Free Essay

Relatorio Coeficiente de Descarga

In:

Submitted By fernandohc
Words 361
Pages 2
Em um escoamento em que os equipamentos não são perfeitos, há perdas de carga decorrentes do atrito e da turbulência pela passagem do fluido pelo bocal. Isso faz com que a velocidade real do escoamento seja menor que a velocidade teórica calculada.Assim ,é necessário um fator de correção que é manifestado na forma de Cd. O coeficiente de descarga [pic] é a razão entre a vazão real que escoa através do medidor e a vazão teórica, ou seja, é a relação da descarga real através do dispositivo para a descarga ideal. É notório também que o coeficiente de descarga é um adimensional.

Sendo a descarga ideal (A* raiz( 2gH) ) obtida aplicando-se a equação de Bernoulli no reservatório.

O coeficiente de descarga também pode ser escrito em termos do coeficiente de velocidade e do coeficiente de contração:

Cd = Cv *Cc (1)

Cv é determinado experimentalmente e é função do diâmetro do bocal, da carga hidráulica e da forma do bocal.
Considerando:

V= Cd * raiz(2gh) (2)

Lembrando que vazão é a velocidade multiplicada pela área,na forma:

Q=V*A (3)

Então substituindo a equação (3 ) em (2), chega- se a equação:

Cd = Q / A * raiz(2gH) = descarga real/ descarga ideal (4)

Onde: A = seção reta do dispositivo (em m2 ou ft2);
H = altura de carga total que causa o escoamento, em metros ou ft de fluido.

Pode-se mostrar, através de uma análise dimensional, que o coeficiente de descarga, [pic], é função da densidade do fluido, da vazão, de um diâmetro característico, entre:
a) área do orifício;
b) sua forma;
c)carga h sobre o centro do orifício;
d) condições da borda;
e) localização do orifício (próximo à superfície, próximo ao fundo, no fundo);
f) condições da veia à jusante (após o orifício), isto é, com jato livre, afogado total ou parcialmente;
g)viscosidade do líquido.

Para uma determinação mais rigorosa do coeficiente de descarga, todos esses fatores devem ser considerados, então conclui-se que o seu valor não é constante e varia com o número de Reynolds do escoamento.

Bibliografia www.fem.unicamp.br/~em712/vazao.doc www.unb.br/ft/enm/vortex/ftp/MecFlu1/Exp4_Medida_de_Vaz%E3o.pdf

Similar Documents

Free Essay

Rima

...RELATÓRIO DE IMPACTO AMBIENTAL - RIMA COMPLEXO PETROQUÍMICO DO RIO DE JANEIRO Sumário O relatório de impacto ambiental ......................................................................... 03 Como ler este relatório ? ...................................................................................... 04 COMPERJ : renovação econômica e ambiental para o estado do Rio de Janeiro ........ 05 O empreendedor ............................................................................................... 07 Objetivos .......................................................................................................... 09 Do petróleo ao plástico ....................................................................................... 17 Escolha do local e tecnologias ............................................................................. 33 O meio ambiente ............................................................................................... 45 Avaliação dos impactos ambientais e cenários futuros ............................................ 89 Medidas, planos e programas ambientais ........................................................... 111 Conclusões ......................................................................................................135 Glossário ........................................................................................................ 141 Equipe técnica ..................................................................

Words: 36170 - Pages: 145