reproduced, transmitted, stored, or used in any form or by any means graphic, electronic, or mechanical, including but not limited to photocopying, recording, scanning, digitizing, taping, Web distribution, information...

Words: 229697 - Pages: 919

Free Essay

There Once Was a Young Wild Pony

...a b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v w x y z aa ab ac ad ae af ag ah ai aj ak al am an ao ap aq ar as at au av aw ax ay az ba bb bc bd be bf bg bh bi bj bk bl bm bn bo bp bq br bs bt bu bv bw bx by bz ca cb cc cd ce cf cg ch ci cj ck cl cm cn co cp cq cr cs ct cu cv cw cx cy cz da db dc dd de df dg dh di dj dk dl dm dn do dp dq dr ds dt du dv dw dx dy dz ea eb ec ed ee ef eg eh ei ej ek el em en eo ep eq er es et eu ev ew ex ey ez fa fb fc fd fe ff fg fh fi fj fk fl fm fn fo fp fq fr fs ft fu fv fw fx fy fz ga gb gc gd ge gf gg gh gi gj gk gl gm gn go gp gq gr gs gt gu gv gw gx gy gz ha hb hc hd he hf hg hh hi hj hk hl hm hn ho hp hq hr hs ht hu hv hw hx hy hz ia ib ic id ie if ig ih ii ij ik il im in io ip iq ir is it iu iv iw ix iy iz ja jb jc jd je jf jg jh ji jj jk jl jm jn jo jp jq jr js jt ju jv jw jx jy jz ka kb kc kd ke kf kg kh ki kj kk kl km kn ko kp kq kr ks kt ku kv kw kx ky kz la lb lc ld le lf lg lh li lj lk ll lm ln lo lp lq lr ls lt lu lv lw lx ly lz ma mb mc md me mf mg mh mi mj mk ml mm mn mo mp mq mr ms mt mu mv mw mx my mz na nb nc nd ne nf ng nh ni nj nk nl nm nn no np nq nr ns nt nu nv nw nx ny nz oa ob oc od oe of og oh oi oj ok ol om on oo op oq or os ot ou ov ow ox oy oz pa pb pc pd pe pf pg ph pi pj pk pl pm pn po pp pq pr ps pt pu pv pw px py pz qa qb qc qd qe qf qg qh qi qj qk ql qm qn qo qp qq qr qs qt qu qv qw qx qy qz ra rb rc rd re rf rg rh ri rj rk rl rm rn ro rp rq rr rs rt ru rv rw rx ry rz sa sb sc sd se sf sg sh si sj sk sl sm sn so...

Words: 29642 - Pages: 119

Premium Essay

British Airway

...CONTENTS Section 1 - Industry Profile Overview Future Outlook European Industry Overview North America Overview Asia & Pacific Industry Overview India & Middle East Industry Overview Development of World Scheduled Air Traffic World Economic Growth and Airline Profits Rankings - Passenger services Rankings – Freight services Section 2 - British Airways Profile Overview Alliances LHR Air Transport Movements LGW Air Transport Movements Awards History Key Events (1987-2005) Board Members Leadership Team British Airways Management Team Employees Brands Departmental Analysis Section 3 - British Airways Fleet Aircraft Fleet Aircraft Delivery Schedule Mainline Fleet Profiles Regional Aircraft Fleet Maintenance Section 4 - British Airways Performance Summary Strategy Social and Environmental Performance Incentive Plans Summary Financial / Operating Statistics Principal Investments Shareholder Information Share Price History Section 5 - Global Partners Overview BA Connect Franchisees oneworld Aer Lingus American Airlines Cathay Pacific Finnair Iberia LanChile Qantas oneworld At A Glance Section 6 - Route Network British Airways Franchisees Section 7 - General Information Airport Three Letter Decodes Outside Advisors Abbreviations & Specialist Terms How To Contact Us 2 3 3 4 4 5 6 6 7 8 89 91 92 93 97 98 99 100 101 102 103 104 9 9 10 10 11 12 13 38 39 40 41 44 47 105 109 110 115 116 118 56 56 57 69 72 73 74 75 75 77 86 87 88 This document has been prepared solely...

