Free Essay

Relato de ExperiêNcia: Os Grupos de DiscussãO Baseados Na Teoria Balintiana Otimizam a RelaçãO MéDico-Paciente

In:

Submitted By Lorraineduarte
Words 424
Pages 2
Michael Balint foi um psicanalista que desenvolveu grupos de discussão acerca de experiências na prática clínica que acarretaram no desenvolvimento da Teoria Balintiana e de sua obra O Médico, Seu Paciente e a Doença.
A partir disso, o objetivo deste trabalho é relatar a experiência do estudo da Teoria Balintiana, além de demonstrar como o desenvolvimento dos grupos Balint durante o ensino médico otimizam a escuta terapêutica na relação médico-paciente.
Metodologia
Descrição e análise da vivência de estudantes do segundo ano do curso de Medicina durante um ano, em que foi feito o estudo (como eixo pedagógico de desenvolvimento) da Teoria Balintiana, além das atividades práticas direcionadas à discussão da relação médico-paciente nos grupos Balint.
Discussão
Um dos pilares da Teoria Balintiana concentra-se na importância que o médico tem na relação com seu doente, sendo o médico tal qual uma “droga” que deve saber usar-se em doses terapêuticas. O profissional enquanto droga pode ser benéfica ou maléfica ao paciente, desencadeando o que ficou conhecido como “alergias”. Mais do que a própria prescrição de um medicamento qualquer o médico coloca muito de si mesmo e da relação médico-paciente na prescrição, podendo ser fator motivador ou desestimulante para o paciente no seguimento do seu tratamento, de forma a ampliar, ou não, o efeito do remédio por ele receitado. Há outro aspecto também no que se refere à oferta da doença. É importante que o profissional médico seja capacitado para captar aquilo que não é ofertado de maneira clara, pois geralmente a principal causa da doença não é transmitida de maneira clara, exigindo assim técnica apurada do profissional para sua identificação. O médico tem a opção frente à oferta da doença, de entender o modo em que o paciente organizou-a e a ofertou, tentando desorganizá-la e convencer o paciente do processo que o levou ao estado em que se encontra; e tem a opção de ignorar a doença ofertada pelo paciente.
Conclusão:
A partir da discussão em grupos da teoria Balintiana entre estudantes de medicina do segundo ano, observa-se que é necessário que o médico saiba se oferecer de forma adequada ao paciente, sabendo o acolher o de forma adequada e cuidadosa. Além disso, não só a causa biológica deve ser investigada, mas também os fatores biopsicossociais, por mais que não sejam ofertados de forma explícita pelo paciente. Considera-se importante também o estudo da teoria balintiana na grade curricular da graduação do estudante de medicina, pois o capacita a uma a visão do doente como um todo.

Similar Documents