Free Essay

No Se Que Poner

In:

Submitted By carrot123456
Words 6476
Pages 26
TECNISA – MAIS CONSTRUTORA POR M²:
Estratégias de Marketing de
Relacionamento

www.espm.br/centraldecases

TECNISA – MAIS CONSTRUTORA POR M²:
Estratégias de Marketing de
Relacionamento

Preparado pela professora Denise von Poser, da ESPM-SP, sob a orientação dos professores
Ivan Pinto e Romeo Busarello.
Este caso foi escrito inteiramente a partir de informações cedidas pela empresa e outras fontes mencionadas no tópico “Referências”. Não é intenção do autor avaliar ou julgar o movimento estratégico da empresa em questão. Este texto é destinado exclusivamente ao estudo e à discussão acadêmica, sendo vedada a sua utilização ou reprodução em qualquer outra forma. A violação aos direitos autorais sujeitará o infrator às penalidades da Lei. Direitos
Reservados ESPM.
Agosto 2005

www.espm.br/centraldecases

RESUMO
Apresentar um case de marketing de relacionamento demonstrando que, na verdade, trata-se de uma evolução do pensamento mercadológico, e tem que ter o apoio e a participação de todos na empresa para que possa ser bem-sucedido, aumentando assim o retorno sobre os investimentos que nele são feitos.
Demonstrar a importância estratégica do marketing de relacionamento e como ela é vital para o sucesso de uma marca de bens de consumo e serviços.
Apresentação de conceitos, discussão de case real e propostas de novas ações, como acompanhamento dos resultados, desafios e soluções.
Estamos em um novo tempo, produtos e serviços transformam-se em commodities, pois hoje a oferta é muito maior que a procura. Qualidade e preço também não são mais diferenciais ou fatores de escolha.
As relações entre os clientes e as construtoras exigem modelos mais sofisticados do que os tradicionais, pois a oferta de negócios também é elevada, possibilitando aos compradores maior escolha e acirrando a concorrência entre as empresas.
“Carinho antes é interesse. Carinho depois, é relacionamento.”

PALAVRAS-CHAVE
Tecnisa, Estratégia, Marketing, Relacionamento.

| Central de Cases

3

INTRODUÇÃO
Qualidade e tecnologia. Sobre esses dois conceitos a TECNISA ergueu uma história de sucesso no mercado imobiliário. Começou sua trajetória com o lançamento de um edifício residencial, em 1977. Nesses 28 anos, cresceu atuando no desenvolvimento de projetos, na construção e na incorporação e conquistou status de grande construtora. Em 2004 e 2005, recebeu o Prêmio
Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente, que reconhece as empresas que privilegiam a excelência no atendimento, não só conquistando novos clientes, mas, principalmente, mantendo alto índice de satisfação e fidelidade. Sua especialidade são os empreendimentos residenciais, especialmente os edifícios de apartamentos.
A experiência da TECNISA inclui ainda condomínios de casa, flats e escritórios, Hoje são mais de 80 empreendimentos, num total que supera 5,3 mil unidades. Traduzida em números, a produção da empresa dá uma noção da sua grandeza. Ao longo de sua história, a TECNISA contabiliza 1.054.393 m² de área construída.
O tempo trouxe experiência. Esse, entretanto, não é o único ingrediente responsável por transformar o nome TECNISA numa grife do setor imobiliário. Um conjunto de estratégias empresariais, do ponto de vista técnico e administrativo, somado ao respeito aos valores que norteiam seu trabalho, impulsionaram o crescimento da construtora.
Com a ajuda de uma equipe de profissionais altamente capacitados, a empresa trabalha na busca incansável por inovação e iniciativa para utilizar novas técnicas e adotar métodos e sistemas construtivos que propiciem a racionalização das obras; obtenção da certificação de qualidade da ISO 9001; melhorar cada vez mais os empreendimentos TECNISA do sonho do consumidor quando ele se prepara para comprar um imóvel.
Para enfrentar o desafio de se manter entre as maiores construtoras e incorporadoras do País, a TECNISA tem uma estratégia clara: liderar as mudanças tecnológicas do setor, antecipar as tendências de mercado e criar novos paradigmas a serem seguidos por outras empresas, inclusive concorrentes.

O DESAFIO
Aumentar as vendas por indicação
Em 2001 as vendas da TECNISA por indicação não ultrapassavam os 3%. O trabalho de relacionamento com o cliente iniciou-se em 2002 e em 2003 os resultados já começavam a surgir:
11% das vendas foram realizadas por indicações e, em 2004, 18%. A previsão para 2005 é de
22%. Os objetivos a serem alcançados foram estabelecidos para 2007: 30% das vendas deverão ser por indicação dos clientes. Um grande desafio!

A ESTRATÉGIA
Mais construtora por m²
A TECNISA desenvolveu competências específicas de maneira a criar um relacionamento diferenciado e superior, o qual está expresso com a sua assinatura: Mais Construtora por m².
Muito além de um slogan, expressa a visão ampliada da TECNISA em atuar de maneira singular em todo o mercado, e reflete muito bem a visão de futuro da empresa, bem como suas crenças e valores institucionais.

O PROBLEMA
As pessoas precisam sentir-se importantes, diferenciadas e seguras. A compra de um imóvel apresenta um alto índice de ansiedade. Em marketing esta ansiedade é conhecida como dissonância cognitiva.

| Central de Cases

4

Ações
São 39 pontos de contato na área de relacionamento, que é composta por funcionários dos departamentos de relacionamento com o cliente, crédito e contas a receber, jurídico, engenharia e assistência técnica.
O contato ativo é feito através de 39 pontos de contato com os clientes, para que eles tenham a total certeza e segurança que a TECNISA não os considera especiais somente até o momento da assinatura do contrato.
Até esse momento eles são prospects e interagem somente com os corretores. A partir do momento em que assinam o contrato é que se tornam clientes e passarão a ser impactados pelas ações de relacionamento.
Vários objetos simbólicos, adequados a cada fase do empreendimento, são enviados aos clientes em lindas caixas acompanhadas de cartas personalizadas. Além desses objetos são enviados mensalmente comunicados por e-mail informando o estágio da obra, com fotos e áudio personalizado. Ao ouvir seu nome quando recebe a mensagem em áudio, o cliente confirma o empenho em atendê-lo de forma cuidadosa e nos mínimos detalhes.
Resumo de alguns dos 39 contatos que a TECNISA estabelece com o cliente após a compra:
1. No momento da aprovação de crédito, uma caixa com champanhe, taças e trufas é enviada ao comprador com uma carta de parabéns, propondo um brinde por esse momento tão especial.
2. No segundo contato o comprador recebe a pasta do proprietário, com divisórias para documentos e boletos, e também com uma carta personalizada.
3. No início da obra, são enviados em uma caixa um par de luvas de pedreiro simbolizando esse momento e uma carta informando que o sonho começou a virar concreto.
4. Todo mês, após o início das obras, o cliente recebe um e-mail personalizado, informando o status da obra, com imagens atualizadas do seu empreendimento e a situação da obra naquele momento. No site, também foi criada uma área denominada “sua obra”, em que o cliente pode acessar todas as fotos de seu empreendimento, desde o início das obras até o momento da entrega.
5. No momento da escolha da planta e dos acabamentos – PERSONAL TECNISA – o comprador recebe uma pasta juntamente com as opções de plantas e uma carta convite pedindo para que entre em contato e agende um horário com as arquitetas que irão ajudá-lo a fazer as escolhas. Nesse dia, quando chega à recepção da empresa, um quadro com o seu nome é colocado na recepção lhe dando boas vindas.
6. Cerca de 10 meses após o início da obra, o comprador recebe uma linda foto aérea da obra em uma pasta personalizada.
7. Cerca de 1 ano antes da entrega do empreendimento, o cliente é convidado a visitar a obra com seus familiares e amigos. Todos são recebidos com um belíssimo branch, em um ambiente especialmente decorado para ele se sentir “em casa”. O cliente é recebido pelos engenheiros e mestre de obras que o recepcionam, apresentam o empreendimento e esclarecem todas as possíveis dúvidas. O comprador recebe um capacete simbolizando o momento, e uma carta convite. Uma curiosidade: os cliente levam os capacetes!
8. Cerca de 3 meses antes da entrega do empreendimento, o cliente recebe o guia de orientação ao cliente TECNISA que contém as informações sobre financiamento bancário, garantias, vistoria, posse do imóvel, etc. Esse guia contém perguntas e respostas que foram elaboradas a partir das dúvidas mais frequentes dos clientes.
9. Cerca de 2 meses antes da entrega do empreendimento, o cliente é convidado para visitar o seu apartamento. Ele recebe uma caixa contendo um kit com régua de escala, bloco de anotações, trena, caneta e lapiseira. Nesse momento ele pode levar o arquiteto, decorador, marceneiro ou qualquer outro prestador de serviços que pretende contratar para elaborar o projeto de decoração do novo lar.

