Free Essay

Marketing Plan

In:

Submitted By miggas22
Words 16475
Pages 66
Marketing
2º Semestre 2011/2012

F ND ME “Don’t lose your life”®

T6
150110195 João Janeiro
150110028 Miguel Gaspar
150110110 Rita Monteiro
150110046 Soraia Teixeira

SUMÁRIO EXECUTIVO

A pensar nas pessoas mais distraídas e atarefadas, criamos o FINDEM. A apenas um telefonema de distância, este conjunto de autocolantes permite localizar todos aqueles objectos importantes que andam sempre desaparecidos.

Com o stress do dia-a-dia cada vez temos menos tempo para nos lembrar onde deixamos objectos pequenos mas essenciais; chaves de casa, carteira, relógio, entre outros... O FIND ME vem acabar com esta preocupação. Para além de saber sempre onde estão os seus bens, consegue encontrá-los muito rapidamente.

Associados a um número específico, basta colar estes pequenos dispositivos com GPS nos objectos que pretende, para saber onde eles se encontram. E se achar que estão na sua proximidade basta ligar-lhes para que o dispositivo emita um som.

Este produto será vendido inicialmente em packs com 4 localizadores para satisfazer as necessidades dos consumidores. O dispositivo funcionará apenas com uma pilha de relógio substituível. A partir do momento em que o utilizador colocasse o autocolante no objecto, passaria a poder localiza-lo sempre que precisasse através de um telefone, ou aplicação disponível para “smartphones” e computadores. Esta última permite visualizar através do Google Maps a localização exacta do seu objecto.

Apesar de já existirem chips GPS para localizar os bens mais preciosos, desde automóveis roubados a malas de viagem perdidas ou mesmo cachorrinhos de estimação, o FINDME permite adaptar este produto a bens comuns mas não menos importantes. Como referimos anteriormente, este aparelho facilita a sua procura, pois, para além de usar o sistema de posicionamento global, é possível encontrar o bem utilizando apenas a componente sonora desde que esteja relativamente próximo.

Em suma, o FINDME procura conjugar a tecnologia actual com a necessidade que todos temos de saber onde se encontram os bens que utilizamos diariamente. Afinal, quem nunca desejou puder encontrar a carteira ligando para ela?!

ÍNDICE

INTRODUÇÃO .....................................................................................4

I-ANÁLISE DO MERCADO................................................................... 5
1-Análise do consumidor ................................................................5
2-Análise do ambiente ....................................................................9 interno .....................................................................................9
Externo ...................................................................................10
3- Análise do modelo das 5 forças de Porter ...............................12
4-Análise da concorrência ...........................................................13 directa .....................................................................................13 * em Portugal ..................................................................14 indirecta ..................................................................................15
5-Análise SWOT ..........................................................................16

II-ESTRATÉGIA DE MARKETING ........................................................19
1-mercado-alvo.............................................................................19
Segmenting...............................................................................19 targeting ..................................................................................20 positioning ................................................................................22
2-marketing mix ............................................................................23 product/brand ..........................................................................23 price ..........................................................................................26 place......................................................................................... 27 promotion................................................................................ 28

III- ANÁLISE FINANCEIRA ...............................................................33 1- custos .........................................................................................33 fixos ............................................................................................33 variáveis ......................................................................................35 inerentes ao 1º ano ......................................................................36 * investimento .....................................................................36 * promoção/publicidade (Set2012-Set2013) ........................37
2-Break-even-point ...........................................................................38
3-demonstração de resultados ........................................................39
4-balanço .........................................................................................40

IV-PLANO DE CONTIGÊNCIA ................................................................41

V-PERSPECTIVAS FUTURAS ................................................................42

VI – CONCLUSÃO .................................................................................43

VII – ANEXOS .......................................................................................44

“DON’T LOSE YOUR LIFE”

Em poucas palavras, O FIND ME consiste num conjunto de micro chips autocolantes que permitem encontrar facilmente e rapidamente os objectos a que estão colados. Se é distraído e anda sempre atrás dos seus pertences, o FIND ME é o gadjet ideal para si. Cada pack contém 4 autocolantes que poderá colar nos objectos que costuma perder. A um telefonema de distância e através de um mapa GPS passa a ser possível encontra-lo de uma forma rápida e cómoda.

Através de uma estratégia de marketing forte e consistente, queremos projectar a ideia de que o FIND ME é bem mais do que um gadjet. Da mesma maneira que, nos dias que correm, o telemóvel se tornou o nosso eterno e fiel companheiro, vai connosco para todo o lado pois é o que nos mantém em constante contacto com o resto da sociedade, queremos que o FIND ME seja percepcionado como o nosso amigo “solucionador de problemas”. Sempre que precisarmos de encontrar a carteira ou as chaves do carro ele está lá para nos ajudar.

É desta ideia que vem a inspiração para o slogan arrebatador que encontrámos para a marca. Queríamos uma frase simples mas marcante pela sua irreverência; um slogan que contrastasse com o nome FIND ME, denunciador do tipo de produto que vamos comercializar. Assim, a frase “Don’t lose your life” foi pensada para ter um duplo significado, por um lado referimo-nos ao aspecto do tempo que o FIND ME devolve ao nosso consumidor atarefado stressado, sem tempo a perder; e por outro “não percas a tua vida” no sentido em que, na nossa sociedade materialista, os bens mais básicos, como umas chaves de casa, acabam por ter uma enorme importância na nossa vida. Quem nunca desesperou por perder a carteira? Ao perder todos os cartões multibanco, de descontos, do centro de saúde, das finanças, que, apesar de não passarem de cartões de plástico, temos a sensação de estamos a perder um pedacinho daquilo que somos, daquilo que é a nossa vida. Assim, neste sentido ”life” representa estes bens que, apesar de não passarem de um objecto, são muito importantes no nosso dia-a-dia.

Posto isto, em primeiro lugar vamos estudar o mercado, o consumidor e a concorrência existente a fim de extrair os pontos fracos e fortes; as vantagens e desvantagens que o FIND ME tem. De seguida, iremos definir a nossa estratégia de marketing, em particular o plano para o ano de lançamento deste produto. Em terceiro lugar, apresentaremos o orçamento com a análise financeira e de rentabilidade do projecto; e por último, o plano de contingência e as perspetivas futuras para o Findme®.

I - Análise do mercado

1-Análise do consumidor

Antes de estabelecer um padrão de consumo para o FIND ME, é necessário inferir a propósito dos resultados do inquérito feito a consumidores aleatórios. (Anexo 1)

Após análise do inquérito conseguimos perceber quais os aspectos a considerar no desenvolvimento deste produto. Tendo em conta que estamos a fazer um inquérito com um propósito específico, considerámos o método o mais adequado para recolher o tipo de informação que precisávamos porque permite-nos fazer perguntas directamente aos consumidores escolhidos, e assim perceber as suas atitudes, preferências e os padrões de consumo face ao FINDME. É também importante referir que optámos por publicar o inquérito no Facebook e enviar por Correio Eletrónico porque queríamos chegar a uma população que estivesse relativamente confortável com a Internet visto que é um requisito para conseguir utilizar o nosso produto. Para além de que, a pesquisa “online” tem grandes benefícios em comparação com os outros tipos de pesquisas: permite custos de envio do inquérito muito mais baixos, respostas mais rápidas e isto tudo, conseguindo chegar a uma amostra da população mais elevada. Tal como Kotler referiu no seu livro PRINCIPLES OF MARKETING, “Online research marketing (…) is the largest single data collection methodology”.

Ainda assim, é de notar que basear- nos nas ideias que as pessoas têm de si próprias enquanto consumidoras pode levar a conclusões enviesadas. De facto, no inquérito estamos a pedir aos consumidores que façam uma autoavaliação e portanto pode acontecer que estes não tenham a consciência dos seus próprios comportamentos consumistas, ou quererem dar uma ideia diferente sobre elas mesmas se não se sentirem à vontade para responder a verdade, entre outros. Porém, considerou-se que este risco não tem uma dimensão suficiente para comprometer o estudo.

Passemos aos resultados do inquérito. Resumidamente, quando perguntámos quais os aspectos mais relevantes no processo de decisão de compra do FIND ME 87% dos 200 consumidores inquiridos consideraram a sua funcionalidade como o aspecto mais atractivo aos olhos do consumidor. De facto, o FIND ME acresce valor ao consumidor essencialmente a nível utilitário, ou seja, apesar de não ser um bem essencial, visto que é um bem que serve especificamente para facilitar a vida dos utilizadores, o consumidor vai comprar o FIND ME no intuito deste satisfazer a necessidade de encontrar as suas coisas rápida e facilmente. Não menos importante é o preço de venda, sendo que 41% dos questionados considerou este factor igualmente relevante na decisão de compra. Finalmente, perguntámos aos nossos inquiridos até que ponto o “design”, dos nossos autocolantes, era importante quando ponderavam adquirir o FIND ME. Tendo em conta que as respostas foram muito dispersas, não conseguimos estabelecer um padrão para este aspecto em concreto, isto porque apesar de 36% considerar relevante, a percentagem de consumidores que considera muito relevante e irrelevante é a mesma rondando os 20%. Contudo e não obstante, concluímos que se 36% da população em causa considera relevante e 20% muito relevante podemos afirmar que a maioria dos inquiridos tem em conta este aspecto (36%+20% = 58%> 50%). Ainda, 38% dos inquiridos afirmaram que era no mínimo necessário que o preço dos packs estivesse acima dos 10€ para ser percepcionado como um objecto de qualidade mas que não deveria ultrapassar os 50€. O lugar onde gostariam de ver o FIND ME à venda seria essencialmente em grandes superfícies retalhistas (61%). No entanto, 21% sugeriu a venda “online”, assim, no futuro, será importante considerar este ultima como um potencial canal de venda.

Através deste inquérito, facilmente percebemos o que é mais importante para o consumidor e onde é que este vai procurar o tipo de bens como o FIND ME. Contudo, o resultado do inquérito traz outras conclusões para além das referidas.

De facto, consoante o mercado, o consumidor reage aos seus estímulos respondendo de formas diferentes. Assim, com o estudo do comportamento do consumidor, pretendemos perceber de que forma os estímulos do mercado vão afectar os compradores. Estes comportamentos vão variar de acordo com a “Black Box” de cada pessoa.

Esta caixa negra do consumidor é composta por duas partes que vamos estudar ao pormenor a fim de perceber onde se enquadra o FIND ME na mente dos consumidores. Por outras palavras, vamos estudar como é que determinadas características do consumidor podem influenciar a maneira como este reage aos estímulos do mercado. Isto para perceber que características e factores tornam uma pessoa num potencial consumidor do FIND ME.

Existem 4 grandes factores que influenciam os padrões de consumo dos compradores, nomeadamente a cultura a que pertencem, os factores sociais, pessoais e psicológicos.

Antes de mais é importante definir o conceito de cultura. Cultura é o conjunto de valores, percepções, desejos e comportamentos que um membro de uma sociedade adquire graças a instituições como a família entre outras (escola, trabalho). Dentro da categoria dos factores culturais, podemos dividir a sociedade em subculturas, ou seja, grupos de pessoas que possuem valores comuns devido a experiências de vida partilhadas. Como por exemplo, assistimos à formação de subculturas na Europa dada a fácil mobilidade; por um lado a subcultura dos reformados e por outro a dos jovens trabalhadores, estes tendo vivido experiencias comuns acabam por ter os mesmos hábitos, valores e desejos.

Segundo o inquérito feito, mais de 60% da população inquirida considera-se uma pessoa distraída e anda regularmente à procura dos seus bens pessoais. Pouco menos de 70% possuem um “smartphone“ e quase 90% está familiarizado com o “GoogleMaps”. Assim, podemos afirmar com certeza que no caso do FIND ME, a subcultura tem uma forte influência pois é observável um determinado padrão nos hábitos dos inquiridos. Em consequência, este vai ser comercializado em grandes cidades e zonas cosmopolitas onde grande parte das pessoas leva um estilo de vida atarefado, stressante e “fast-moving”, onde há um contacto forte e permanente com novas tecnologias, com a Internet e onde as pessoas estão habituadas à inovação e ao aparecimento constante de novos produtos no mercado. Existe uma outra categoria dentro dos factores culturais que classifica os indivíduos consoante a classe social a que pertencem. Dadas as características do produto em estudo, podemos dizer que a pertença a uma determinada classe social não vai ser relevante para a escolha da compra de um pack FIND ME a não ser a nível económico. De facto, o seu custo relativamente elevado, 55€ por um pack de 4 identificadores, dificulta a compra a consumidores que pertencem a classes sociais mais baixas. Porém, é necessário sublinhar que dada a sociedade em que o nosso produto se insere (Ocidental) este produto pode ser desejável e alcançável em qualquer classe social pois a mobilidade entre classes nesta ultima é forte, os desejos de consumo das classes mais baixas facilmente convergem com os das classes mais altas.