Words: 59045 - Pages: 237

Free Essay

Asdfasetsdf

...Answer Key Transparencies Provides transparencies with answers for each lesson in the Student Edition ISBN 0-07-828001-X 90000 9 780078 280016 PQ245-6457F-PO1[001-019].qxd 7/24/02 12:18 PM Page 1 TF06 Manish 06:BOOKS:PRD:PQ245_64575F FINAL DELIVERY:PQ245-01: Chapter 1 Solving Equations and Inequalities Lesson 1-1 Expressions and Formulas Pages 8–10 1. First, find the sum of c and d. Divide this sum by e. Multiply the quotient by b. Finally, add a. 2. Sample answer: 3. b; The sum of the cost of adult and children tickets should be subtracted from 50. Therefore, parentheses need to be inserted around this sum to insure that this addition is done before subtraction. 4. 72 5. 6 6. 23 7. 1 14 Ϫ 4 5 8. Ϫ2 9. 119 10. 0 11. Ϫ23 12. 18 13. $432 14. $1875 15. $1162.50 16. 20 17. 3 18. 29 19. 25 20. 54 21. Ϫ34 22. 19 23. 5 24. 11 25. Ϫ31 26. 7 27. 14 28. Ϫ15 29. Ϫ3 30. Ϫ52 31. 162 32. 15.3 33. 2.56 34. Ϫ7 35. 25 1 3 36. about 1.8 lb 37. 31.25 drops per min 38. 3.4 39. 2 40. 45 ©Glencoe/McGraw-Hill 1 Algebra 2 Chapter 1 PQ245-6457F-PO1[001-019].qxd 7/24/02 12:18 PM Page 2 TF06 Manish 06:BOOKS:PRD:PQ245_64575F FINAL DELIVERY:PQ245-01: 41. Ϫ4.2 42. 5.3 43. Ϫ4 44. 75 45. 1.4 46. Ϫ4 47. Ϫ8 48. 36.01 49. 2 yϩ5 2 b 2 1 6 50. ␲ a 51. Ϫ16 52. 30 53. $8266.03 ...

Words: 90210 - Pages: 361

Premium Essay

Probability

...Probability & Statistics for Engineers & Scientists This page intentionally left blank Probability & Statistics for Engineers & Scientists NINTH EDITION Ronald E. Walpole Roanoke College Raymond H. Myers Virginia Tech Sharon L. Myers Radford University Keying Ye University of Texas at San Antonio Prentice Hall Editor in Chief: Deirdre Lynch Acquisitions Editor: Christopher Cummings Executive Content Editor: Christine O’Brien Associate Editor: Christina Lepre Senior Managing Editor: Karen Wernholm Senior Production Project Manager: Tracy Patruno Design Manager: Andrea Nix Cover Designer: Heather Scott Digital Assets Manager: Marianne Groth Associate Media Producer: Vicki Dreyfus Marketing Manager: Alex Gay Marketing Assistant: Kathleen DeChavez Senior Author Support/Technology Specialist: Joe Vetere Rights and Permissions Advisor: Michael Joyce Senior Manufacturing Buyer: Carol Melville Production Coordination: Lifland et al. Bookmakers Composition: Keying Ye Cover photo: Marjory Dressler/Dressler Photo-Graphics Many of the designations used by manufacturers and sellers to distinguish their products are claimed as trademarks. Where those designations appear in this book, and Pearson was aware of a trademark claim, the designations have been printed in initial caps or all caps. Library of Congress Cataloging-in-Publication Data Probability & statistics for engineers & scientists/Ronald E. Walpole . . . [et al.] — 9th ed. p. cm. ISBN 978-0-321-62911-1...

Words: 201669 - Pages: 807

Premium Essay

Dictionary of Travel, Tourism, and Hospitality

...Dictionary of Travel, Tourism and Hospitality By the same author Britain – Workshop or Service Centre to the World? The British Hotel and Catering Industry The Business of Hotels (with H. Ingram) Europeans on Holiday Higher Education and Research in Tourism in Western Europe Historical Development of Tourism (with A.J. Burkart) Holiday Surveys Examined The Management of Tourism (with A.J. Burkart eds) Managing Tourism (ed.) A Manual of Hotel Reception (with J.R.S. Beavis) Paying Guests Profile of the Hotel and Catering Industry (with D.W. Airey) Tourism and Hospitality in the 21st Century (with A. Lockwood eds) Tourism and Productivity Tourism Council of the South Pacific Corporate Plan Tourism Employment in Wales Tourism: Past, Present and Future (with A.J. Burkart) Trends in Tourism: World Experience and England’s Prospects Trends in World Tourism Understanding Tourism Your Manpower (with J. Denton) Dictionary of Travel, Tourism and Hospitality S. Medlik Third edition OXFORD AMSTERDAM BOSTON LONDON NEW YORK PARIS SAN DIEGO SAN FRANCISCO SINGAPORE SYDNEY TOKYO Butterworth-Heinemann An imprint of Elsevier Science Linacre House, Jordan Hill, Oxford OX2 8DP 200 Wheeler Road, Burlington MA 01803 First published 1993 Reprinted (with amendments) 1994 Second edition 1996 Third edition 2003 Copyright © 1993, 1996, 2003, S. Medlik. All rights reserved The right of S. Medlik to be identified as the author of this work has been asserted...

Words: 133754 - Pages: 536