| Central de Cases

5

10. Na entrega das chaves, o Departamento de Relacionamento com o Cliente também oferece um atendimento especial e personalizado. As chaves são entregues em uma embalagem de veludo dentro de uma caixa, comemorando mais um momento do sonho da entrega do novo lar.
11. Relacionamento com os clientes após a entrega das chaves.
A TECNISA possui uma equipe de assistência técnica que, após comunicação do problema ao Departamento de Relacionamento com o Cliente, encaminha ao local uma engenheira para fazer a avaliação do problema.
A assistência técnica possui uma equipe treinada, uniformizada e com crachá de identificação.
A TECNISA acredita que a presença de uma engenheira especializada é muito mais adequada em um lar já instalado, porque a mulher tem uma sensibilidade especial para lidar com a família, e com reparos na obra.
Os funcionários da assistência técnica receberam um treinamento específico para execução desse trabalho e sobre o relacionamento com o cliente nesses momentos. Ao término do serviço, deixam um cartão com a mensagem: “na data de hoje estivemos presentes em seu apartamento para atender suas solicitações de reparos. Se eventualmente o problema persistir, por favor, não hesite em nos contatar... Se quaisquer transtornos foram ocasionados durante o nosso trabalho, pedimos desculpas”. O funcionário assina o cartão e deixa no apartamento caso os proprietários não estejam presentes.

TÁTICAS CRUZADAS DE RELACIONAMENTO
1) Com os Vizinhos
Uma das grandes prioridades sociais da TECNISA é estabelecer bons relacionamentos com os vizinhos que residem próximo a seus empreendimentos em construção. Em uma cidade verticalizada como São Paulo, não há quem não tenha convivido com alguma obra próxima da sua residência. O convívio dos moradores com as construtoras não é dos mais amigáveis. Inexiste diálogo entre as partes. A saída, muitas vezes, é a via judicial.
Em julho de 2002 a TECNISA iniciou o Projeto Vizinho, que tem como objetivo estabelecer um bom relacionamento e, sobretudo, um convívio pacífico com todos os vizinhos que residem próximo do empreendimento em obras. Em todo o início de obra, a TECNISA envia uma xícara simbolizando a política da “boa vizinhança” com uma carta de apresentação do engenheiro responsável pela obra, explicando de forma clara e transparente, algumas premissas básicas do funcionamento da construção.
Nessa mesma carta de apresentação é informado um canal exclusivo de comunicação, o e-mail: vizinho@tecnisa.com.br, para envio de reclamações em relação a irregularidades. Desde o início do projeto, 7.407 vizinhos foram impactados e recebemos e-mail com reclamações procedentes e 75 com reclamações improcedentes. Esses e-mails são respondidos no prazo médio de 24 horas por um comitê interno de pessoas constituído pelas áreas de Marketing, Relacionamento e Engenharia.
A TECNISA segue rigorosamente todas as leis municipais que regem os aspectos relacionados à poluição sonora e horários de trabalho. Muitas vezes, as ignora em benefício do bem-estar do vizinho. Por exemplo, no estágio da fundação, de segunda a sábado iniciam às
8 h e não às 6 h e encerram às 19:30 h e não às 22 h.
Excepcionalmente, por problemas logísticos de obra, excedemos o horário proposto, no entanto, sempre respeitamos os horários previstos em lei. A calçada de pedestres em frente à obra é lavada diariamente com água reutilizada da chuva quando as condições climáticas permitem.
Em outubro de 2003 a TECNISA estabeleceu o Contrato de Compensação Social com fornecedores que compõem a cadeia produtiva da obra. Esse contrato prevê uma multa social no valor de R$ 500,00, em caso de descumprimento das regras e horários estabelecidos com a construtora.

| Central de Cases

6

2) Internet
Desde o início do projeto internet, em 2001. Um dos objetivos da Tecnisa era o uso da ferramenta para incrementar a comunicação com seus clientes em todos os estágios do relacionamento, de suspect até a fidelização de cliente, além da geração de vendas de apartamentos.

Estratégia empregada
O desenvolvimento do novo site da TECNISA foi baseado em navegação simples e rápida.
Analisando o processo de decisão de compra, o foco foi trabalhar no levantamento de informações e auxiliar na seleção de alternativas.
O 1º estágio do processo de compra, da detecção da necessidade, é facilitado pelo uso da internet, principalmente pela predominância das classes A e B, que representam cerca de 80% dos internautas brasileiros. Para os suspects e prospects, atuamos no momento de pré-vendas, fornecendo todas as informações que eles necessitam para decidir-se pela compra de um TECNISA. Para os clientes, o uso da internet está integrado ao amplo trabalho de relacionamento da TECNISA, com trinta e nove pontos de contato, desde o fechamento do negócio até a entrega das chaves.
O projeto de relacionamento consolidou-se após 2 anos e através de pesquisas constatou-se um índice de satisfação de clientes de 97%, sendo que 95% indicariam a empresa a amigos e conhecidos. Criou-se então, o “Member get member”, projeto criado para estimular a indicação de potenciais compradores pelos clientes satisfeitos, inteiramente ambientado na internet.
Para as ações na internet, estabeleceu-se um tripé principal baseado em: Marketing de Experiência, Marketing Viral e Marketing Social.