A segunda categoria de factores influenciadores do comportamento de um comprador são os factores sociais. Estes podem ser desdobrados em três formas de influência, sendo que apenas duas vão ser relevantes para o estudo do tipo de consumidor FIND ME. De facto, o consumidor pode ser fortemente influenciado pelo grupo de pertença, pela família e amigos. Antes de mais, é importante explicar o significado de grupo de pertença. Este é o grupo social a que o consumidor pertence, é formado pelas pessoas com quem este convive no dia-a-dia e portanto acaba por se identificar, ou por ter os mesmos hábitos ou por possuir os mesmos gostos. Logicamente, é frequente possuírem também o mesmo tipo de bens.

Contudo, como o FIND ME é um gadjet tecnológico, é razoável considerá-lo como um luxo privado na matriz que relaciona a influência dos grupos sociais com o tipo de produto em causa. De facto, vemos que, por ser um bem com as características de “ private luxuries”, o grupo vai ter uma fraca influência na escolha da marca mas uma forte influência na escolha do produto. Isto porque, como o FIND ME é um gadjet, podemos considerar que o consumidor vai ter a mesma atitude que tem perante um jogo de computador ou uma máquina fotográfica. Assim, apesar da publicidade através de revistas e expositores ser necessária, a forma de difusão mais eficaz será através da experimentação e do conhecimento transmitido boca-à-boca, ou seja essencialmente através de amigos e família que já são utilizadores ou que já ouviram falar deste produto. Daí surge a importância do grupo de pertença, nomeadamente dos grupos primários tais como a família e os amigos pois são as pessoas com quem o consumidor interage todos os dias de uma forma informal. Mais precisamente, a “ family procreation” pois é a instituição com maior influência no comportamento consumista de um indivíduo. Desta forma, o consumidor tem essencialmente o seu primeiro conhecimento, contacto com o FINDME através dos grupos anteriormente referidos. Visto que o nosso produto é um bem utilitário não vai ser símbolo de estatuto social, assim sendo esta última categoria de factores sociais não é relevante para a nossa análise. Por outro lado, é talvez razoável considerar um tipo de pessoa existente nos grupos de pertença: o líder de opinião. Este, tendo por alguma razão destaque dentro do grupo de pertença pode ter maior influência no consumidor. Por consequente, já que uma das melhores maneiras de dar a conhecer o FIND ME é através do conhecimento boca-a-boca pode ser importante ter especial atenção a este tipo de influenciadores durante a implementação da estratégia de marketing.

Em terceiro lugar, aparecem os factores pessoais. Esta é a categoria com maior importância porque contem os dois influenciadores com mais peso para o consumo de produtos como o FIND ME. De facto, entre o ciclo de vida, a ocupação, as condições económicas, o estilo de vida e a personalidade, a compra do nosso gadjet está fortemente relacionada com os dois últimos referidos. Isto porque o FIND ME não é propriamente restritivo em termos de ciclo de vida e idade. Apesar de ser direcionado para uma faixa etária mais jovem não implica que uma pessoa já reformada mas pertencendo à subcultura acima referida não veja interesse em adquirir este gadjet especialmente se for por exemplo distraída. A nível económico, é lógico que por custar 56€ não é qualquer pessoa que vai investir num objecto destes, mas visto que em termos de relação preço/qualidade/utilidade é um bem que compensa o seu custo, é acessível à maior parte da população da sociedade em que pretendemos comercializar. Assim, é o estilo de vida e a personalidade que vai ter um papel relevante no que diz respeito ao tipo de consumidor, de facto, o estilo de vida tem a ver com a relação que foi anteriormente estabelecida entre o produto e a subcultura em que se enquadra. E personalidade, porque tendencialmente, quem vai comprar o FIND ME é uma pessoa que se considera distraída e perde as suas coisas com facilidade.

É difícil classificar o FIND ME na pirâmide de Maslow porque, apesar de ser um bem muito útil, não deixa de ser totalmente dispensável na medida em que se quisermos facilmente conseguimos procurar as coisas por nos próprios. Assim, o FIND ME é um complemento cómodo, satisfazendo uma necessidade importante mas supérflua. Este apenas garante mais conforto e segurança a nível dos seus bens. Por tudo isto, podemos situá-lo algures entre o nível 2 (Segurança- da propriedade/bens) e o nível 4 (Estima- combater inseguranças face distrações, esquecimentos) (Anexo2).

Quanto ao processo de compra do consumidor concretamente, é necessário referir que existem quatro tipos de comportamentos que o consumidor pode ter consoante o tipo de produto e de compra. Estas quatro categorias diferem a nível de envolvimento (alto ou baixo) do consumidor na compra e a nível de diferença percepcionada por este em termos de marcas. Assim, o FIND ME encontra-se na categoria “complex buying behaviour” porque sendo um gadjet tecnológico exige um certo envolvimento por parte do comprador na medida em que em primeiro lugar, não é um objecto com funcionalidades comuns e portanto o objecto é de certa forma estranho ao quotidiano do consumidor. Assim, é compreensível que o consumidor precise de ser acerca dos seus atributos antes de comprá-lo. Ainda, este gadjet é um produto cujo preço não é propriamente baixo o que torna a compra arriscada. Por todas estas razoes, podemos dizer que o grau de envolvimento por parte do consumidor na compra do FIND ME é elevado e que existe uma diferença significativa entre marcas na medida em que as funcionalidades e a qualidade podem facilmente variar neste tipo de produtos de alta tecnologia.

2-Análise do ambiente

interno
O ambiente interno é o conjunto de forças internas que afectam a capacidade da empresa de servir os consumidores, através da criação de valor e da satisfação destes. A empresa não consegue atingir estes objectivos sozinha e por isso o seu sucesso depende também destas forças internas. Os seus principais intervenientes são a empresa, os fornecedores, a concorrência, os intermediários e os consumidores.

Para a empresa ter um bom plano de marketing deve ter em conta vários sectores como, a administração, a parte financeira, pesquisa e desenvolvimento e a compra dos produtos intermédios.

Os fornecedores são um importante elemento para a empresa pois para além de fornecerem os produtos intermédios que a empresa precisa para produzir os seus bens podem também ser “elementos chave” para a empresa conseguir ser mais competitiva face à concorrência. Pois se a esta consegue preços baixos através dos fornecedores os seus custos de fabrico vão ser menores o que irá permitir a empresa ter um preço de venda mais baixo e assim, ganhar vantagem competitiva.

Relativamente ao mercado da concorrência que não é muito grande para a empresa pois no nosso mercado alvo, o mercado português, não há conhecimento destas empresas com este tipo de produtos. Isto traz uma vantagem competitiva para o FIND ME.

Para o FIND ME os intermediários são muito importantes pois este é vendido através de retalhistas em grandes superfícies, não tendo lojas próprias. São os retalhistas que promovem e vendem o produto aos consumidores finais.

Existem no mercado vários tipos de clientes, mercados dos consumidores, o mercado empresarial, o mercado dos retalhistas, o mercado institucional, o mercado governamental e o mercado internacional. Este produto é dirigido a dois tipos de clientes, ao mercado dos consumidores e ao mercado dos retalhistas. Dirige-se ao mercado dos consumidores de forma a promover a marca e ter uma boa posição na mente dos consumidores, que são os consumidores finais, de forma a comprarem o produto, e dirige-se também ao mercado dos retalhistas pois estes são os seus intermediários que compram os produtos à empresa e vendem aos consumidores finais. Mais tarde, se a empresa tiver sucesso irá passar a abranger também o mercado internacional.

Também é importante falar dos vários tipos de públicos que existem. Os públicos são grupos que têm potencial interesse ou impacto na capacidade da empresa atingir os seus objectivos. Estes públicos são de financiamento, dos Media, governamentais, de cidadania, locais, gerais e internacionais.

O marketing do FIND ME dirige-se a alguns destes públicos em específico. Estes grupos são Media publics e General public. O primeiro, caracteriza-se por publicidade feita através de jornais, revistas, televisão, rádio, entre outros, e o segundo, caracteriza-se por a imagem do produto que as pessoas têm, que afecta as decisões de compra, investindo para promover e construir uma boa imagem do produto. E mais tarde como acima á foi referido, dependendo do sucesso do produto, poderá abranger também o público internacional.

A empresa pode preparar o seu plano marketing de acordo com os seus públicos-alvos e com o mercado dos seus clientes.

externo
No ambiente externo é necessário ter vários factores em conta, para isso, é importante fazer uma análise de Pestel. Esta análise permite compreender os factores políticos, económicos, sociais e tecnológicos. Estes factores que constituem o macro ambiente são muito importantes para a empresa perceber qual a melhor maneira de se ajustar a este mercado/indústria.

Nos dias de hoje, a tecnologia está cada vez mais presente no dia-a-dia. O progresso tecnológico é constante, e as empresas que não conseguem adaptar-se a esta “era tecnológica” ficam para trás, ou têm grandes dificuldades em ficar no mercado. Assistimos constantemente a facto de as pessoas estarem a ser cada vez mais trocadas por máquinas/tecnologias. O que as pessoas tinham de fazer antigamente, hoje em dia é substituído por máquinas que o fazem melhor, mais eficientemente e as pessoas gostam e preferem porque lhes trás uma maior comodidade e bem-estar. Por isso, nesta “era tecnológica” estar ligado às novas tecnologias é essencial. O FIND ME neste aspecto vai de encontro às necessidades e oportunidades do mercado, através da sua grande inovação tecnológica (micro GPS, micro cartão SIM, micro colunas). Sendo que neste aspecto surge uma oportunidade e não uma ameaça para o nosso produto. A nível do mercado português vai ter um impacto de inovação ainda maior porque vai ser o primeiro produto desta categoria (permitir encontrar qualquer objecto) a aparecer.

A nível social, com o passar dos anos têm-se verificado uma grande mudança nas sociedades. A prioridade da maioria das pessoas já não é casar e ter filhos, preferem antes apostar numa carreira profissional e mais tarde se as condições forem boas e se houver disponibilidade de tempo para conciliar a carreira com a família, constituir família. Nas grandes cidades, muito movimentadas onde a vida das pessoas é muito acelerada são o público-alvo para o FIND ME. Com o “stress” do dia-a-dia as pessoas mais distraídas esquecem-se por vezes onde deixaram coisas importantes, como as chaves de casa, os óculos de ver, a carteira, entre outros, e muitas vezes não têm tempo para andar a procura. O FIND ME proporciona a resolução rápida e eficaz deste problema. Para este produto, a idade e o género não são importantes pois este é acessível para qualquer idade, desde os mais novos até aos de mais idade. Os factores económicos são também muito importantes pois uma vez que Portugal se encontra em recessão/em tempos de crise, as pessoas estão menos dispostas a gastar dinheiro em coisas que não sejam essenciais para o seu dia-a-dia. O FIND ME surge como uma necessidade supérflua, pois ninguém precisa do FIND ME para sobreviver nem para viver bem. Porém, como o público-alvo do FIND ME são as classes médias, médias-altas e altas, em que o poder de compra destas pessoas é maior prevê-se que apesar de estarmos em tempos de crise o FIND ME terá sucesso neste mercado principalmente entre as classes média-alta e alta.

Relativamente aos aspectos políticos, como já foi referido, o FIND ME não vai ter qualquer impacto pois não viola qualquer tipo de lei.

A análise do ambiente externo permite adaptar ao exterior, e perceber todos os factores que afectam o ambiente interno da empresa.

3-Análise do modelo das 5 forças de Porter

Com a análise das 5 forças de Porter o objectivo é concluir acerca da atractividade da indústria em que o FIND ME se insere. As cinco forças essenciais para atingir tal conclusão são a ameaça de novos concorrentes, a ameaça de substitutos, o poder negocial dos consumidores, o poder negocial dos fornecedores e por fim a rivalidade competitiva.

