Free Essay

O Cravo Bem Temperado

In:

Submitted By marianasantosms
Words 852
Pages 4
Introdução
O Cravo Bem Temperado, no original alemão: Das Wohltemperirte Clavier, é uma colecção de música para teclado solo, composta por Johann Sebastian Bach. É uma famosa série de prelúdios e fugas, certamente a mais conhecida das obras do compositor para cordofones de tecla.
Inicialmente, o compositor deu esse título a um livro de prelúdios e fugas escritos nos vinte e quatro tons maiores e menores, publicado em 1722 “para o proveito e uso dos jovens músicos desejosos de aprender e, especialmente, para o entretenimento daqueles já experientes”. Mais tarde, foi compilado o segundo livro da mesma espécie, em 1744. Actualmente, os dois volumes são as partes constituintes de O Cravo Bem Temperado.
O estilo de Bach caiu no desfavor das pessoas por volta da data da sua morte. Mas, com o amadurecimento do estilo Clássico, por volta dos anos 1770, O Cravo Bem Temperado começou a influenciar a história da música, tendo Haydn e Mozart estudado detalhadamente a obra.

História da Composição
Como já foi mencionado, a primeira parte foi publicada em 1722, em Cöthen e a segunda, aproximadamente vinte anos mais tarte, em Leipzig. Cada uma das partes é composta por vinte e quatro pares de prelúdios e fugas, um prelúdio e uma fuga em cada uma das tonalidades maiores e menores. O primeiro par é em Dó maior, o segundo em Dó menor, o terceiro em Dó sustenido maior, e assim por diante. O padrão cromático ascendente continua até que todas as tonalidades tenham sido representadas, concluindo com uma fuga em Si menor.
A primeira parte é mais homogénea no estilo e no propósito do que a segunda, que inclui composições de muitos períodos diferentes da vida de Bach. Além de pretender demonstrar que era possível, graças à novidade que constituía então a afinação com temperamento igual, utilizar todas as tonalidades, Bach revelou especiais intenções didácticas na 1ª parte.

Estilo musical e conteúdo
Musicalmente, a regularidade estrutural de O Cravo Bem Temperado engloba também uma gama extraordinariamente vasta de estilos.
Os prelúdios são formalmente livres, embora individualmente muitos exibam formas melódicas tipicamente barrocas, frequentemente vinculados a uma coda estendida e livre). Na maior parte deles dá-se ao executante uma única incumbência técnica bem definida; assim, poderíamos chamar-lhes, recorrendo à terminologia de uma época posterior, estudos. Os objectivos didácticos de O Cravo Bem Temperado não se limitam, porém, às simples questões técnicas, pois os prelúdios ilustram diferentes tipos de composição para tecla.
As fugas exibem uma enorme variedade de estilos e características, maravilhosamente variadas nos temas, na textura, na forma e no tratamento. Constituem um verdadeiro compêndio de todas as possibilidades de escrita fugada concentrada e monotemática. Empregam todos os recursos contrapontísticos da forma, exposição fugal, inversão do tema, stretto, entre outros. Cada fuga é marcada por um número de vozes que varia entre dois e cinco, sendo a grande maioria composta por três e quatro vozes.

Temperamento
O título dado por Bach à obra, sugere que ele escreveu para um sistema de afinação bem temperado, de doze notas, no qual todas as notas soam em consonância. Encontra-se em discussão se Bach pretendia uma faixa de temperamentos similares, talvez até sendo um pouco alterado de peça para peça, ou se pretendia uma solução única, específica, bem temperada para todos os casos. Forkel, o primeiro biógrafo do compositor, relata que Bach afinava os seus próprios cravos e clavicóridos, pois achava insatisfatória a afinação feita por outros. Ele próprio tocava em todas as afinações e modulava para afinações distantes sem que ouvintes quase pudessem perceber.

Importância tardia e influência
O Cravo Bem Temperado é uma das obras musicais mais importantes da música ocidental, de grande envergadura, profundidade, diversidade musical (estética e psicológica) e de grande complexidade, que demonstrou tanto tecnicamente como por meio de sua grandiosidade, o potencial musical das afinações bem temperadas. Tais temperamentos, permitiram infinitas modulações em tonalidades bastante diferentes, estabelecendo a base harmónica da música clássica de Bach em diante.
Embora a obra de Bach não fosse a primeira composição utilizando todas as tonalidades, de longe foi a mais influente. A possibilidade de modular até regiões harmonicamente remotas, e portanto, criar efeitos psicológicos e estéticos, que foi amplamente desenvolvida no período românico e pós romântico, levou, finalmente, à dissolução do próprio sistema tonal na obra de Schomberg e outros compositores atonais do início do séc. XX.
Além do uso de todas as tonalidades, O Cravo Bem Temperado também é único quanto à grande variedade de técnicas e modos de expressão utilizados por Bach nas fugas. Muitos compositores posteriores estudaram a obra de forma a melhorarem a sua própria escrita da forma fuga.
A primeira gravação integral de O Cravo Bem Temperado foi feita por Edwin Fischer entre 1933 e 1936.

“A publicação de O Cravo Bem Temperado de Bach, em 1722, é um dos marcos da história da música europeia. Mesmo que durante a sua vida a sua influência tenha sido rápida e dramática, mais tarde, tanto Mozart como Bethoven pagaram tributo ao brilhantismo e à importância da colecção.”

Bibliografia * Wikipédia * Grout, D. J. & Palisca, C. V. (2005). História da Música Ocidental, 3ªEd. Gradiva, Lisboa

Similar Documents

Free Essay

Barbecue

... • Óleo de Soja 1º Corte o miolo da alcatra já toda limpo em medalhões de cerca de dois centímetros; 2º Passe sal grosso por toda a carne, dos dois lados; 3º Espalhe uma camada fina de óleo de soja por toda a carne; 4º Polvilhe toda a carne com pimenta do reino à gosto. Cuidado para não exagerar; 5º Depois de levar à grelha (30 centímetros da brasa) bem quente por 15 minutos (metade de cada lado), sirva acompanhado da salada de sua preferência. 2. Bife de Tira 1º - Povidencie uma picanha de boa qualidade (bem marmorizada) pesando aproximadamente 1,2kg; 2º - Coloque a peça com a gordura voltada para cima sobre uma boa tábua de carne, de preferência de madeira, porque sobre superfícies muito lisas a carne ou a faca podem escorregar e causar acidentes além de prejudicar o corte e estragar o fio da faca; 3º - Com uma faca bem afiada, corte a ponta do triângulo da picanha (segure a faca com firmeza para dar direção ao corte). 4º - Em seguida, corte perpendicularmente as duas laterais da picanha, deixando inteiro apenas o miolo da peça. 5º - Na ponta do miolo, do lado onde foi retirado o triângulo, bem no meio, insira a faca com bastante cuidado... 6º - ...e vá cortando bem devagar e com firmeza para não estragar o corte deixando-o torto. Corte até a altura da base, sem contudo separar os pedaços. 7º - O miolo aberto ficará com a aparência de um bife comprido. Se for necessário apare ainda a gordura excedente (o ideal é apenas 1 dedo de espessura)...

Words: 15595 - Pages: 63