Marketing de Experiência
A compra de um imóvel na planta é, em última análise, a compra de um “pote de ar”.
Ela é apenas uma garantia de que, num prazo determinado, será entregue um imóvel com as características apresentadas no material de divulgação. Sabendo disso procurou-se explorar o marketing de experiência, através de visitas virtuais dos apartamentos modelo decorados ou construídas a partir das ilustrações, quando o empreendimento não possuía apartamento decorado. Todas as ilustrações dos lançamentos, bem como as plantas também foram disponibilizadas, inclusive com a opção de impressão de plantas com metragem.
Outro elemento importante é o croqui sem escala de cada empreendimento, que mostra a posição do edifício em relação ao sol. Para os empreendimentos entregues, que representam um importante peso para o prospect, no momento da decisão de compra, usamos fotos e visitas virtuais. Outro elemento importante foi o roteirizador, em parceria com o Maplink, que indica ao internauta a distância de um ponto qualquer da cidade (sua residência ou seu trabalho) e o melhor caminho para chegar à determinado empreendimento. Além disso, o sistema, através de parceria com a Urban Systems, oferece a infraestrutura de serviços da região (hospitais, escolas, farmácias, academias, padarias, shoppings, entre outros). Essa informação é muito importante, uma vez que a localização do imóvel e a infra-estrutura da região são alguns dos principais itens decisórios no processo de escolha de um imóvel novo.
Outra facilidade desenvolvida para os usuários do site foi a inclusão de links para a página do FGTS na CEF, para os empreendimentos que estão dentro das condições de preço para sua utilização e, a partir de 2004, o link sobre informação de preço base e condições de pagamento no menu da página de produtos, ao lado do formulário de cadastro.
Outro item importante foi a criação do testemunhal de clientes, com nome completo, fotos e vídeos a partir de 2003, para gerar credibilidade e confiança. Os vídeos foram incluídos considerando o grande crescimento no número de usuários de banda larga. O internauta também pode fazer o download, em PDF, do memorial descritivo, documento que possui os detalhes de acabamento que serão usados nas áreas privativas e comuns do empreendimento.

| Central de Cases

7

Também para gerar credibilidade, foi colocada no ar em 2005 a relação de todas as obras entregues pela TECNISA em sua história, com foto e descritivo resumido do empreendimento.
Como a estratégia da TECNISA baseia-se em diferenciação, foi criado um canal no site, denominado “Nossos diferenciais”, onde são destacados os importantes itens que diferenciam a empresa dos concorrentes, sempre com muitas imagens.
Em 2004, foi criado o canal Parceiros, onde são relacionadas todas as empresas parceiras do processo produtivo de uma obra, cujos produtos e serviços ajudam a TECNISA a entregar um empreendimento de melhor qualidade.
Para se relacionar com a imprensa, foi criada uma seção em que pode-se obter as notícias mais expressivas sobre a TECNISA, assim como releases e uma área fechada para acessar imagens, logos e fotos para a ilustração de matérias.
Para os interessados em trabalhar na TECNISA, foi criada a área de Recursos Humanos, em que pode-se cadastrar o curriculum vitae, on-line, assim como acesso à Política de RH da empresa. Esse sistema facilitou o controle e a seleção de candidatos.
Outra área criada foi a seção Responsabilidade Social Estratégica para apresentar todos os trabalhos sociais desenvolvidos pela TECNISA, com os respectivos balanços sociais.
Com o objetivo de uma navegação mais harmoniosa e envolvente, foram inseridos elementos de humanização no site com imagens de famílias, de acordo com o perfil do público do produtos, nos destaques de produtos na home, substituindo as ilustrações de fachada.
Outro importante recurso humanizado é a personalização. Quando o internauta entra no site pela primeira vez, um cookie é instalado em seu navegador, e, ao retornar ao site, ele será saudado por uma chamada, com links para o empreendimento que mais foi acessado nas visitas anteriores e um convite para se cadastrar.

Marketing Viral
Foi desenvolvido o “Indique a uma (um) amiga (o)”, com a ênfase das mulheres, em primeiro lugar, pois elas são responsáveis pela decisão de 90% das compras de imóveis. A ferramenta foi colocada nas principais páginas do site: lançamentos, plantas, mapas de localização, acompanhamento de obras, obras entregues. Mensalmente são geradas cerca de 50 indicações de páginas do site a outros internautas.

Marketing Social
Toda pessoa que se cadastra no site da TECNISA recebe um e-mail personalizado com as informações solicitadas e uma doação e falando da parceria entre a fundação e a TECNISA.
Também foi desenvolvido um sistema de doações para o Projeto Felicidade, através do site da
TECNISA. O internauta, sem a necessidade de se cadastrar no site da TECNISA, confirma a doação que a companhia fará em seu nome ao Projeto Felicidade, igualmente recebendo um e-mail de agradecimento do parceiro social, explicando sua atuação e a parceria que possui com a empresa.

Ampliação dos pontos de contato
Uma das maiores necessidade dos clientes é buscar o anonimato, através do uso do e-mail, evitando os contatos constantes dos corretores de imóveis. A internet resolve seu problema, ao permitir que o interessado se mantenha anônimo, usando apenas o e-mail, e determine a velocidade e os meios de relacionamento com a empresa.
Diversos pontos de contato estão à disposição do cliente: e-mail, formulários de informações de empreendimentos, formulário de agendamento de visita, chat, com a plataforma da direct-talk, linha telefônica direta para a equipe de corretores virtuais presente nas páginas de produtos e na página principal do site, e a partir de 2003, o formulário Escolha seu TECNISA, área na qual o internauta pode selecionar o imóvel ideal de acordo com sua necessidade baseado na oferta real do mercado, segmentado por bairro, número de dormitórios, área útil e preço.

| Central de Cases

8

Essa ferramenta possibilita à companhia o desenvolvimento de produtos mais próximos à demanda de mercado e o formulário Fale Conosco com segmentação, onde o internauta identifica-se como cliente ou não cliente, e, no caso de uma identificação como não cliente, ele pode selecionar o assunto do seu contato (compra de imóveis, fornecedores, oferta de terrenos, trabalhe conosco), isto para encaminhar o cadastro ao departamento responsável e agilizar a resposta.
Para facilitar o atendimento on-line via chat, criamos um personagem, Camila Fernandes, com fotos e um cargo – Analista de Mercado TECNISA. Ela se apresenta ao internauta 20 segundos após ele entrar na página de um empreendimento, simulando uma consultora de loja de varejo que se oferece para ajudar uma pessoa interessada que acaba de entrar no ambiente. Criou-se um sistema que permite ao atendente saber qual empreendimento originou o contato, facilitando o atendimento. Durante um período experimentamos denominá-la Corretora de Imóveis, e pudemos observar uma mudança na atitude dos internautas, menos favorável à opção Analista de Mercado.
A TECNISA tem muito cuidado com a transparência e o trato dos dados cadastrais dos prospects e clientes, apresentando nossa política de privacidade antes do preenchimento do formulário e oferecendo a opção de escolha do meio de contato preferido.
Criamos uma estrutura de atendimento aos cadastros gerados pela internet, com uma equipe de seis corretores virtuais, que fazem plantão nos seus computadores, ao invés dos stands de vendas, atendendo todos os dias do ano inclusive feriados. As respostas são personalizadas e atendidas em um tempo médio de 20’’. Na resposta enviada, além das informações solicitadas, oferecemos o Serviço Leva e
Traz, serviço gratuito de locomoção, com um carro sedã e motorista, para levar e trazer o interessado ao stand de vendas ou à TECNISA e uma confirmação de doação, pela TECNISA, em nome do prospect, à
Fundação Gol de Letra. Outro ponto foi o treinamento constante do padrão de resposta dos corretores virtuais O sistema de envio de e-mails, pelos corretores, é efetuado através de ferramenta desenvolvida em ASP, integrada com e-mail, que padroniza e acelera o processo.
As vendas efetuadas por esses seis corretores on-line representaram 18% do faturamento total da TECNISA em 2004.