Relativamente à ameaça de novos concorrentes, no nosso mercado os concorrentes apenas estão presentes via internet, sendo que a maioria dos consumidores não tem qualquer tipo de conhecimento de existência destes produtos. Os custos de investimento neste mercado são elevados o que constitui também uma barreira à entrada. Através das campanhas publicitárias do FIND ME, um dos objectivos é fidelizar, criar uma preferência por parte dos consumidores pela marca, o que se for bem-sucedido constituirá mais um entrave à entrada de novos concorrentes.

No que toca à ameaça de substitutos, o FIND ME vai criar uma patente para dificultar a criação de produtos muito semelhantes. E através da fidelização e preferência pela marca, outro dos objectivos é diminuir a facilidade em trocar o FIND ME por outro substituto.

O poder negocial dos consumidores nesta industria é fraco, pois há um grande número de consumidores (o mercado alvo do FIND ME vai desde os 15 anos até ao 65), a aquisição do produto é feita em pequenas quantidades, ou seja, um pack com quatro “autocolantes”, uma vez que no nosso mercado/indústria, como já foi dito, os nossos concorrentes apenas estão presentes via internet e não são conhecidos pelo consumidor, este não pode mudar para outro produto semelhante. Tendo em conta que outra das características do público-alvo do FIND ME é ser dirigido para as classes média, média-alta e alta, o preço praticado pelo FIND ME (56€ por pack com 4 “autocolantes”) é considerado acessível. Porém a única contrapartida é que o FIND ME não é um produto de extrema importância para o consumidor, por isso pode prescindir do mesmo facilmente.

Relativamente ao poder negocial dos fornecedores, hoje em dia há muitos produtores de GPS e micro GPS e também há muitos fornecedores de micro cartões SIM. Por isso mesmo, há uma fácil mudança de fornecedores sem grandes custos para a empresa, em caso de não haver contractos que o façam, pois a processo de produção destes produtos é sempre mais ou menos igual, estandardizado. Porém o FIND ME não tem produtos intermédios substitutos e estes são de extrema importância para a empresa conseguir produzir o seu produto.
Em suma, estas quatro forças já referidas permitem concluir a intensidade de competitividade da indústria. A rivalidade competitiva, desta indústria caracteriza-se por fraca intensidade competitiva, os concorrentes apenas estão presentes via internet, existem várias barreiras à entrada de novos concorrentes o que aumenta a atractividade, a ameaça dos produtos substitutos tende a ser amenizada através da fidelização e preferência pela marca e da patente, o grau de influência dos consumidores é fraco, o grau de influência dos produtores também não é muito devido há existência de vários fornecedores dos vários produtos intermédios porém não substitutos.

Concluindo, existe uma fraca rivalidade na indústria, o que a torna bastante atractiva.

4-Análise da concorrência

Concorrência Directa

* Loc8tor Lite (Anexo 11)
Consiste num aparelho que está ligado a alguns receptores (máximo 4), que quando emite um sinal, que nos indica onde está o receptor, através de som (emitido pelo receptor e emissor) e sinais luminosos, indicando se nos encontramos na direcção certa para encontrar o receptor.

Podemos concluir no quadro, que são produtos um pouco diferentes, uma vez que o Loc8tor Lite apenas tem a funcionalidade sonora, não tendo a função GPS, e apresentando algumas limitações como o facto de ter um aparelho emissor de sinal próprio (enquanto o FIND Me o faz pelo telemóvel) e o limite de alcance desse mesmo emissor. O preço também é substancialmente mais elevado, e apenas contem metade dos localizadores e tendo também um limite de 4 ligados ao emissor.

Existem outros aparelhos semelhantes ao Loc8tor Lite, como são o exemplo: “Click 'n Dig! Key Finder” (€28,95, por 2), “Incredibutton Remote Control, Key or Wallet Locator/Finder” (€10,95, por 1), “SmartFinder 4 way” (€29,50, por 4 dispositivos). Que têm exactamente a mesma tecnologia do Loc8tor, (tendo todos número máximo de receptores), mas não têm indicação luminosa no emissor. Estes produtos são concorrentes do FIND ME, mas estão mal publicitados em Portugal (onde vamos lançar o FIND ME inicialmente), uma vez que são desconhecidos no nosso país, pois apenas são comercializados pela internet, ao contrário do FIND ME, que estará disponível nas grandes superfícies, tem maior alcance, e com a função GPS. * Phone Halo - Cobra Tag (Anexo 12)
É um dispositivo de localização dos seus pertences, que está ligado ao seu smartphone (Android, BlackBerry e iphone) via Bluetooth (dispondo de uma aplicação), em que acciona o alarme quando o dispositivo de recepção se encontra longe do smatphone, este emite um sinal sonoro, sendo possível localizá-lo através da aplicação (por mapas), ou através do som. Tambem é possível carregar no botão do dispositivo, e este fará com que o seu smartphone toque.
Neste caso, o Phone halo – Cobra Tag, o dispositivo apresenta as duas funcionalidades do FIND ME, embora sejam tecnologias diferentes, pois o FIND ME funciona através de um cartão SIM, enquanto que o Phone halo – Cobra Tag, utiliza a tecnologia Bluetooth, tendo assim o problema de poder ser detectado pelos outros telefones, já a tecnologia GPS é semelhante. O alcance da função sonora do FIND ME é maior, embora não tenha a possibilidade de accionar o alarme através do receptor para encontrar o smartphone. Tem um limite de 1 receptor por smartphone, limitando o número de objectos que o utilizador pode localizar, a 1, ao contrário do FIND ME, que pode ter um número ilimitado de receptores. A bateria do FIND ME é mais duradoura, não obrigando os utilizadores a estar constantemente a carregar os dispositivos, ao contrário do Phone halo – Cobra Tag. O preço do FIND ME é bastante mais atractivo, e estará disponível, em Portugal ,nas grandes superfícies, através de revendedores conhecidos, fazendo com que seja mais acessível aos nossos clientes alvo (portugueses), do que comprar um produto na internet. Em Portugal

A concorrência mais directa que existe, não está presente em Portugal, pelo menos no sector em que nos queremos inserir, nem no modo de venda que iremos utilizar (grandes superfícies), ficando assim o mercado português limitado artigos com funcionalidades semelhantes pela internet (onde nem sempre fornecem toda a informação), fugindo assim ao olhar do grande público (português), e apresentando preços mais altos aos apresentados pelo FIND ME. Por isso achamos que é possível implementar este artigo no mercado nacional (inicialmente), através de revendedores das grandes superfícies, permitindo aos consumidores portugueses ter acesso a este artigo mais facilmente e a preços mais acessíveis.

Em Portugal já existe uma empresa que poderia ser nossa concorrente, a Inosat, mas apenas na funcionalidade de GPS. A Inosac tem já vários produtos de localização de pessoas,animais, carros, motas, e pertences de maior valor, através de um localizador (de dimensões superiores aos do FIND ME), este produto, funciona através de GPS. Através do site, pode saber onde o seu localizador se encontra no mapa. Ao mesmo tempo tem um microfone interno para ouvir o local onde se encontra o dispositivo.

Este produto utiliza os mesmos canais de distribuição que nosso, embora o mercado a abranger não seja o mesmo, pois o find me está mais direccionado para os pertences utilizados no dia-a-dia (como carteira e chaves), pois, muitas vezes sabemos que este se encontra perto de nós, apenas não o conseguimos encontrar, logo não necessitando da funcionalidade GPS, mas sim, da função sonora, para que o possamos localizar. O preço é substancialmente mais elevado que o do FIND ME (€379), a sua bateria tem uma duração reduzida (máximo de 15 dia). Podendo assim o nosso produto, em alguns dos casos colmatar as necessidades dos clientes da Inosac, que até agora não tinham outra opção de escolha, a preços mais acessíveis, e por vezes satisfazer melhor a sua necessidade do que anteriormente. Por outro lado, a Inosac ainda não entrou no mercado dos smartphones, onde o nosso dispositivo pretende ter uma aplicação.

Assim concluímos, que o mercado onde nos queremos integrar, tem espaço para o nosso localizador, pois ainda existe falta de oferta neste ramo do mercado.

CONCORRÊNCIA INDIRECTA

A necessidade que o nosso produto satisfaz, não pode ser preenchida por produtos apenas similares, sendo assim a nossa concorrência indirecta muito distante do conceito do nosso produto. Existem alguns aparelhos e técnicas já existentes que podem ser utilizados para localizar objectos, como por exemplo, localizar um telemóvel telefonando para ele, fazendo com que através do som emitido pelo mesmo seja possível encontrá-lo, mas só serve para este tipo de objecto. Existem também simples GPS, que podem ser utilizados para saber o local em que nos encontramos, mas as suas funções e preços são muito diferentes das do FIND ME. Os chips localizadores de animais, e até de pessoas, mas neste caso estão direcionados para encontrar seres vivos, de maneira semelhante à utilizada pelo FIND ME, mas sem a facilidade de acesso que o nosso produto oferece, e o nosso produto pode ser utilizado também na vertente sonora e não só para seres vivos.

Outra forma de localizar os objectos seria através de um detector de metais portátil, mas isso seria apenas útil para objectos metálicos e não facilitaria muita a procura, uma vez que existem vários objectos metálicos que esse detector iria assinalar, não distinguindo do objecto que procuramos.

Dentro da concorrência indirecta temos sempre de ter em conta as pessoas que procuram os seus objectos por si próprias, não necessitando de qualquer aparelho, mas esta “técnica”, muitas vezes faz com que se perda algum tempo na procura dos objectos, e assim o FIND ME poderia facilitar a vida de muitas pessoas (embora seja mais barata). Outra possibilidade seria a de contratar alguém para encontrar os objectos, mas isso seria muito mais dispendioso, e provavelmente mais lento.

Podemos assim concluir que dentro da concorrência indirecta não temos nenhum produto, técnica ou serviço que consiga satisfazer totalmente e de maneira eficaz a necessidade de encontrar os nossos pertences, assim, nenhum dos concorrentes indirectos se apresenta como uma grande ameaça para o FIND ME.

5-análise swot

A análise SWOT é uma ferramenta utilizada para ajudar no estudo de mercado e ajudar a posicionar a empresa servindo de base para estratégias de gestão. Foca as principais forças, fraquezas, oportunidades e ameaças que a empresa tem.

O estudo SWOT tem de ser o mais específico e explicito possível abordando apenas os factores críticos para o sucesso ou fracasso da Empresa. Isto é, a análise SWOT não passa de uma redução da informação obtida pela análise de mercado. Para isso aborda a vertente externa e interna (macroeconómica e microeconómica). Da vertente interna fazem parte as forças e as fraquezas na medida em que identificamos as razoes adjacentes à empresa (custos, características do produto, etc…) que a fazem ter vantagem ou desvantagem competitiva. No que toca à vertente externa, falamos das oportunidades e ameaças do ambiente exterior (clima económico, politico, social, entre outros) que também influenciam a empresa negativamente ou positivamente.

O propósito desta análise é portanto efectuar uma síntese dos factores externos e internos que afectam a empresa. É através das conclusões a que se chega que os gestores podem identificar as prioridades de actuação e identificar os elementos chave para a gestão da empresa. Ou seja, permite que os gestores preparem à partida certas opções estratégicas para enfrentar os problemas e riscos revelados por este estudo.

No caso do FIND ME, verificamos que as principais forças são inerentes ao produto em si, visto que é revolucionário e uma coisa nunca antes vista pela população. Apresenta ainda um canal de distribuição perfeitamente adaptado ao target, isto é, com a exposição do nosso produto nos grandes retalhistas tecnológicos entramos directamente em contacto com pessoas possuidoras de um dos principais traços que procuramos que é a abertura em experimentar nova tecnologia. Todavia o nosso produto também tem fraquezas relevantes, que passam principalmente pela tecnologia utilizada. Ao utilizarmos componentes recentemente disponíveis no mercado e que ainda não estão 100% testados o localizador perde alguma fiabilidade e possível durabilidade. Não só a perda de qualidade é preocupante como os custos inerentes ao desenvolvimento do FIND ME. Necessitamos de vender bastantes unidades para optimizar o processo de produção e por sua vez baixar os custos que daí advêm. Apresentamos ainda uma fraqueza relacionada com a aplicação desenvolvida. Tendo em conta que esta é principalmente focada para “smartphones” poderá afastar consumidores possivelmente interessados no localizador mas que não possuem “smartphones”.