3)TECNISA, uma empresa gayfriendly
Estima-se que 10% da população brasileira tenha uma orientação homossexual, o que representa 18 milhões de pessoas. A TECNISA identificou uma grande oportunidade de negócios nesse público. Em 2002 começou a investir nos principais sites de comunidade GLBT (ver anúncios). No ano de 2004 começaram a surgir os primeiros resultados desta estratégia ousada,
12% das vendas da TECNISA foram destinadas a clientes da comunidade GLBT.
Essas informações foram capturadas pelo nosso departamento de relacionamento com o cliente, que possui um serviço personalizado de escolha de plantas e definição de acabamentos.
Nessas visitas os clientes são recebidos por duas arquitetas que assessoram os clientes na definição dos projetos dos apartamentos. Esse público investe em média 20% do valor do apartamento em modificações de plantas e acabamentos contra uma média de 8% do mercado heterossexual.
As principais solicitações desse público são: banheira com hidromassagem, cozinha americana e revestimentos de grife internacional. A TECNISA está estudando também a possibilidade de dar assessoria jurídica para os parceiros.
Em 2005 a TECNISA foi uma das primeiras empresas a assumir uma posição de empresa gayfriendly em um mercado em que ainda reina um forte preconceito. Persiste no mundo corporativo uma preocupação de relacionar a empresa a esse público. “Enquanto nossos concorrentes fazem piadas, eu faturo alto”, diz Romeo Busarello, diretor de marketing da TECNISA. Revista Isto é
Dinheiro 26.1.2005.
Em virtude do crescimento de cliente da comunidade GLBT, a TECNISA contratou os serviços de um consultor GLBT que promove cursos orientativos sobre as novas formas de conduta.
Os resultados na mudança de comportamento dos funcionários são visíveis.

| Central de Cases

9

4)Com Funcionários
Projeto Marketing de Relacionamento – Evolução Contínua
Em maio de 2003, surgiu o Projeto Evolução em Relacionamento TECNISA, com o objetivo de consolidar todas essas estratégias para promover uma crescente evolução, pois o crescimento precisa ser constantemente retroalimentado. “Precisamos de evolução e não mais de revolução...”- afirma Romeo Busarello, diretor de marketing.
Com isso, um programa especial de treinamento começou a ser elaborado para todos os profissionais que têm contato com os clientes:
- Engenheiros de obras
- Departamento de Relacionamento com o Cliente
- Departamento de Crédito e Contas a Receber
- Departamento Jurídico
- Assistência Técnica (engenheiros e operários)

Processo
No total foram 120 horas de reuniões, treinamentos e workshops (de junho de 2003 a abril de 2005) para treinamentos e estabelecimento de metas. Foram programadas palestras de renomados profissionais do mercado e workshops altamente interativos, para promover o alinhamento na comunicação, reforço no relacionamento entre os funcionários e todas as novas ações fossem definitivamente estabelecidas e implantadas.
Cada profissional recebe em sua residência um material didático especializado e uma assinatura da Revista CONSUMIDOR MODERNO, para a implantação da forte cultura de relacionamento.
Foi formada a QUADRILHA TECNISA, que se reúne a cada 60 dias para confraternizações, brain-storms, exercícios, apoio mútuo e aprendizado. A Quadrilha tem seu próprio canal eletrônico de comunicação: quadrilha@tecnisa.com.br, que foi criado para promover a troca de informações. O objetivo era transformar um grupo em uma equipe profundamente focada em atingir metas, com as estratégias de Marketing de Relacionamento em todas as pontas.
As equipes de operários das obras e da assistência técnica também ganharam um evento com o objetivo de valorizar esses profissionais e dar um treinamento mais avançado, e eles contribuíram com excelentes novas ideias!

Depoimentos de alguns profissionais da TECNISA:
“É muito bom ser TECNISA, pois há cumplicidade e relacionamento entre todos os funcionários... ao longo dos anos fiz muitos amigos entre os colegas... é uma empresa que proporciona o crescimento profissional... é uma empresa que se preocupa muito com a sociedade... é a melhor construtora do país!” – Clayton Rodrigues da Silva – engenheiro civil (começou a atuar na empresa, em dezembro de 1999 como estagiário).
“A realização do meu trabalho é altamente gratificante, fazendo toda a diferença na vida dos funcionários, nos projetos sociais e com todo o apoio e direcionamento de nosso presidente e diretores!” – Denise Pereira da Silva Bueno – supervisora de RH.
“TECNISA é o meu grande orgulho e foi meu primeiro desafio profissional. Aos 29 anos sou engenheiro responsável por obras e por vezes gerencio mais de 800 operários em uma única obra, com muito orgulho e respeito, graças à confiança que TECNISA deposita em mim e nos resultados que proporciono para a empresa, para os clientes e para os operários. E me emociono sobremaneira em presenciar o projeto de alfabetização de muitos deles e participar do projeto de voluntariado, acompanhando sua evolução em seus resultados no dia a dia e na melhoria de sua qualidade de vida.” – Joelson de Oliveira Santos – Engenheiro Civil.

| Central de Cases

10

5) Estratégias de Relacionamento com a Sociedade
No ano de 2001 a TECNISA iniciou seu Programa de Responsabilidade Social Estratégica que objetiva, acima de tudo, articular ações sociais que tenham correlação com o seu negócio. Ao longo de sua história, a empresa sempre se destacou pela acentuada generosidade com as mais diversas causas sociais. No entanto, as ações sempre eram feitas na forma de caridade e filantropia, sem a preocupação estratégica de associá-las ao contexto dos negócios da construção civil.
Por outro lado, a sociedade vem cobrando das empresas, de forma intensa e sistemática, uma responsabilidade social mais organizada e coerente com a atividade dos negócios em questão. A sociedade não acredita mais em oportunismo social, comum em empresas que se aproveitam de fatos sociais para ganhar visibilidade na mídia e para associar suas marcas a essas causas e que, no entanto, possuem práticas sociais questionáveis no seu segmento de negócios.
O Programa de Responsabilidade Social Estratégica da TECNISA prevê, prioritariamente, somente ações que tenham a ver com o nosso negócio. Eventualmente, a empresa apoia entidades e organizações quando julga que a causa se sobrepõe aos seus interesses estratégicos.
Todos os programas sociais da TECNISA, fundamentalmente, devem ser inéditos e estar associados à assinatura de marca. Quando está na fase de elaboração do projeto, sempre se pergunta se, de fato, ele representa MAIS CONSTRUTORA POR M2. Os projetos sociais da TECNISA se destacam por inovar e proporcionar um ganho efetivo para a empresa e os beneficiados envolvidos.

Projeto Ler e Construir de Alfabetização Adulta
Quando se fala em educação, é natural a associação com imagens de crianças estudando. Mas a verdade é que o Brasil tem uma dívida com centenas de milhares de pessoas que não tiveram na infância a oportunidade de estudar.
São adultos, trabalhadores e pais de família dispostos a contribuir com o desenvolvimento do País, a começar pelo papel que desempenham na família e também através de suas funções sociais. Atenta a isso, a TECNISA tem procurado criar oportunidades para o aprimoramento cultural e social dos seus funcionários, a começar pelo Programa de Alfabetização de Adultos, iniciado em abril de 2002.
Hoje são cerca de 150 alunos que trabalham nas obras da empresa. Três vezes por semana após o expediente, eles participam das atividades de alfabetização e educação, durante duas horas, ministradas por uma competente equipe de professores em salas de aula instaladas nos canteiros das obras. O projeto foi desenvolvido em parceria com a UNESP – Universidade
Estadual Paulista e conta com o apoio didático do Senai.
Esses operários alunos também recebem aulas de cidadania. No período escolar, visitam a loja do Pão de Açúcar Kid’s, onde recebem aulas de consumo consciente ministradas por um grupo de monitores do supermercado. Nas salas de aula, também são abordadas questões relacionadas ao barulho e poluição sonora das obras. Estas questões estão diretamente relacionadas ao Projeto Vizinho.
Além do trabalho educacional, a TECNISA fornece aos alunos funcionários todo o material didático utilizado nas aulas e lanche no horário letivo. Mas as atividades não param por aí.
Quem participou do programa já visitou a Bienal de Artes de São Paulo, o MAM, o Museu do
Ipiranga, experiências que certamente contribuíram no processo de conscientização de cada aluno trabalhador como cidadão.

| Central de Cases

11

Projeto Alfabetização Digital
A TECNISA iniciou o Projeto de Alfabetização Digital em abril de 2003 com o objetivo de criar condições para a inclusão digital de todos os seus operários de obras. Desde 1998, a TECNISA remunera seus operários através de um cartão magnético para o resgate de seus rendimentos mensais em qualquer caixa eletrônico. Muitos desses operários encontram dificuldades no resgate por desconhecerem funções básicas de uma operação eletrônica. Aliado a isso, todos os operários possuem equipamentos eletroeletrônicos em suas residências e de uso pessoal, com destaque especial para o telefone celular. Em virtude do uso da força física, é natural que elas não tenham “sensibilidade” para o manuseio desses modernos equipamentos.
A TECNISA entende a gravidade do problema da exclusão digital e promove cursos de capacitação nos quais os operários aprendem a introdução ao mundo digital. O objetivo não é ensinar como formatar planilhas eletrônicas ou apresentações com recursos gráficos,mas desmistificar as operações de um computador e promover o conhecimento das operações básicas. Aproximadamente 20% da carga horária do curso é destinada ao conhecimento da internet.
Esse trabalho é desenvolvido por um grupo de funcionários voluntários da TECNISA, que dedica 2 horas por semana para a capacitação desses operários. O curso prevê uma carga horária de 30 horas, constituída de 15 aulas. Essas aulas são ministradas 3 vezes por semana, incluindo os sábados, no laboratório de informática da TECNISA com um computador por aluno.
A TECNISA remunera a locomoção de todos os operários que se deslocam das obras até o laboratório e fornece lanches antes e depois das aulas a todos os alunos e voluntários. No ano de 2003, 26 funcionários voluntários participaram deste projeto, o que representa 22% dos funcionários administrativos da TECNISA.

Projeto Primeiro Emprego
A TECNISA, em conjunto com a Bolsa Mercantil de Futuros de São Paulo, estabeleceu uma parceria exclusiva que prevê a contratação de jovens com idade superior a 18 anos que estão à procura do Primeiro Emprego.
Desde 1996, a Associação Profissionalizante BM&F promove a integração de jovens excluídos socialmente, fortalecendo sua autoestima, resgatando seus valores éticos e conscientizando-os de seus direitos e deveres para o exercício da cidadania. Isso através de programas de captação profissional para jovens com idades entre 15 e 20 anos que estejam cursando o ensino regular ou supletivo (de modo a evitar evasão escolar) e renda familiar mensal de até 3 salários mínimos.
Entre os vários cursos profissionalizantes que a Associação Profissionalizante da BM&F promove, um é o Programa Faz Tudo, de formação básica para atuação em diferentes setores na área de manutenção predial, construção civil e, ainda, em setores do comércio ou serviços.
Esse programa prevê oficinas participativas e interativas. A sala de aula transforma-se em um espaço em que são criadas condições para a simulação do cotidiano das relações de trabalho.
A TECNISA iniciou o projeto de absorção desses jovens em junho de 2003, abrindo a oportunidade para que eles apliquem os conhecimentos adquiridos durante o período de profissionalização.

Projeto Profissionais do Futuro
No mês de outubro de 2003, a empresa enfrentou um problema em relação à contratação de mão de obra especializada de pedreiros, eletricistas, carpinteiros, entre outros, para suas obras.
Esse problema era recorrente e, diante dessa dificuldade, os engenheiros da TECNISA iniciaram um trabalho de brainstorming (geração de ideias) para encontrar fórmulas para melhorar o processo de contratação de operários qualificados.
Estava criado o contexto ideal para que um grupo de engenheiros, estagiários e mestres de obras lançassem a ideia de criar cursos com o objetivo principal de capacitar os operários das obras, dando-lhes a possibilidade de ascender profissionalmente. O projeto possibilita tam-

| Central de Cases

12

bém a inserção desses operários no mercado de trabalho. A maioria dos operários é de simples oficiais que praticam atividades que não lhes dão nenhuma oportunidade de emprego.
Através de diversos cursos promovidos nas obras, esses operários adquirem habilidades que lhes permitem conquistar uma nova profissão e a possibilidade de ter uma vida social mais digna. Na eventualidade de esses operários não estarem mais trabalhando na
TECNISA, eles poderão atuar no mercado de trabalho por conta própria, fazendo serviços de alvenaria, elétrica e hidráulica, entre outros, habilidades adquiridas nos cursos de Capacitação Adulta promovidos pela TECNISA.
A TECNISA possui atualmente mais de 60 alunos participando dos diversos cursos (veja as estatísticas abaixo), com um fato relevante: os cursos são ministrados por voluntários da
TECNISA que trabalham em obras. São mestres, encarregados, empreiteiros, estagiários e engenheiros: o que era para ser um curso de aprendizagem de pedreiros virou um grande projeto social envolvendo aproximadamente 150 pessoas entre voluntários, alunos, conselheiros, etc.
Hoje é, certamente, um dos projetos Sociais que a TECNISA possui no seu conjunto de ações de responsabilidade social levando-se em conta a quantidade de pessoas envolvidas. É um inteligente projeto de inclusão social no qual todos ganham: o operário, porque está qualificando-se; os voluntários, por se sentirem valorizados ao estar contribuindo para o desenvolvimento dos operários; a TECNISA, por estar criando um ambiente de trabalho com alto nível de satisfação; o futuro morador, porque estará recebendo um imóvel feito por pessoas que ao longo da obra colocaram seu empenho e, sobretudo, seu carinho; e a sociedade, que receberá, ao final da obra, profissionais mais qualificados para enfrentar a dura realidade social do nosso País.

RESULTADOS
Novos clientes conferiram suas opções pela marca TECNISA e sua satisfação vem evoluindo cada vez mais: as vendas por indicação de clientes em 2001 foram de 3% e em 2004 foram de
22%. Os resultados do investimento da TECNISA no público GLBT começaram a surgir, e representaram 12% das vendas em 2004.
Em 2003, as vendas através da equipe on-line corresponderam a 17% do número total de unidades vendidas pela TECNISA. Em 2004 este número foi de 18% e em 2005 está em 20%.
Alguns indicadores que avaliam a performance do programa de responsabilidade social estratégica da TECNISA sinalizam que a estratégia de unir a vocação de cidadania empresarial com a construção efetiva de um relacionamento saudável e respeitoso com a comunidade é uma fórmula de sucesso. Por exemplo, das 427 mil visitas que recebemos em nosso site de janeiro a junho de 2005, 8 mil acessaram o menu Responsabilidade Social.
A simples existência de um canal exclusivo de comunicação com os vizinhos, que é o e-mail vizinho@tecnisa.com.br, foi o suficiente para diminuir o atrito com os que residem no entorno das nossas obras, pois representa uma abertura concreta ao diálogo.
A criatividade da TECNISA não passou despercebida no mercado e frequentemente é destacada por diferentes premiações. O primeiro deles é de 1996, quando recebeu o Master Imobiliário do Sindicado da Habilitação (Secovi). De lá pra cá a empresa recebeu vários outros prêmios, entre eles: Grande Prêmio Folha de Qualidade Imobiliária 2003, Prêmio Avanço por um Mundo Melhor 2004 e 2005, Grand Prix do 2º Prêmio Abanet/MSN Brasil, Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente 2004 e 2005, Prêmio Master Imobiliário de
Responsabilidade Social em 2004 e Prêmio Master Imobiliário de Relacionamento em 2005.