As oportunidades advêm da evolução tecnológica constante que a sociedade de hoje em dia atravessa. Actualmente, as pessoas estão cada vez mais familiarizadas com a tecnologia e tem uma vida mais stressante o que se pode traduzir numa maior necessidade de adquirir um produto como o FIND ME. Isto é, o número de objectos que as pessoas utilizam no dia-a-dia tem vindo a aumentar; as pessoas encontram-se cada vez mais abertas à experimentação tecnológica e acolhem bem novos produtos; a evolução positiva do número de utilizadores de “smartphones” também nos leva a crer que mais pessoas poderão passar a usar a nossa aplicação, e por último, mas não menos importante, verificamos que não existe concorrência directa no nosso mercado alvo. A concorrência que existe encontra-se espalhada em “websites” duvidosos que não suscitam interesse de compra, ao contrário do nosso localizador que estará disponível nas principais grandes superfícies.

Por fim, no que diz respeito às ameaças deparamo-nos com uma situação que toca a todos os sectores, ou seja, a crise económica mundial, que é o maior entrave à introdução de bens supérfluos visto que é nestas alturas que as pessoas mais poupam nesses mesmos bens. Contudo podemos ainda prever uma ameaça para médio prazo relativa ao ambiente, isto é, à carga ambiental e à escassez de recursos que constituem os materiais do FIND ME, como o petróleo necessário para os componentes de plástico, os metais raros necessários para os componentes eléctricos, entre outros... Há ainda uma outra ameaça constituída pela concorrência de bens semelhantes que pode alterar a percepção de utilidade que os consumidores têm do nosso produto.

Forças: * Produto inovador de fácil utilização; * Versatilidade do produto (versão GPS e sonora; capacidade de aplicabilidade a vários objectos) * Rede de distribuição adaptada ao target.
Fraquezas:
* Tecnologia muito avançada e ainda não 100% viável; * Custos de produção; * Durabilidade; * Aplicação ser focada principalmente para “smartphones”, o que restringe um pouco o mercado; * Necessidade de vender bastantes unidades para baixar o custo unitário de produção.
Oportunidades:
* Aumento do número de gadgets e objectos pessoais disponíveis, ou seja, mais objectos que se podem perder; * Pessoas cada vez mais abertas à tecnologia e sem receio de experimentar novas coisas; * Estudos que indicam que a vida pessoal e profissional das pessoas é cada vez mais stressante o que as leva a ficarem mais distraídas; * Aumento exponencial do número de utilizadores de “smartphones”; * Sem concorrência directa no nosso mercado.
Ameaças:
* Crise económica mundial, o que leva as pessoas a cortarem no uso dos bens dispensáveis e supérfluos; * Concorrência de bens similares; * Recursos naturais usados na produção de “microchips” e plásticos cada vez mais escassos e caros; * Parcerias com redes telefónicas.

Concluindo, consideramos que o balanço das forças e fraquezas, ameaças e oportunidades apresentadas é positivo e portanto consideramos apropriado que o nosso produto seja introduzido no mercado o quanto antes.

II - ESTRATÉGIA DE MARKETING

1-MERCADO-ALVO

SEGMENTAÇÃO * Mercado B2C

No que toca à divisão do mercado dos consumidores escolhemos 3 critérios que considerámos mais importantes para o nosso produto. No sentido mais abrangente, analisámos a divisão geográfica dado que o FIND ME vai ser inicialmente comercializado em Portugal, e dentro deste, estará disponível nas principais cidades do país. Na medida em que o dispositivo é um produto direcionado para pessoas com uma vida atarefada e stressada que convivem diariamente com tecnologia.

A segunda repartição que efectuámos foi demográfica, visto que se inserem dentro desta categoria, a faixa etária e o nível de rendimento, aspectos importantes que influenciarão a compra do localizador. Tendo em conta que esta categoria é a mais abrangente consideramos alguns aspectos irrelevantes como por exemplo o género, religião, etc..

Por último, efectuámos uma divisão psicográfica do mercado, sendo esta a que nos interessa mais visto que define os interesses, a personalidade e o estilo de vida do consumidor. Dois dos aspectos mais importantes para que o consumidor adquira o FIND ME.

Posto isto, definimos alguns segmentos: Trabalhadores ocupados, Stressed teens, Gadget-lovers, Trabalhadores do interior, reformados cosmopolitas, reformados campestres.

* Os Trabalhadores ocupados são pessoas que se encontram compreendidos entre a população activa, com um estilo de vida cosmopolita e atarefada, com educação superior e com bastante trabalho, uma vida stressante e sem muito tempo livre. Presumimos que alguns tenham um poder de compra aceitável.

* Os “Stressed teens” foi outro segmento que criámos de forma a isolarmos a parcela do mercado constituída pelos jovens dos 15 aos 23, antes de entrar no mercado de trabalho, que vivem com o “stress” derivado da sua vida académica e actividades extra curriculares. Segmento este que com os resultados do nosso inquérito sabemos que o podemos considerar, no geral, constituído por pessoas distraídas.

* Consideramos os “Gadget-Lovers” como o grupo de pessoas compreendidas entre os 18 e 35 anos, que nasceram durante o “boom tecnológico”, vivem em meios desenvolvidos e gostam de experimentar imensos aparelhos de tecnologia de ponta.

* Chamamos Trabalhadores do interior à parte da população activa que passa a sua vida quotidiana em meios serenos e campestres não sendo portanto tão atarefados nem tão à vontade com a tecnologia como os seus homólogos das grandes cidades e possivelmente com menos poder de compra.

* Relativamente aos reformados decidimos dividi-los em dois grupos, tendo por base onde vivem e o seu poder de compra. Primeiramente, identificámos os Reformados Cosmopolitas como as pessoas com mais de 65 anos, instruídas e reformadas, que possuem poupanças, gostam de viajar, vivem em cidades grandes e têm interesse por experimentar coisas novas. O outro grupo de reformados que definimos refere-se à grande maioria dos reformados em Portugal, ou seja, com poucas posses, baixo grau de escolaridade e que vivem em meios rurais, com uma personalidade conservadora e espírito retrograda.

TARGETING
Dentro da divisão de mercado que efectuámos anteriormente, escolhemos grupos específicos dentro desses próprios segmentos que representam o nosso público-alvo. Há que ter em atenção que esta análise é apenas teórica e que se foca na primeira abordagem ao mercado, sendo que só depois do FIND ME estar disponível nas lojas é que verificaremos se é realmente este publico a aderir e a consumir o produto. Desta análise posterior poderão resultar alterações à nossa estratégia de marketing aqui apresentada.

Critérios de adequabilidade:

- 20 cidades mais populosas
- vida urbana
- nº habitantes > 120 000
Como já referimos, dentro de uma repartição geográfica o localizador irá ser comercializado inicialmente apenas em Portugal e nas principais cidades do país. Isto coincide com o nosso foco nas pessoas com uma rotina citadina e que tenham acesso aos objectos que poderão ser alocados ao dispositivo, como por exemplo, carteira, chaves do carro, chaves de casa, computador portátil, entre outros... Mais especificamente, utilizámos três critérios de adequabilidade a fim de dividir Portugal da forma eficiente de acordo com as características do FIND ME (de notar que isto será apenas uma referência e não uma regra).

Da categoria demográfica são aspectos fundamentais para o nosso público-alvo a faixa etária e o nível de rendimento. Isto é, iremos focar-nos num target com idades compreendidas entre os 15 e os 65 anos. Não excluindo, obviamente, pessoas que estão fora deste intervalo mas este é o nosso alvo dado que é o público com melhor relacionamento com a tecnologia e mais aberto a experimentar coisas novas. No entanto, a tendência é que este intervalo se altere com o passar dos anos dado que não só a esperança média de vida esta a ficar mais alta mas também o aumentar da relação constante que as pessoas são obrigadas a ter com a tecnologia. È portanto natural que nas gerações vindouras o nosso target alvo esteja entre os 15 e os 75 anos.

É ainda de referir o nível de rendimento. O nosso target são pessoas que têm de ter um rendimento que os deixe num estado confortável ao ponto de se poderem dar ao luxo de gastar 40 euros num bem supérfluo como é o caso do FINDME. Quando dizemos que o target começa nos 15 anos e depois o associamos a um rendimento elevado estamos a referir-nos ao rendimento dos pais deste público mais jovem.

O que complementa o target que até agora temos estado a descrever são as características psicográficas que são fundamentais para que o consumidor se sinta tentado e tenha necessidade de adquirir o nosso produto. O localizador destina-se a pessoas distraídas e possivelmente pouco organizadas (ainda que também funcione como ferramenta de ainda maior organização para pessoas já organizadas), que possuam um estilo de vida atarefado, (possivelmente causado pelo stress da vida citadina e laboral de hoje em dia), e sobretudo que vivam de forma moderna e actual. Este último facto coincide mais uma vez com a familiarização com a tecnologia.

Dito isto, dos segmentos que definimos anteriormente escolhemos como os nossos principais segmentos-alvo os Trabalhadores ocupados e os “Stressed teens” visto que são os que melhor se enquadram em todas as características que acabamos de descrever. Não obstante, consideramos também importantes os Reformados cosmopolitas e os Gadget-Lovers.

Em suma, podemos construir um consumidor tipo para o nosso produto:
Para o início do projecto FINDME, optámos por apostar no consumidor português. Assim sendo, idealmente, o nosso consumidor tipo seria uma pessoa com idade compreendida entre os 25 e 40 anos, essencialmente distraída, desorganizada que viva numa cidade, com o “stress” do dia-a-dia, sem tempo a perder, e que está habituada a lidar com novas tecnologias. Á partida, seria instruída academicamente e com um nível de rendimento médio/alto pois para querer adquirir este produto tem que ter um rendimento que o permita viver confortavelmente (Anexo 2).

* Mercado B2B – mercado dos retalhistas
Sendo que a FINDME actua simultaneamente no mercado B2C e B2B é necessário fazer uma dupla segmentação e targeting. Isto é dividir ambos os mercados para isto utilizou-se diferentes critérios.

Ao focarmo-nos em determinados segmentos do mercado “business” em vez do mercado inteiro (por exemplo, vender em TODAS as lojas eletrónicas do país, supermercados, lojinhas de rua, etc..). A empresa tem muito mais hipóteses de criar valor apostando numa imagem de qualidade aos olhos dos consumidores. Ao focarmo-nos nas lojas mais credíveis e conhecidas estamos a garantir que o consumidor crie uma imagem de confiança do nosso produto. Ainda, é mais fácil garantir um bom trabalho se nos concentrarmos em alguns pontos de venda em vez de querer chegar a todos. (Busca da qualidade do serviço em vez de quantidade).

Assim sendo escolhemos os nossos retalhistas utilizando os seguintes critérios:

* Características operacionais: Revendedores, de electrónica, conhecidos em Portugal tais como a Worten, Vobis, El corte Inglês, Fnac, Media Market, entre outros.

* Características Demográficas: A nossa empresa pretende vender o seu produto em revendedores de grande dimensão em vez de expolo em lojas de pequeno retalho e lojas de rua.

* A nível geográfico, escolhemos os pontos de venda a partir de uma divisão do mercado consoantes dois critérios. Assim sendo, queremos o nosso produto à venda:

* Em lojas posicionadas nas 20 cidades mais populosas do país. (Anexo 3) * Nos grandes centros e áreas comerciais nos sectores de Electrónica, Cultura e Lazer.

POSITIONING

O nosso grande objectivo passa por fazer o consumidor acreditar que o nosso produto o pode ajudar. De uma forma mais ambiciosa, queremos que a nossa marca seja percepcionada como uma marca com personalidade própria na mente dos nossos consumidores, tendo como traço principal a utilidade. Contudo também pretendemos que os consumidores vejam o FIND ME como um objecto de confiança, e competente no sentido em que podem confiar nele para encontrar de uma forma fácil, rápida e eficaz os seus bens pessoais.

Com base nos objectivos que definimos anteriormente, pretendemos que o consumidor veja o FIND ME como um produto:

Posto isto, queremos manter a mensagem do nosso slogan presente na mente do nosso cliente. “Don’t loose your life” 1. - Solucionador de problemas 2. - Útil 3. - Revolucionário 4. - Fiável

2-MARKETING MIX

O Nosso Producto/marca

F ND ME
“Don’t lose your life”®

Na medida em que a FINDME apenas vende um produto (os packs de autocolantes localizadores) as estratégias de “product” e “branding” fundem-se numa só.

O FIND ME serve essencialmente para encontrarmos os nossos bens de forma fácil e rápida assim sendo podemos definir este ultima como o core product deste bem.

O “actual product” abrange os aspectos estéticos e a composição do produto em si. Para isto, e de forma a interagir com o nosso público e a tornar o nosso produto mais atrativo aos olhos dos consumidores decidimos criar dois tipos de fabrico de autocolantes FINDME. Ou seja para além da produção de uma linha de autocolantes regulares iremos também lançar regularmente edições especial e temáticas.

* Edição Geral
A produção regular do FINDME será composta por:

* Pack de 4 autocolantes em forma redonda, cor azul petróleo como no logotipo da capa do trabalho. * Embalagem transparente à frente onde dê para ver os autocolantes (semelhante à imagem exposta). * Atras/à volta: Cor embalagem do FIND ME: Azul petróleo com logótipo e slogan-autocolantes azul petróleo com a lupa do FIND ME.

* Edições alternativas
Para as edições especiais iremos manter o número de autocolantes por pack e o formato da caixa contudo muda o estampado e as cores utilizadas consoante o tema/ocasião (inspirámo-nos na estratégia da Google em que o logótipo da Google no seu site vai adquirindo diferentes formas e cores consoante o significado do dia do ano em que estamos). Para exemplificar a nossa ideia desenvolvemos um exemplo de umas edições dedicadas a uma época do ano e outros exemplos dedicados a eventos/ocasiões/temáticas especiais.

* Edições temáticas Época natalícia: * Embalagem adquire as cores vermelhas e branco sendo que o fundo é vermelho substituindo o azul e o slogan mantem-se branco mas seria diferente apenas para os produtos produzidos para esta época “ This Christmas don’t lose your life!”. O logotipo com a lupa fica igual. * Autocolantes do FINDME com árvores de natal/pai natal/duendes/floco de neve.

Passagem de ano 2012/2013: * Edição limitada lançada ao mesmo tempo que a edição de natal mas mantida durante o primeiro trimestre do ano seguinte onde o slogan estaria estampado nos autocolantes e seria: “ In 2013, I won’t lose my life”. * A embalagem teria o mesmo formato com um estampado diferente, seria o azul petróleo do FINDME adequado à ocasião. * Os autocolantes teriam o mesmo fundo que a embalagem apenas mas com o slogan escrito em branco.

Exemplos de fundos seriam:

* Edições especiais Mundial2014 4 autocolantes com as bandeiras de equipas seleccionadas aleatoriamente, no mercado durante os meses do torneio. (Maio a Setembro 2012)

* Embalagem teria o mesmo formato, porém adoptaria as cores do Mundial2014. s autocolantes teriam as bandeiras das equipas estampadas.
Para um público mais jovem, uma edição especial em parceria com os “posters” Ingleses “Keep Calm”: * Embalagem teria as mesmas cores que a embalagem original * Autocolantes teriam um estampado

Quanto à questão do “Augmented product”, fora o produto em si, são vários os serviços que iriamos prestar aos nossos clientes para aumentar o valor criado.

De que forma?
Apostando num serviço pós venda fortemente direcionado para os consumidores. Isto passa por criar determinados sistemas de apoios a estes últimos para que ele sinta a preocupação por parte da empresa FINDME em satisfazer ao máximo, e estar a altura das necessidades dos seus clientes. Estas ajudas são nomeadamente:
Serviço pós venda no site para questões/reclamações dos clientes.
Caso a embalagem não tenha sido mexida/aberta, pode ser devolvida na loja mediante apresentação do talão e dinheiro devolvido na hora.
Caso a embalagem seja defeituosa, o consumidor pode levá-la a loja onde comprou e embalagem reencaminhada para fabrica para arranjo e revenda em Outlets, enquanto disponibilizam na hora uma nova para o consumidor.
Todas as embalagens têm uma garantia de 2 anos. (segundo os direitos dos consumidores no que diz respeito a garantias e prazos – DL 67/2003.04.08)

Assim sendo, e dadas as características do FIND ME, podemos classificá-lo como um produto durável já que os autocolantes estão configurados para funcionarem a pilhas de relógios que normalmente tem um ano de vida. Assim, esperamos que a vida útil do FIND ME seja de dois anos.

Em termos de tipo de produto aos olhos do consumidor, é fácil classificar o FIND ME. De facto, como já estudamos anteriormente o FIND ME é um tipo de produto onde a compra não é frequente, isto porque é um bem durável cujo preço é relativamente alto, a ser distribuído em determinadas lojas (retalho eletrónico/tecnologia) e onde a promoção é feita não só através do produtor mas também através dos retalhistas. Por tudo isto, consideramos que o nosso produto entra no grupo de “shopping products” aos olhos do consumidor. Em baixo segue um quadro resumindo o tipo de produto que pretendemos criar.

PREÇO

O nosso produto terá um preço algo diferente dos apresentados pela concorrência (já apresentada anteriormente) pois, sendo o localizador da Inosac é o mais caro (preço premium), e o Cobra-Tag tem o preço intermédio, são bens que não são acessíveis a grande parte da população, o FIND ME, defeniu assim o seu preço substâncialmente mais baixo do que a concorrência, uma vez que achamos que este produto se pode massificar, sendo considerado como um bem utilitário e não como um bem de luxo, para que grande parte da população tenha acesso ao mesmo, e tentar introduzir este produto inovador no quotidiano de todos nós. Assim sendo, o nosso produto seria comercializado em packs de 4 localizadores por 32,5€ (preço para os retalhistas) e PVP será 56€.

Para chegarmos a este preço tivemos em conta, não só os concorrentes, como os custos (de produção, distribuição e venda), que tem que ser coberto pelo preço, e ainda, se possível gerar algum lucro, estes custos foram tidos em conta, e serão apresentados no capítulo de budgeting. Outro ponto que teve grande influencia sobre a nossa decisão do preço, uma vez que queremos que os consumidores nos encarem como uma marca de qualidade, de um bem inovador e muito útil, a preços relativamente acessíveis (tal como exposto no positioning).

O preço não deverá ser diferente nem consoante os ponto de venda (geográficamente), nem na época do ano, devendo o preço ser igual em todos os pontos de venda, exceptuando eventuais promoções dos retalhistas.

Como somos uma marca nova, o nosso preço inicial não pode ser muito alto, mas com o passar do tempo e depois de adquirida a confiança dos consumidores, este preço pode sofrer algum aumento, mas mantendo sempre a imagem de bem utilitário.

Optamos assim por um preço de alto valor, isto é, uma boa qualidade a um preço médio/baixo, que premite aos consumidores adquirirem um produto de qualidade, de uma forma que conhecem bem (mercado retalhista), e a um preço mais baixo. Sendo assim o objectivo, ser a empresa inovadora, que garante um produto de qualidade, e que pode revolucionar o mercado, e as nossas vidas.

DISTRIBUIÇÃO

A nossa forma de comercialização do produto, como mencionado anteriormente, passaria pela venda através de retalhistas especializados em aparelhos electrónicos nas cidades mais populosas em Portugal e tecnologia em geral (como por exemplo: Worten, Fnac, ElCorteInglês, Vóbis, Radio Popular, Media Market, entre outros), o número de revendedores do nosso produto depende da aceitação e das condições acordadas com cada um deles, mas seria mais favorável estar presentes em todos ou quase todos, para que a nossa representação fosse a melhor possível no território nacional. Nestas lojas, o nosso produto, preferencialmente estaria colocada na zona das novas tecnologias (electrónicas), perto dos dispositivos GPS e outros localizadores. As lojas de revenda, preferencialmente estariam colocadas nas zonas das novas tecnologias e electrónica das superfícies comerciais. Esta forma de comercialização também daria a percepção ao consumidor que o FIND ME não se trata de um aparelho electrónico sofisticado e difícil de utilizar, mas algo simples e que pode ser muito útil no quotidiano, a um preço relativamente acessível, e num local de grande conveniência para o consumidor em geral, pois queremos que toda a população tenha acesso e consiga utilizar este inovador produto. A comercialização pela internet não seria, neste período inicial, um modo de comercialização que nos interessasse, uma vez que grande parte da nossa concorrência utiliza esse meio, assim a internet iria apenas servir como meio de divulgação do produto, exceptuando os retalhistas que vendam pela internet, nesse caso seria opção dos retalhistas e não do FIND ME. Este modo de comercialização poderia ser utilizado no futuro, quando o FIND ME conseguisse alguma notoriedade, e os clientes já nos conhecessem como uma marca de qualidade e inovadora, para que possamos competir com a concorrência.

Como a comercialização do nosso produto seria feita através dos retalhistas, para fazer chegar o nosso produto aos mesmos, utilizaríamos apenas uma forma de o fazer (supondo que os retalhistas o aceitariam), assim teríamos de contratar um distribuidor (transportadora) que realizasse o transporte do nosso produto da nossa fábrica até ao retalhista, ou armazém – sendo este o único intermediário entre nós (produtor) e do retalhista (centro de distribuição de produtos). Para que não tenhamos de comprar ou alugar armazéns para guardar os nossos “stocks”, acumulando o mínimo de stocks possível na nossa fábrica/ponto de montagem, pretendíamos deixar nos armazéns do retalhistas a grande parte do nosso stock e assim de alguma forma pressionar os retalhistas a venderem o nosso produto, este ponto não seria muito difícil de realizar, uma vez que os nosso produto não tem grandes dimensões logo não ocupará grande espaço no respectivo armazém. Ao mesmo tempo, não teremos de alugar ou comprar qualquer viatura, pois como teríamos de distribuir para todo o pais, pois seria muito dispendioso, uma vez que teríamos de ter uma ou mais viaturas e pagar a empregados para fazer esse transporte, e seria difícil pois não estamos inseridos no mercado da distribuição, podendo por em risco a ligação com os retalhistas. Teríamos de ter um contrato com uma distribuidora nacional ou internacional, com possibilidade de alcance a todo o território português, isto é, as cidades mais populosas (não sendo muito importante a dimensão da empresa, mas sim o seu alcance), para que o nosso produto chegasse a todos os armazéns dos retalhistas. Uma vez que o nosso produto não é de grandes dimensões, o grande problema não seria o seu transporte, número de veículos utilizados no mesmo, ou tempo de transporte do produto (pois o tempo de transporte, em condições normais não seria um problema para o funcionamento correcto do nosso produto), mas sim as distâncias percorridas pelos transportadores, pois como seria a nível nacional, os custos podem ser relativamente elevados. A partir do momento em que o produto se encontra no armazém dos retalhistas, a forma como o produto chega ao consumidor final vai depender da maneira como cada retalhista trabalha, mas esse ponto da distribuição já será da responsabilidade do mesmo.

PROMOÇÃO/PUBLICIDADE

O FIND ME vai ser um produto bastante inovador no nosso mercado alvo, mercado português. Pois apesar de já existirem produtos semelhantes a este, disponíveis via internet, são muito pouco conhecidos. Através da comercialização do dispositivo em lojas pretende-se estar mais acessível aos consumidores.

Para estimular o interesse e o desejo dos consumidores em usar o produto é necessário criar um posicionamento forte na mente do público-alvo e tornar a marca/produto conhecido. É neste sentido que surge a importância da publicidade e promoção do produto.

É importante tornar o produto desconhecido conhecido, criar nos consumidores uma simpatia e identificação com a marca, uma preferência, um desejo de adquirir o FIND ME.

No processo de publicidade do produto existem várias etapas importantes, como definir de forma clara os objectivos de publicidade, ou seja, criar um posicionamento forte na mente do consumidor e dá-lo a conhecer, e a mensagem a transmitir ao público-alvo de forma a ter um posicionamento forte, o orçamento de publicidade, a estratégia a adoptar e por fim a avaliação da campanha.

Nesta fase inicial de lançamento do produto no mercado, o grande objectivo é dar a conhecer este ao consumidor/público-alvo, ou seja, fazer uma publicidade informativa. Esta publicidade consiste em dar a conhecer os atributos e benefícios deste produto, o valor acrescentado que trará para a vida do consumidor ao adquiri-lo, retirar o “medo do novo” em troca de uma maior qualidade de vida e a construção da imagem da marca.