| Central de Cases

13

CONCLUSÃO
O Poeta Drummond citava: “Entre a raiz e o fruto, há o tempo.”
Relacionamento é cultura e cultura não se constrói em alguns meses de árduo trabalho.
A cultura do relacionamento da TECNISA vem sendo desenvolvida ao longo dos últimos
4 anos com o envolvimento de toda a cúpula da empresa. Os resultados obtidos neste período são mensuráveis em termos quantitativos, no entanto, o maior ganho que está obtendo é de construção em um capital intangível ancorado pelo forte reconhecimento que a marca TECNISA conquistou neste período.
Em recente pesquisa feita com mais de 400 clientes da empresa, 96% deles estavam muito satisfeitos com a empresa e 97% indicariam a TECNISA para amigos, parentes e familiares.
Números como estes justificam e dão credibilidade à estratégia adotada. Os investimentos em mídia vem decrescendo nos últimos 2 anos em virtude da forte indicação de clientes. Em 2005, estamos prevendo que 25% das vendas serão por indicação de clientes.
Assim como a dinâmica do mundo dos negócios é intensa, as expectativas dos clientes seguem a mesma tendência. No início desta década, os clientes se contentavam com atendimento. Depois, passaram a exigir relacionamento e, agora, estão querendo “solucionamento”.
Nas eras do atendimento e relacionamento, a estrutura e os processos bem articulados atendiam as expectativas, agora, na era do “solucionamento” o que definitivamente fará a diferença, são as pessoas.
Em última instância, quem resolve os problemas são elas. Os clientes querem soluções fornecidas por pessoas e não por máquinas.
As empresas, pela primeira vez na história do mundo dos negócios, são reféns de pessoas.
Treinar já não é mais o suficiente, mais do que isso, a empresa tem que, constantemente, manter essas pessoas motivadas e, sobretudo, engajadas na solução de problemas que se renovam diariamente.
A TECNISA entendeu muito bem este novo ambiente, fez e continua fazendo fortes investimentos em várias frentes relacionadas à questão “pessoas”. A rotatividade nos últimos 3 anos foi de aproximadamente 5%, considerada muito baixa para os padrões da Construção Civil brasileira. Este indicador facilita muita a consolidação do trabalho de relacionamento que a empresa está construindo, e permite à empresa crescer de uma forma sustentável.
TECNISA – MAIS CONSTRUTORA POR M².

| Central de Cases

14

Similar Documents

Free Essay

Postres

...100 g. de avena - 125 g. de almendra en grano - 130 g. de mantequilla - 150 g. de chocolate negro de repostería - 3 cucharadas de ron RELLENO - 150 g. de azúcar - 300 g. de queso philadelphia - 200 g. de yogur natural - 300 g. de nata - 175 g. de chocolate blanco - 5 hojas de gelatina - 4 cucharadas de agua - 1 kg. de fresas (aproximadamente) PREPARACION - Lavar y cortar las fresas a la mitad en sentido longitudinal. Dejar a la espera. - Meter la avena en una bolsa de plástico y triturarla con el rodillo (se pueden moler un poquito con Thermomix o cualquier otra trituradora) - Poner las migas resultantes en un cuenco y añadir la almendra. - Agregar el ron. - Derretir la mantequilla y el chocolate negro en el microondas, y verter sobre la mezcla anterior. Remover todo hasta que quede bien integrado. - Poner la pasta resultante en un molde desmontable de unos 20 cm. de diámetro, y presionar la mezcla procurando que quede repartida uniformemente. Dejar a la espera. - Batir el queso y el azúcar hasta obtener una crema suave. - Añadir el yogur y batir de nuevo. - Calentar en el microondas la nata junto con el chocolate blanco...

Words: 4530 - Pages: 19

Premium Essay

Enron

...hundimiento de la compañía, como todos sabemos que vienen del hecho de las malas prácticas financieras dentro de la compañía. Primer Error Jeff Skilling se clave en convencer a Arthur Andersen y a la seguridad gubernamental para poder integrar la técnica financiera del Market to Market (M2M) que serviría para transformar a la compañía en un “banco de energía”, es decir entregar cobertura inmediata cubriendo el riesgo de demanda de gas en un futuro (obtener beneficios HOY, cuando se cierra el contrato por medio de una difusión entre el futuros de corto y largo plazo de los contratos de gas, con una curva de precios de futuros “mágica” inventada por ellos). Esta técnica los llevo a la gloria aumentando considerablemente sus ganancias. El autor aclara que esta técnica es legítima de usar en sistemas de portafolio, pero para el caso de Enron no era legitima, primero porque nunca antes se había realizado en este tipo de industrias, entonces no habían precios para poder poner un precio de mercado (por ende Enron invento los precios) y segundo porque ellos mismos establecieron un patrimonio que debían alcanzar pero ellos mismos inventaron esos flujos. Como el error ya estaba hecho lo único que les quedaba era seguir haciendo lo mismo. Segundo Error Continuaron las malas prácticas por lo que se les empezó a entregar bonos a los gerentes si ellos cumplían metas por la colocación de acciones y por el crecimiento de las ganancias lo que incentivó a los colocadores a aumentar considerablemente...

Words: 820 - Pages: 4

Free Essay

Rewind and Reply

...convertirse en los consumidores la opción número uno, cuando se trata de "online stremming". Ellos están tratando de encontrar maneras para fortalecer las áreas débiles, obtener mas consumidores , y otras formas que les dará la ventaja en el mercado. Si una parte de la empresa es significativamente más débil que el resto, entonces tienen que encontrar una manera para que sea igual o superior que las otras partes de la empresa. Si, el CEO Reed Hasting dice que el futuro de la compañía está en los "stremming", entonces, yo supongo que, van a poner más tiempo, esfuerzo y dinero en la fabricación de la parte de la compañía de su sección más fuerte. 2. Netflix, en mi opinión, es el más fácil, la empresa más barata, más eficiente para ver películas. Algunas de sus ventajas son: Es más barato que la mayoría de los competidores, tiene una enorme variedad de películas y programas de T.V., y se puede acceder a él desde el lujo de su casa, oficina, teléfono/ tablets y entre otros, a diferencia de Redbox. Los recursos que tienen a su disposición sin duda les dan la ventaja. Redbox sería la solución más barata próxima a conseguir una película rápida, pero tienen una variedad muy limitada para elegir, también, tiene que levantarse y salir de la comodidad de su casa para conseguir la película. En un entorno poco saludable, como Estados Unidos, que ya perdió un porcentaje significativo de los clientes porque son perezosos y no quieren tener que hacer más trabajo simplemente para relajarse. Así es...

Words: 527 - Pages: 3

Free Essay

Category Management

...Manual de Uso KatWise Category Managment Game Índice pág o Manual del Participante...................................................... 2 1 Juegos y Simulaciones ......................................................... 2 1.1 Datos del Juego ..............................................................................3 1.2 Información de Entrada..................................................................3 1.2.1 1.2.2 Ventas promedio de la categoría..........................................................4 Segmentación de Mercado ..................................................................4 1.3 Menú del Juego ..............................................................................5 1.3.1 1.3.2 Comentarios ........................................................................................5 Mix de Productos activos para semana actual del juego ......................5 1.4 Jugada semana x.............................................................................5 1.4.1 1.4.2 1.4.3 1.4.4 1.4.5 Decisiones Surtido Productos y Precios...............................................6 Decisiones Promociones......................................................................7 Decisiones Cantidad/Volumen ............................................................9 Grupos de SKU para la semana ...........................................................9 Frecuencia de reposición .........................................