O orçamento gasto em publicidade depende da fase de vida em que o produto se encontra. Novos produtos necessitam de orçamentos de publicidade maiores para tornar a marca conhecida, ou seja, que os consumidores-alvo tenham conhecimento desta, para persuadir e criar o desejo em adquirir este novo produto. No caso do FIND ME, a metodologia a usar para o orçamento de comunicação será o método dos objectivos, ou seja, desenvolver um orçamento através da definição de objectivos específicos, determinar as tarefas que têm de ser realizadas para alcançar esses objectivos e estimar os custos dessas tarefas. Portanto o orçamento proposto será a soma destes custos.

Como já foi referido é importante definir uma estratégia que tenha em conta a mensagem que é suposto passar para os consumidores através da publicidade e escolher como fazer chegar essa mensagem aos consumidores, ou seja, quais os media a usar, com que frequência, quais os tempos mais indicados para passar a mensagem e qual o impacto obtido com a publicidade.

A publicidade apenas terá sucesso se conseguir ganhar a atenção dos consumidores e se a mensagem for bem-sucedida (bom posicionamento na mente dos consumidores, uma vez que a estratégia a usar está totalmente ligada à estratégia de posicionamento). É necessário ter em conta quais as características e preferências do público-alvo para tornar a mensagem/publicidade mais apelativa.

Como já mencionamos o FIND ME têm um público-alvo bastante largo, desde os 15 até aos 65 anos, em que os gostos e preferências dos nossos consumidores divergem bastante. É necessário fazer chegar a mensagem de que apesar destas diferenças o FIND ME trás um aumento de qualidade de vida a qualquer uma delas de igual maneira, ou seja, o FIND ME devolve momentos, horas, minutos, segundos de vida que seriam perdidos a procura de coisas importantes do nosso dia-a-dia. Não são só os novos ou os velhos que se esquecem onde puseram as coisas, que as perdem. O FIND ME ajusta-se a vida de qualquer um.

Por isso, e para fazer chegar esta mensagem, é necessário criar anúncios, que permitam qualquer um identificar-se com o produto. Anúncios que tenham um significado (mensagem clara), sejam credíveis e distintos dos já existentes, ou seja, que despertem a atenção do consumidor.

Para tal, adoptámos diferentes maneiras de publicitar o nosso produto. Tendo em conta os diferentes ritmos de vida dos diferentes consumidores (jovens, adultos, mais velhos) é necessário criar várias vertentes. Uma vez que a televisão é uma das formas mais eficaz de fazer chegar/dar a conhecer o produto ao consumidor, o FIND ME vai ter dois anúncios de televisão. Um destinado aos mais jovens, e por isso numa hora em que estes estão mais ligados à televisão, neste caso o ideal seria passar entre as 19h/20h.

Este segundo anúncio tem como função destacar/dar a conhecer a função GPS. Através destes anúncios exagerado que mostra que até na lua o FIND ME consegue localizar os seus objectos, tem como função mostrar que nada é inalcançável para ele.

Este segundo anúncio, para abranger mais pessoas do público-alvo passaria nos fins-de-semana por volta das 17h/18h, entre os intervalos dos filmes em canais gerais. O ideal mesmo seria passar antes do telejornal ou no fim, mas devido a factores económicos não nos é possível aceder a esse tempo de publicidade tão caro.

De forma a reduzir os custos de publicitar na televisão, que são bastante elevados, estes anúncios serão passados nos meses mais baratos. Ou seja, há épocas/meses em que a publicidade é mais cara devido às circunstâncias (por exemplo época natalícia, Verão, Páscoa). Os meses mais baratos são aqueles meses no ano em que as pessoas mais trabalham. Isso não aparece como um inconveniente para o FIND ME uma vez que este produto se adequa ao dia-a-dia das pessoas, ao facto de terem uma vida muito movimentada e stressada em que o perder tempo à procura das coisas é considerado tempo perdido. Por isso, ao passar a nossa publicidade nesta época é uma vantagem para o nosso localizador porque para além de ser mais barato é quando as pessoas se identificam mais com o produto/marca, desejam mais adquiri-lo.

Para abranger outras pessoas do nosso público-alvo que não tem tempo para ver televisão, poderão encontrar também a nossa publicidade em revistas como a Visão e a Sábado, que abrange um público já mais adulto.

Por fim, será também possível encontrar anúncios em “outdoors”, em zonas previamente planeadas de modo a abranger o nosso público-alvo, em que uma das características muito importantes também é a classe social em que se encontram (classe média, média-alta e alta). Por isso, os cartazes de “outdoor” estarão localizados em zonas da cidade onde se encontram mais as pessoas pertencentes as estas classes (Anexo 4)

Uma das coisas muito importantes na publicidade que faremos é não ser enganosa. Ou seja, não dar expectativas aos consumidores mais altas do que pode proporcionar, pois assim iria criar-se uma publicidade negativa para a marca que rapidamente se espalharia e baixaria as vendas. A satisfação do consumidor é muito importante, das suas experiências de aquisição do produto que influencia a compra de outros consumidores.

Para além destas formas de publicidades já mencionadas, teremos também um site na internet (www.findme.pt), o seu próprio site onde será possível saber toda a informação e características do produto, como e onde adquiri-lo, promoções especiais, e ainda haverá um espaço onde será possível para os consumidores darem o seu testemunho e opinião sobre o produto e até mesmo sugestões para o mesmo. Este espaço terá o intuito de máxima satisfação do consumidor, ouvindo as suas ideias, sugestões e críticas.

Será ainda possível encontrar um anúncio nosso na página oficial do Google Maps - Portugal (Anexo 6), uma vez que este é umas das ferramentas usadas no nosso produto através da localização GPS. Este anúncio será possível através de uma aposta da parte da Google na nossa empresa start-up através da Google Ventures.

No que toca à promoção do produto, teremos promoções como “price packs”, ou seja, o FIND ME é comercializado em packs com 4 autocolantes, e haverá épocas/alturas especiais em que será possível pelo preço de 4 autocolantes levar 5, ou seja com mais um de oferta. Esta promoção servirá para estimular as vendas no curto prazo. Outras formas de promover o produto serão também através de publicidade interactiva de forma a despertar a atenção e interesse do consumidor. Uma forma de publicidade interactiva que será desenvolvida em alguns miradouros de Lisboa e Porto (nos mais conhecidos) vai ser colocado o telescópio com a cor do logótipo e com o nome da marca, em que no chão à frente do telescópio (no sítio em que a pessoa se coloca para conseguir espreitar no telescópio) e por baixo indicando o “website” da empresa a fim de estimular a curiosidade do consumidor em descobrir o produto e aumentar o numero de visitas do site (Anexo 7). Outra forma de promoção será concurso na época Natalícia para ganhar um pack.

A estratégia a focar maior atenção será na estratégia pull, em que se gasta muito na publicidade e promoção aos consumidores de modo a criar procura. Se a estratégia for bem-sucedida estes irão perguntar aos vendedores sobre o produto, e estes aos produtores.

As relações públicas da empresa são também muito importantes para manter/construir uma boa imagem da empresa/marca. Esta construção de imagem poderá ser através de participação em eventos como patrocinadores ou então apenas a representar a marca no evento. Um dos grupos muito importante será o Lobbying, ou seja, construir, manter uma relação com as leis e regulações do governo, como por exemplo verificação que não infringe nenhuma lei contra a protecção e dados. Outro será - Investor relations - ou seja, manter uma boa relação com os accionistas e outros financiadores do FIND ME.

III - ANÁLISE FINANCEIRA

1- CUSTOS
Todos os custos foram estimados com base em valores reais praticados actualmente. Custos Fixos | | 1º ano | Mão-de-obra directa mensal | Salários - gestores | 8 000€ | Salários - engenheiros | 4 500€ | Operários – montagem electrónica | 13 200€ | Operários - acabamento | 8 748€ | Operários - embalagens | 8 748€ | Total de mão-de-obra directa | 43 196€ | FSE mensal | Limpezas | 300€ | Electricidade | 144,3€ | Água | 25€ | Telefone e internet | 65€ | Fábrica com escritórios | 2 900€ | Distribuição | 1 880€ | Total | 5 314,3€ | TOTAL DE CUSTOS FIXOS MENSAIS | 48 510,3€ |

CUSTOS FIXOS * Mão de obra directa:
No que diz respeito aos postos de trabalho, a FIND ME vai empregar 47 pessoas. Mais especificamente quatro sócios que vão trabalhar como gerentes da empresa e por consequente auferem 2000€ brutos por mês cada um o que dá um total de 8000€ por mês. Ainda assim, a FIND ME é uma empresa de produtos de alta tecnologia pelo que necessitamos de contratar engenheiros eletrónicos especializados nas três componentes que constituem o aparelho (cartão Sim, Colunas, GPS), cada engenheiro recebe 1500€ por mês brutos. Por fim, iremos empregar 40 operários divididos pelas estações da linha de montagem. Sendo que os 16 operários a trabalhar na estação de montagem electrónica auferem 550€/mês brutos, e os restantes 24 operários a trabalhar nas estações de acabamento e embalagens recebem o salário mínimo nacional bruto actualmente em vigor no valor de 486€/mês correspondente ao total de 12 000€/mês brutos. Assim sendo, o custo salarial total a suportar por mês é de 33 300€/mês. (Anexo 8)

Procura estimada | População em Portugal nas 20 cidades mais populosas | 4 774 012 pessoas | Taxa da população activa | 67,3% | População segmento-alvo | 3 212 910 pessoas | Taxa de população disposta a adquirir o FIND ME | 63% | Procura estimada | 1 808 868.373 pessoas |

* FSE:
Quantos aos fornecimentos e serviços externos, vamos contratar uma empresa de Limpeza para vir limpar a fábrica e os escritórios todas as semanas. Estimámos a utilização de três funcionárias durante 5horas a receber 5€/hora o que dá um total de gastos em serviços de limpeza no valor de 300€ por mês. (anexo FSE- limpezas)

No que diz respeito à electricidade gasta, iremos utilizar a potência máxima disponível no mercado e baseamos nos gastos da electricidade da fábrica de calculadoras Casio. (anexo 9 - electricidade) assim sendo o preço a pagar pela electricidade fornecida é de 144,3€ por mês.

A estes custos acrescem 25€ por mês de gastos em água tendo em conta a tarifa em vigor disponibilizada no site da EPAL (anexo 9- água). Ainda, adquirimos o pacote Pacote ZON OFFICE LIGHT da Zon negócios que permite acesso a chamadas telefónicas e internet pelo valor mensal de 65€. A fábrica e os escritórios da FINDME vão ser em Loures e o aluguer custa 2900€ por mês. Apos estudo do mercado, concluímos que esta localização era a que nos garantia um menor custo de estabelecimento visto que permite ter os escritórios e fabrica no mesmo local. Se a fábrica estivesse numa zona mais longe de Lisboa seria necessário considerar o aluguer de escritórios numa sede em Lisboa ou o deslocamento dos gestores e engenheiros até à fábrica.

Por último, os custos de distribuição correspondem a um valor de 1880€ por mês. Este valor advém de uma estimativa calculada com base numa média do custo em gasolina e portagem dos quilómetros percorridos para a distribuição do produto nos pontos de venda mais afastados e mais perto da Fábrica. Mais precisamente, simulámos uma contratação de serviços com uma empresa especializada em transporte de mercadoria onde o preço do transporte por camião corresponde aos custos da gasolina e portagem acrescido à taxa de 20% do custo que corresponde à margem de lucro da distribuidora. É ainda importante referir que a saída dos camiões é semanal e que cada camião cobre a distribuição de duas cidades. Assim, tendo em conta que esperamos distribuir o nosso produto nas vinte cidades mais populosas de Portugal são necessários dez camiões de transporte por semana a fim de assegurar a distribuição do nosso produto (Anexo 9 - custos de distribuição).

Assim sendo, podemos estimar um custo fixo em FSE mensal no valor total de 5314,3€ por mês e por consequente os nossos custos fixos mensais de produção somam um total de 48 510,3€.

CUSTOS VARIÁVEIS Custos Variáveis | | 1º ano | 2º ano | 3º ano | Micro SIM | 0,5€ | 0,5€ | 0,5€ | Beeper | 1,6€ | 1,6€ | 1,6€ | GPS chip | 4€ | 4€ | 4€ | Embalagem | 0,07€ | 0,07€ | 0,07€ | Invólucro dos componentes | 0,05€ | 0,05€ | 0,05€ | Pilha | 0,1€ | 0,1€ | 0,1€ | Circuitos eléctricos diversos | 0,10€ | 0,10€ | 0,10€ | TOTAL | 6,42/Unidade x 4 = 25,68€/pack |

Os custos variáveis relativos ao FIND ME devem-se especialmente a aspectos e componentes de produção. Posto isto, consideramos como constituintes fundamentais do produto os seguintes: * MICRO SIM chip * MICRO GPS chip * Beeper (aparelho que emite o som) * Pilha * Circuitos eléctricos secundários * Invólucro dos constituintes eléctricos * Embalagem
Após investigação nos “websites” www.alibaba.com, www.ebay.com, www.conrad.com conseguimos chegar a um valor de custos variáveis de 6,42€/unidade e de 25,68€ por pack.

CUSTOS INERENTES AO ANO DE LANÇAMENTO

* Investimento investment costs | Legal costs | Custos de constituição de uma sociedade comercial por quotas | 360€ | Brand Registry (total cost) | 589€ | Total | 949€ | Office material costs | 7 chairs | 280€ | 7 desks | 285€ | Meeting table and 5 chairs | 209€ | Fotocopier/printer//fax | 199€ | 2 Telephones | 30€ | 7 computers | 2450€ | Other material | 111€ | Total | 3564€ | Costs with industrial and technical equipment | Machines, passadeiras e forklifts | 254000€ | Other materials required for production | 6000€ | Total | 250000€ | Website costs | Website | 0€ | Total | 0€ | Custo Total com Investimento | 254513€ |

Em termos de custos de investimento, a nossa empresa terá de realizar um investimento inicial moderado, 254513€,tendo em conta o possível retorno que a empresa criará. Assim, consideramos custos de investimento, todos os custos que a empresa terá de ocorrer para iniciar a sua produção.

A grande percentagem dos custos seria em equipamento industrial e técnico, pois a empresa terá de comprar equipamentos novos para começar a sua actividade, este valor foi conseguido após o pedido de orçamento à Fluipress, que seria a nossa fornecedora deste tipo de equipamentos.

A segunda rubrica com maior importância será a de material de escritório, como apenas os sócios e os engenheiros, não será necessário contactar empresas de especializadas em grandes empresas, iremos contactar apenas os retalhistas conhecidos dos consumidores individuais, como IKEA e Worten, que serão os nossos fornecedores deste tipo de material.

Em termos de custos legais, iremos despender 360€ na constituição da sociedade, somando todos os custos (anexo 10), de todos os passos para a constituição da empresa, que será uma sociedade por quotas, com quatro sócios, denominada “FIND ME”. Para registarmos a marca, iremos recorrer aos serviços da marcaria.com.pt, para facilitar o processo de registo, incluindo os 589€, estudos de viabilidade, solicitação de registo da marca e título de propriedade.

Para a elaboração do “website”, não será necessário fazer qualquer investimento, pois iremos recorrer ao site www.wix.com, assim não incorreremos em custos com esta rubrica.

* Publicidade Publicidade | | 1º ano | 2º ano | Anúncios televisão | 160 000€ | 480 000€ | Anúncios outdoor | 69 750€ | 69 750€ | Anúncios de autocarro | 169 000€ | - | Anúncio revista (Visão) | 85 150€ | 85 150€ | Publicidade interactiva | 50 000€ | - | Total de publicidade | 533 900€ | 634 900€ |

O lançamento do nosso produto irá ser feito no dia 1 de Setembro de 2012, assim, para promover a experimentação do FIND ME nos três primeiros meses teremos uma estratégia algo agressiva, com publicidade nas ruas (mupis) distribuídos pelas 20 cidades mais populosas, uma semana por cada três meses e na revista Visão, uma vez por semana (nos 3 primeiros meses), uma página inteira. Nos dois primeiros meses, complementarmente, também iremos lançar o nosso primeiro anúncio na televisão, que irá passar uma vez por semana em cada mês entre as 19h e 20h na TVI, lançando um novo anúncio nos meses de Abril e Maio, mas esta para incentivar a recompra.

Nos meses de Novembro, Dezembro e Janeiro, iremos apostar em publicidade nos autocarros, com o slogan: “this christmas... e In 2013 i won’t lose my life”- tendo em conta a época em que será lançado e passará 2 semanas por mês. O objectivo desta iniciativa será tentar aumentar as vendas neste período, pois será a época natalícia.

No primeiro ano, iremos tentar diversificar as formas de promover o produto, uma vez que queremos atingir o maior número de consumidores possíveis, já que somos uma marca nova.

No ano seguinte iremos apostar mais nos anúncios de televisão, outdoors e na revista Visão, em momentos que consideramos importantes para a promoção do produto, de forma a incentivar a recompra e tentar que os consumidores comprem o nosso produto em épocas “chave” (como no Natal).

4- BREAK-EVEN POINT

Com os custos todos apurados conseguimos fazer a analise do BEP para prever quantas unidades precisamos de vender para ter lucro nulo. Decidimos fazer o Break-Even em packs por ano, visto que, a nossa DR e anterior analise de custos está maioritariamente em packs, e no final de contas, são os packs que chegarão ao consumidor final. Posto isto, temos os nossos Custos Variáveis Unitários(por pack) de 25,68€ e o nosso preço de venda, sem IVA, aos retalhistas de 32,5€. Assim sendo chegamos à nossa margem de contribuição unitária (MCu). MCu = PV – Cvu = 6,82.
O total de custos fixos é 1 202 415,6 e por conseguinte:

BEP = CF/MCu ≈ 176 307 packs por ano

Concluindo, precisamos de vender 176 307 packs por ano para termos lucro nulo. Dado que apresentamos vendas bastante superiores a estas, o nosso resultado será, à partida, positivo e estará exposto na demonstração de resultados.

3- DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADOS

Demonstração de resultados | | 1º ano | 2º ano | 3º ano | Vendas | 19 500 000€ | 29 394 137,5€ | 65 000 000€ | CF | 1 202 415,6€ | 1 303 415,6€ | 2 918 036,8€ | CV | 15 408 000€ | 23 225 890,8€ | 51 360 000€ | CI | 254 513€ | 0€ | 8 000 000€ | RAI | 263 5071,4€ | 4 864 831,1€ | 2 721 963,2€ | Imposto (IRC) | 737 819,992€ | 1 362 152,71€ | 762 149,696€ | Resultado Líquido | 1 897 251,41€ | 35 026 878,39€ | 1959813,5€ |

A nossa demonstração de resultados é uma estimativa de como a empresa se irá portar nos próximos 3 anos. No primeiro ano consideramos que iremos produzir e vender 600.000 packs ao preço de 32,5€ para os retalhistas. Dado isto, as vendas terão um valor de 19.500.000€. Descontando os custos que teremos ficamos com um resultado antes do imposto (RAI) de 2.635.071,4. Como os lucros apresentam um valor superior a 1.500.000 aplicamos a taxa de IRC em vigor de 28%. Posto isto, o nosso resultado liquido esperado será de 1.897.251,41. No segundo ano, ao produzirmos à nossa capacidade máxima de 904.435 packs, as vendas serão de 28.394.137,5€. Os custos fixos também serão maiores devido ao aumento dos custos publicitários. Ao produzirmos mais, os custos variáveis aumentam bastante. Neste segundo ano o resultado liquido esperado será de 3.502.678,39. No terceiro ano a DR apresenta imensas alterações visto que estamos a contar com a expansão da marca para outros mercados e por outras formas de venda. Dito isto, a quantidade vendida será 2.000.000 packs, ao mesmo preço, o que se traduz em vendas no valor de 65.000.000€. No entanto, visto que estamos a produzir para alem da nossa capacidade anterior apresentamos custos de investimento no valor de 8.000.000€, obtidos através de financiamento bancário e da Google Ventures, que serão utilizados para adquirir uma fabrica própria e maquinaria. Por conseguinte, os custos fixos aumentarão principalmente devido ao aumento dos custos de transporte, mão-de-obra directa e publicidade. O aumento dos custos variáveis representa o aumento da quantidade produzida. Em suma, esperamos obter no terceiro ano um resultado líquido de 1.959.813,5€, o que é um decréscimo relativamente aos anos anteriores e uma consequência do elevado investimento efectuado. Contudo, esperamos que nos anos seguintes o retorno seja positivo e que a empresa continue a crescer sustentadamente.

Balanço | Activos | Activos Fixos Tangiveis | 253564€ | Depósitos Bancários e Caixa | 500000€ | Existencias | 0€ | Materia Primas | 7817890,8€ | Total do Activo | 8571454,8€ | Capital próprio | Capital Social | 1000000€ | Resultado Liquido | 1897251,41€ | Reservas Legais | 94862,5705€ | Resultado Transitado | 1802388,84€ | Total do Capital Próprio | 2897251,41€ | Passivo | Financiamentos obtidos | 5674203,39€ | Google Ventures | 5000000€ | Emprestimos bancários | 674203,39€ | Dividas a Fornecedores | 0€ | Total do Passivo | 5674203,39 | Total de Passivo + CP | 8571454,8€ |
4- BALANÇO

Os nossos activos fixos tangíveis são compostos pela maquinaria e material de escritório. As matérias-primas devem-se ao facto de comprarmos ao longo do ano o material que seria necessário se produzíssemos à nossa capacidade máxima.

Relativamente ao financiamento verificamos que é composto em 34% por capital próprio e em 66% por financiamento externo que é composto em 5 milhões por um incentivo da Google Ventures e em 674.203,39€ por empréstimos bancários.

VI – PLANO DE CONTINGÊNCIA

Com a introdução de novos produtos no mercado podem ocorrer várias situações que não se desenrolam da forma que os planos de marketing preveem. Isto acontece porque as estratégias definidas são apenas uma estimativa baseada em noções teóricas e valores que apesar de o terem em conta não conseguem adivinhar pormenorizadamente aspecto mais fundamental no sucesso ou insucesso de um produto - o comportamento do consumidor. Dado isto, podem ocorrer várias situações que podem fazer com que o produto não tenha tanto sucesso como se espera. Algumas das falhas mais importantes que poderão ocorrer são: * Pouca adesão do público-alvo ao produto devido ao elevado preço. * Dificuldades de produção derivadas da alta tecnologia que compõe o FINDME. Quando estes cenários acontecem é necessário ter planos de reserva para que possamos melhor controlar estas adversidades e se possível superá-las. Estas estratégias de reserva chamam-se planos de contingência. E face aos contratempos acima referidos a nossa empresa tem os seguintes: Caso as nossas estratégias promocionais não estejam transmitir as mensagens que queremos ou se estiveram a transmitir a mensagem certa mas de forma ineficiente preparámos estratégias alternativas de promoção, tais como, “trade allowances”, bónus packs, “price packs”, eventos promocionais de experimentação, entre outros. Basicamente aplicaríamos outros meios para tentar criar uma melhor “brand awereness” por parte do consumidor. Consideramos ainda que face ao cenário de crise que o mundo atravessa e à aversão que as pessoas têm em experimentar produtos novos, especialmente tecnológicos, se sintam condicionados pelo preço de venda ao público rondar os 50 Euros. Face a isto, poderemos baixar o preço do nosso produto ao produzir embalagens com menos unidades e portanto baixando o preço, ou podemos mesmo vender separadamente os dispositivos. Ao encontrarmos a ultima dificuldade, e possivelmente a pior, visto que se trata de uma dificuldade técnica e portanto não a conseguiremos emendar facilmente através de mudanças estratégicas a níveis de marketing consideramos com uma opção viável a venda da ideia a uma multinacional informática ou fabricante de telemóveis, como por exemplo a Apple, a Google, entre outros...

VI - PERPECTIVAS FUTURAS Relativamente ao futuro da nossa empresa, esperamos que a introdução deste inovador produto seja muito bem aceite entre o público em geral, e não só pelo nosso target, já que o nosso produto pode ter diferentes utilizações, e a população que não foi considerada como target, pode consumir este produto, fazendo com que as nossas vendas aumentem.

Outra perspectiva muito viável, será a internacionalização do nosso produto, que inicialmente será apenas comercializado nos retalhistas das cidades mais populosas em Portugal. Assim, a ideia seria a introdução do nosso produto nos mercados estrangeiros, principalmente nas grandes cidades europeias, e posteriormente noutros mercados considerados atractivos (isto é, onde haja grande concentração populacional, poder de compra e população muito activa e ocupada). Esta comercialização podia ser realizada através dos retalhistas especializados desses países. Esta internacionalização estará sempre dependente dos resultados obtidos em Portugal, e da concorrência no estrangeiro.