Words: 1989 - Pages: 8

Free Essay

7 Habitos

...Hábitos de las Personas Altamente Efectivas” se comenta que un hábito se considera la intercesión del conocimiento, la habilidad y el deseo. El conocimiento es el componente teórico (¿qué hacer y por qué hacerlo?), la habilidad la parte práctica (¿cómo hacerlo?) y el deseo es la parte de motivación (el querer hacerlo) para que en nuestra vida se vuelva un habito debemos tener los 3 componentes. Covey realizó estudios en literatura que hablaba del éxito y notó que la mayoría se basaron en el carácter, en principio lo que se puede llamar ética del carácter como Integridad, Fidelidad, Coraje, Compasión, Contribución, Responsabilidad, Justicia. Pero debido a los cambios sociales el énfasis cambio, viró la ética del carácter a ética de personalidad pero esta se enfoca más en como parecer que en cómo ser, Por lo que si un líder no tiene sus raíces en la ética del carácter es decir si aprende como influenciar mal a la gente, utilizar a su favor y para su propio beneficio el hecho de que puede manipular a las personas, en situaciones difíciles no serían personas confiables. Un buen líder o aun las empresas que quieren mejorar deben trabajar en las bases éticas que son los principios, ya que las técnicas pueden ser muchas (para relaciones humanas, relaciones públicas, comunicación, administración) cambian según los intereses. Carácter y competencia.- Se debe trabajar en el carácter para tener confiabilidad, la confiabilidad se construye con la combinación de carácter y competencia...

Words: 505 - Pages: 3

Free Essay

Audit

...parcial o completo de alguien y no poner cita, ya que ahí estas poniendo que esas ideas son tuyas, este problema es muy grabe en la UDEM por eso se toman diferentes medidas para evitar el plagio como por ejemplo: Expresión de ideas Mapas Conceptuales. Los mapas conceptuales sirven para poner en práctica el modelo de aprendizaje significativo de AUSUBEL. Son una técnica o método de aprendizaje cuya función es tener una mejor comprensión de los conocimientos que el alumno tiene que aprender y relacionarlos entre sí o con otros que ya posee. Los elementos que integran un mapa conceptual es el concepto que se refiere a hecho, objetos cualidades, entre otras, también están las palabras enlace que son los verbos, las preposiciones, las conjunciones, el adverbio y en general todas las que no sean de concepto, por último se encuentra la preposición que es la frase con un significado determinado Mapas Mentales Es una técnica que nos permite entrar en nuestra mente de manera más creativa, su efecto es más rápido que en conceptual, es un método más eficaz de organizar ideas. de Montes Z. (1996). Más Allá de la Educación. Caracas, Venezuela: Editorial Galac. p. 217 Uso de escritos de autores principales Autoría y Autoridad Autor: Responsable de algo más que su propio texto Autoridad: La tiene el autor sobre la evaluación de su información. Contenido: Criterio importante a evaluar, la calidad de la información que presenta es determinante. Propósito: Se detalla en el documento para...

Words: 460 - Pages: 2

Free Essay

Business Intelligence En Las Organizaciones

...con día la competencia entre las empresas se vuelve más aguerrida, donde los pequeños detalles son los que mantienen a las empresas funcionando y generando ganancias. El uso de herramientas dentro de los negocios se está volviendo cada vez más común; sin embargo, no todas los negocios las emplean de forma correcta o lo hacen sin ocupar todo su potencial, es por eso que la Inteligencia de Negocios y el análisis se han convertido en una prioridad para los directivos con el objetivo de controlar de formas más eficientes sus procesos y de esta manera alcanzar el éxito. ¿Qué es BI? La inteligencia en los negocios o “business intelligence” es una herramienta de uso en los negocios que permite aprovechar de mejor forma la información para generar beneficios. Ernst y Young define inteligencia en los negocios como “La aplicación innovadora de la información analítica, la planeación empresarial y el monitoreo de clase mundial para acelerar el logro de los objetivos del negocio.” Y establece que permite a la empresa administrar de mejor manera impulsores de desempeño, riesgo y calidad al mejorar el “coeficiente intelectual” de la empresa. Alcance La herramienta de Business Intelligence (BI) crea conocimiento utilizando los datos con los que cuenta la organización. Su alcance se orienta principalmente a buscar que dicho conocimiento generado apoye la toma de decisiones para que de esta manera la empresa pueda volverse más eficiente y se pueda enfrentar de mejor manera a la competencia...

Words: 1135 - Pages: 5

Free Essay

Termino de Contrato

...las condiciones y procedimientos para poner fin a un contrato de trabajo. Las cosas han estado mal en la fábrica de Don Fernando. Las bajas ventas están causando grandes números rojos, y para salir a flote va a tener que reducir, es decir, despedir personal. Pero, ¿cómo hacerlo? ¿Qué causas legales puede invocar para eso, y qué documentos debe gestionar? ¿Y corresponde pagar indemnización a los trabajadores que despedirá? ¿Cuáles son las causales legales para poner término a un contrato de trabajo? Muerte del trabajador. Mutuo acuerdo entre las partes. Renuncia voluntaria. Vencimiento del plazo convenido en el contrato. Fin del trabajo o servicio que originó el contrato. Caso fortuito o fuerza mayor. Conducta indebida de carácter grave, que debe ser comprobada. Por ejemplo, falta de probidad del trabajador, acoso sexual o conducta inmoral. Negociaciones que ejecute el trabajador dentro del negocio y que aparecen como prohibidas en el contrato. Que el trabajador no acuda a sus labores sin causa justificada durante dos días seguidos, o dos lunes en el mes, o un total de tres días en el mes. Abandono del trabajo por parte del trabajador. Actos, omisiones o imprudencias que afecten el funcionamiento del establecimiento, la seguridad o la actividad de los trabajadores. Daño material causado intencionalmente en las instalaciones, maquinarias, herramientas, útiles de trabajo, productos o mercaderías. Incumplimiento grave de las obligaciones que impone el contrato. Por necesidades...

Words: 508 - Pages: 3

Premium Essay

Learning Team Assignment: Case Study Discussion & Executive Summary

...Lacocca consideró que con el fin de captar una mayor cuota del mercado, Ford debe seguir siendo competitivos y tomando una decisión sobre poner el dinero antes de las vidas humanas. La Ford Motor claramente ejerció la ética pobremente, con los estudios que realizó Ford en aquel entonces mostró un defecto claro con el tanque de gasolina del Ford Pinto, y el tanque de gas tenía una propensión a la ruptura de impacto trasero a baja velocidad. La falta de responsabilidad social escalando a nuevas niveles en este caso en el que Ford fue la primera empresa que presento cargos penales por homicidio, debido a su comportamiento despreciable e inhumano. El Pinto fue trasladado de urgencia en un tiempo récord desde la planificación hasta la producción con el fin de satisfacer las expectativas de los nuevos Ford Iacocca del presidente Lee, y poner en los concesionarios cerca de un año y medio más rápido que los vehículos de la década de 1970. Ford llevó a cabo pruebas de choque y se dio cuenta del problema con el tanque de gas de Pinto, sin embargo, su preocupación por mantener los costos bajos por debajo de dos mil dólares por vehículo, les impidió hacer una simple once modificación de dólares para el depósito de gasolina y el parachoques que se haya corregido el problema . La gravedad y la gravedad de la negligencia de Ford se puso de manifiesto por sus repetidas declaraciones de "la seguridad no tiene que vender", demostrando la cultura y el sentimiento de Lee Iacocca que el costo era...

Words: 370 - Pages: 2

Free Essay

Apa Quote Resume

...no académicos en la WWW sin autor CD Room Resúmenes (abstracts)   [pic] Citas textuales • Citas textuales menores de 40 palabras Van dentro del párrafo u oración y se les añaden comillas al principio y al final.  • Citas textuales de 40 palabras o más Se ponen en párrafo aparte, sin comillas y con sangría del lado izquierdo de 5 golpes. Dejar las citas a doble espacio, igual que el texto normal. La primera línea de la cita textual no lleva ninguna sangría adicional.  Use tres puntos suspensivos (sin poner entre paréntesis) dentro de una cita para indicar que se ha omitido material de la oración original. Use cuatro puntos suspensivos (sin poner entre paréntesis) para indicar cualquier omisión entre dos oraciones de la fuente original.  No se usen los puntos suspensivos al principio ni al final de una cita, aún en caso de que se haya omitido material.  Use corchetes, no paréntesis, para incluir agregados o explicaciones de usted.  • Citas indirectas y sumarios Son citas específicas o generales de ideas o datos de una fuente pero descritas con nuestras propias palabras. Deben ser fieles al sentido, idea y contexto originales.  • Identificación de la fuente antes o después  de cualquier tipo de cita Se debe incluir el apellido o apellidos del autor o autores, el año en que se publicó la obra donde encontramos la...

Words: 1326 - Pages: 6

Free Essay

Pirates

...| 1 Gua del usuario de Deep Freeze Standard 2 | Modificado por ltima vez: Abril de 2010 © 1999 - 2010 Faronics Corporation. Todos los derechos reservados. Faronics, Deep Freeze, Consola Faronics Core, Faronics Anti-Executable, Faronics Device Filter, Faronics Power Save, Faronics Insight, Faronics System Profiler y WINSelect son marcas comerciales y/o marcas registradas de Faronics Corporation. El resto de los nombres de productos y compaas son marcas comerciales de sus respectivos dueos. Gua del usuario de Deep Freeze Standard | Índice 3 Prlogo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 5 Informacin importante. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 6 Acerca de Faronics. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 6 Documentacin del producto . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 6 Soporte Tcnico . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 7 Informacin de contacto . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 7 Introduccin . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 9 Requerimientos del sistema . . . . . . . . . . . . ....

Words: 2350 - Pages: 10

Free Essay

Safelite Autoglass

...al CEO de Safelite adoptar el nuevo plan?¿Por qué? Recomendaríamos el nuevo Plan de pago por productividad, pero con algunas modificaciones. Creemos que efectivamente existe un problema de productividad que si no se ataja podría ser perjudicial para Safelite a corto plazo. En este tipo de sector suele ser habitual un sistema de retribución “tanto trabajas tanto cobras” ya que la mano de obra no es cualificada y el trabajo suele ser repetitivo y relativamente sencillo. La implementación de este nuevo plan, motivaría a aquellos empleados que si desean ganar más o demostrar su valía frente aquellos que simplemente son más complacientes. También permitiría ser más eficientes, ya que al cobrar por trabajo realizado, será el propio empleado el que se preocupe antes de salir de confirmar que las piezas y la dirección son las correctas (mediante llamadas e inspecciones), evitándose nuevas programaciones y la pérdida de tiempo y coste que conlleva. Sin embargo, hay que tener en cuenta que no todos los problemas son debidos a los técnicos, es por eso, que el Plan debe de tener en cuenta factores como la estacionalidad en la demanda del trabajo, errores de comunicación, inclemencias meteorológicas, etc. En estos casos es difícil utilizar medidas objetivas de rendimiento para crear los incentivos ideales, por lo que, se debería compensar con una parte fija o proporcionarles otro trabajo en épocas de baja demanda para evitar que se vayan a la competencia, por tanto, la recompensa...

Words: 772 - Pages: 4

Free Essay

Minicase Land Escape Vacation Club Spanish

...se Mini-case: Land Escape Vacation Club Questions 1. In what career stage would you place each of the three salespeople? Catalina Curtis -> Catalina se encuentra en la etapa de establecimiento. Se ha dado cuenta que este trabajo podría ser para un largo plazo. La principal motivación de su trabajo perla de superar el el duro momento económico que vive con tu familia y la de continuar dando una educación privada a sus hijos. Zach Jones -> Zach se encuentra la etapa de exploración. Todo y por ser una facilidad innata para este trabajo no sabe si seguirá en el mundo de las ventas ya que no tiene claro su futuro. Todo y esto Denis no supervisa y guía porque ve en el una posibilidad de éxito en este tipo de trabajo. John Sargent -> John se encuentra en la tapa de desconexión. Después de 12 años en la empresa has asegura tener plena conocimiento del arte de vender, por lo que dice que trabajo lo justo y necesario para conseguir una venta. Ahora mismo su principal interés es el de su pasatiempo que es coleccionar arte. 2. If you where the sales manager, how would you motivate each salesperson? Explain your recommendations. Catalina Curtis -> el modo al que recurriría para motivar a Catalina sería el de proporcionarle una situación de trabajo más estable para...

Words: 793 - Pages: 4

Free Essay

Consenso de Washington

...Cuando los economistas hablan del Consenso de Washington, se refieren a una lista de 10 recomendaciones en materia de política económica, equivalente a una guía de instrucciones universal para países. El consenso se dirige particularmente a los países que no han profundizado lo suficiente en el capitalismo, y fue escrito pensando en los de América Latina. Por lo tanto, los países pobres que hasta el momento no habían llegado a la prosperidad de EEUU, Europa o Japón, estaba claro que deberían aplicarse y ‘ajustarse’, entonces más que nunca, en base a las tesis neoliberales que profería Washington. Se hacía conveniente establecer una vara universal de medir el buen gobierno de cada país en función de cómo aplicara dichas políticas visualizadas por los poderes de Washington. El CW ha definido un proceso de globalización, como decíamos muy concreto, homogéneo y ciertamente desalentador, a pesar de las imágenes idílicas construidas por las agencias de relaciones públicas . De este modo, el sistema financiero internacional y el modelo de asignación de recursos, se han definido en base a la lógica de un mercado de escala mundial. Un mercado mundial donde se impone la lógica del lograr máximos beneficios en el menor de los plazos posible. El factor clave que condujo a la implementación masiva del CW, fue la alianza entre poder político oligárquico en el Sur y capitalistas transnacionales en el Norte con necesidad de crecer. Ambos se iban a beneficiar si aplicaban el modelo neoliberal aún...

Words: 718 - Pages: 3

Premium Essay

Comportamiento Organizacional

...5. Algunos críticos dicen que la política de poner a la gente primero no produce utilidades elevadas, sino que las utilidades elevadas permiten establecer una política de poner a la gente primero. ¿Está de acuerdo? No estoy de acuerdo, creo que más allá de la tecnología, procesos y estrategias, la gente es el máximo agente transformador. Se ha demostrado que causas como un pobre liderazgo, resistencia al cambio, incompatibilidad de culturas e inadecuada capacitación son causas comunes de por qué fallan las transformaciones organizacionales. Si bien es cierto existen instituciones con utilidades altas y que no son consideradas como buenos lugares para trabajar las cuales compensan la falta de interés en su trabajador con buenos y jugosos bonos de productividad, pero también es cierto que hoy en día la gente que trabaja le da la misma importancia a su vida persona que a su vida laboral, es decir, ya no todo es trabajo. Creo que con el pasar de los años la gente es mas consciente de esto y muchas de ellas no duran mucho tiempo en un lugar donde no se sientan cómodos para trabajar. Creo que para toda persona que labora dentro de una institución es básico sentirse importante, sentir que es parte de ella. Cada vez hay más pruebas de que las organizaciones de éxito ponen a la gente primero. Los administradores han aprendido que los empleados de su organización son su única ventaja competitiva ya que es más difícil de emular una fuerza de trabajo compuesta por personas bien preparadas...

Words: 289 - Pages: 2