Alternativamente, podemos passar a comercializar o nosso produto através do nosso site, sendo que nesse caso a internacionalização será alcançada, mas tendo sempre em conta a concorrência já existente neste meio de comercialização, assim teríamos de realizar um bom plano de promoção do produto neste meio. Teríamos também de alcançar um acordo com os retalhistas para que esta alternativa não causasse transtornos ao nosso principal meio de comercialização (e consequente quebra nas vendas).

A extensão da linha de produtos também poderia ser uma opção. Se o dispositivo for bem aceite, poderemos produzir no futuro produtos semelhantes ao FIND ME mas apenas com uma função (GPS ou sonora), para que o consumidor que apenas dá valor a uma das funções, possa adquirir o produto a preços mais acessíveis. Outra hipótese seria lançar uma gama nova de produtos, num mercado já existente, e considerado atractivo e em que possamos ter vantagem competitiva, beneficiando do nome/estatuto que a marca entretanto conquistou.

Em suma, consideramos que o FIND ME tem grande potencial, e pode não só revolucionar a vida de todos nós, como se tornar uma marca internacional e de referência, elevando o mercado dos localizadores de objectos pessoais para outro patamar.

VI - CONCLUSÃO

Com a realização deste plano de marketing, podemos concluir que o FIND ME seria um projecto interessante e que poderia ter sucesso no mercado, uma vez que vem preencher uma lacuna que pensamos existir, relativamente à localização dos nossos objectos.

Assim, se seguirmos as sugestões e projectos indicados no plano, adaptando-os ao mercado real, e posteriormente à realidade (isto é, a reacção dos clientes), poderia ter muito sucesso, e até pretensões para alargar o nosso negócio.

Após a análise do mercado, consumidor, ambiente, concorrência, e financeira, chegamos à conclusão que a empresa tem espaço no mercado, uma vez que este ainda não está muito explorado. Segundo o nosso inquérito, o consumidor estaria aberto a este produto, e considera-o muito útil. Relativamente ao ambiente, o FIND ME iria enquadrar-se perfeitamente na sociedade onde vivo, isto é, muito acelerada e onde não temos tempo a perder. Como a concorrência existente não está muito desenvolvida, e ainda apresenta algumas limitações (principalmente no em Portugal, onde não tem qualquer notoriedade), assim o FIND ME não teria grande dificuldade em superar a concorrência. A análise financeira, prova-nos que este negócio pode ser perfeitamente viável e que pode gerar lucro e ser bem-sucedida.

Este plano de marketing seria essencial para o início da actividade da empresa, uma vez que seria uma ferramenta essencial para a análise da atractividade do negócio e do mercado. O nosso produto sendo inovador, poderá revolucionar a vida de muitas pessoas, pois poderá fazer com que o tempo que se passa à procura dos nossos objectos seja substancialmente reduzido. Assim, o consumidor ao comprar o nosso produto, não estará só a comprar um gadget de localização, mas sim a ganhar tempo na sua vida para fazer o que mais gosta.

“DON’T LOSE YOUR LIFE”

VII - ANEXOS

Anexo 1: Inquérito
Em poucas palavras, o FIND ME consiste num conjunto de micro chips em forma de autocolantes que permitem encontrar os objectos a que estão colados. Se é distraído e anda sempre atrás dos seu pertences, o FIND ME é o gadjet ideal para si. Cada pack contem 5 autocolantes que poderá colar nos objectos que mais facilmente a perde. A um telefonema de distância e através de um mapa gps passa a ser possível encontra-lo muito rapidamente. Género: Feminino Masculino

Idade: _____

Considera-se uma pessoa distraída? Sim Não

Com que frequência anda à procura das suas coisas?

Nunca Raramente

Algumas Vezes Regularmente
Qual a função que acha que lhe vai dar mais jeito a si, a vertente do GPS ou sonora? Porquê?
______________________________________________________________________

Tendo em conta que o FIND ME será vendido em packs qual o que lhe daria mais jeito? 5 20

10 Outro:_____

Quanto estaria disposto a dar para adquirir um pack de 5 deste dispositivo? 0 -10 20-30 10-20 +30

Onde gostaria de ver o nosso produto comercializado? Grandes superfícies (retalhistas, exemplo: worten) Internet

Lojas próprias

Outros:_____________________________________

Gostaria que o FIND ME estivesse disponível em três formas diferentes (redonda, quadrangular e rectangular)? Sim Não

Outro:_______________________________________________

Qual o principal aspecto que influenciaria a sua compra? 1 2 3 4 5 Preço Design Funcionalidade Duração

O que acha de poder encontrar as suas coisas ligando para elas?
_______________________________________________________________________

Qual a utilidade que atribui ao FIND ME? Irrelevante

Pouco útil

Muito útil

Útil

Indispensável

Relativamente à aplicação para utilização da função GPS, disponível para computador e smartphone:

Possui um smartphone?

Sim Não Se sim, considera útil a aplicação estar disponível para o seu telemóvel?

Sim Não

Visto que a aplicação requer internet qual o grau de acesso que tem à mesma? 1 2 3 4 5

Esta familiarizado com o google maps no seu computador? Sim Não

O que acha desta aplicação?
________________________________________________________________

Tendo em conta as características do FIND ME e o seu preço ser apróximadamente 56€ por pack com 4 autocolantes, estaria disposto a adquiri-lo?
Sim Não

Agradecemos imenso o tempo que dispensou ao responder a este inquérito, tempo esse que será devolvido pelo FIND ME visto que não precisará mais de procurar as suas coisas!

Anexo 2: Piramide de Maslow

Anexo 3: 20 cidades mais populosas em Portugal

| Lisboa | Lisboa | 545 245 | 11 | Oeiras | Lisboa | 172 063 | 2 | Sintra | Lisboa | 377 249 | 12 | Gondomar | Norte | 168 205 | 3 | Vila Nova de Gaia | Norte | 302 092 | 13 | Guimarães | Norte | 158 108 | 4 | Porto | Norte | 237 559 | 14 | Seixal | Lisboa | 157 981 | 5 | Loures | Lisboa | 205 577 | 15 | Odivelas | Lisboa | 143 755 | 6 | Cascais | Lisboa | 205 117 | 16 | Coimbra | Centro | 143 052 | 7 | Braga | Norte | 181 819 | 17 | Santa Maria da Feira | Norte | 139 393 | 8 | Amadora | Lisboa | 175 558 | 18 | Vila Franca de Xira | Lisboa | 136 510 | 9 | Matosinhos | Norte | 174 931 | 19 | Maia | Norte | 135 049 | 10 | Almada | Lisboa | 173 298 | 20 | Vila Nova de Famalicão | Norte | 133 804 |

Anexo 4: Publicidade Outdoor

Anexo 5: Anúncios de televisão

* Anúncio 1: chegar aos mais jovens
No anúncio, o televisor vai estar divido em duas partes (através de uma risca preta no meio a dividir) e a situação passa-se para a mesma pessoa, a diferença é que numa situação a pessoa tem o FIND ME e na outra não. Cada um dos lados começa exactamente com a mesma imagem, uma pessoa que está preste a sair de casa para ir jantar com os amigos mas não encontra as chaves de casa/carro. No lado direito do televisor a pessoa que tem o FIND ME pega no telefone e liga para este objecto (chaves) encontrando-o logo, enquanto a mesma pessoa no lado esquerdo, que não tem o FIND ME, continua à procura das chaves. Enquanto no lado direito, a pessoa já está no jantar com os amigos a divertir-se, a que está na situação do lado esquerdo continua em casa à procura das chaves. Entretanto, na situação do lado esquerdo, a pessoa finalmente encontra as chaves e chega ao jantar, os amigos já acabaram de jantar e estão a levantar-se para ir embora. Na situação do lado direito, depois de ter estado a aproveitar o jantar com os amigos vai-se embora também.
Por fim, aparece por cima destas situações “Don’t lose your life” e por baixo FIND ME.

* Anuncio nº2: causar impacto
Aparece um astronauta a partir para a lua de foguetão e a voltar. Quando chega à Terra repara que não sabe onde deixou as suas chaves de casa. Vai a aplicação do FIND ME e procura a localização GPS destas e aparece a imagem, da lupa do FIND ME, que mostra que as chaves ficaram na lua.

Anexo 6: Anúncio na página GoogleMaps Portugal

Anexo 8: Discriminação custos salariais

* 4 Sócios/Gerentes: 2000e/mês*4 = 8 000e/mês * 3 Engenheiros electrónicos especializados nas componentes do produto (cartão sim/coluna som/gps): 1500e/mês*3 = 4500e/mês * 60 Operários divididos pelas 3 estações 1- Estação montagem eletrónica 4op/linha*6 = 24 operários*550e/mês = 13 200e/mês 2- Estação acabamento 3op/linha*6= 18 operários*486e/mês= 8748e/mês 3- Estação embalagens 3op/linha*6= 18 operários*486e/mês= 8748e/mês
Total salários: 43 196euros/mês

1-cálculo da quantidade de operários necessários: Tendo em conta a procura estimada encontrada de 1 808 868.373 pessoas, definimos como capacidade máxima de produção anual metade deste valor ou seja 904 435 packs/ano, o equivalente a 75 370 packs/mês (12meses) ou seja 301 478 dispositivos/mês (4autocolantes/pack). Isto corresponde a uma produção diária de 14 356 (75 370/21 dias de trabalho/mês). Assumindo que cada operário trabalha 8horas e produz 30 dispositivos por hora (um dispositivo demora 2 minutos a entrar e sair da linha de montagem), é possível produzir 1795 aparelhos por hora (14 356/8) mas para tal são necessários 60 operários (1795/30).
População das cidades mais populosas 4.774.012 * 67.3% (% população activa em Portugal correspondente ao nosso “targeting” total 15-65 anos) = 3 212 910, 076 * 56,3% (população disposta a adquirir o FINDME segundo o nosso inquérito) = 1 808 868,373

Anexo 9: Discriminação custos FSE

* Limpezas: 5€/hora*5horas*3empregadas = 75€/semana*4= 300€/mês
Base de dados: comparação orçamentos de serviços de limpeza em Lisboa * www.tecnolimpa.pt * www.mollymaid.pt Potência contratada (kVA) | Potência (€/Dia) | Energia (€/kWh) | 1,15 | 0,1118 | 0,1393 | 2,3 | 0,1436 | 0,1393 | 3,45 | 0,1748 | 0,1393 | 4,6 | 0,2268 | 0,1393 | 5,75 | 0,2788 | 0,1393 | 6,90 | 0,3242 | 0,1365 | 10,35 | 0,4771 | 0,1365 | 13,80 | 0,6298 | 0,1365 | 17,25 | 0,7827 | 0,1365 | 20,70 | 0,9355 | 0,1365 | | | | * www.wellclean.pt * Electricidade: assumindo que o gasto de electricidade de produzir um Findme é equivalente ao de produzir uma calculadora Casio em média a fábrica gasta 45watts/minuto* 60 =2700 w/hora*10 (horas de trabalho/dia) = 27 000 w/dia * 21 (dias uteis de trabalho/mês) = 567 000 w/mês = 567 kw/mês. Preço EDP-negócios (tabela em anexo) utilizando a potência máxima disponível no mercado= 0,1365€/kwh+0,9355€/dia= 567kw*0,1365+0,9355*21=77,3955€+0,23% (IVA)+ 19,6455€+0,23% (IVA)= 119,36€/mês+25€(gastos escritório + extras)= 144,3€(mês)
Base dados: * http://world.casio.com/csr/env/process/production * http://www.edp.pt/pt/negocios/tarifalivre/edpnegocios/Pages/tarifarioedpnegocios.aspx

* Agua: Preço Epal= 1.4141*17.679m3 agua=25euros/mês
Base dados: www.epal.pt

* Telefone + Internet: Pacote ZON OFFICE LIGHT: 55€/mês+5€mês/utilizador*2 (sala dos engenheiros + sala dos gestores) = 65€/mês
Base de dados: http://www.zonempresas.pt/pacotes-servicos/zon-office/Solucoes/Pages/zon-office-final.aspx

* Fábrica c/escritórios: Aluguer Fábrica em Loures: 2900€/mês
Base de dados: http://www.casa.iol.pt/imovel/industrial-loures-loures/8ab9f7ef-c865-42df-b967-753aeacde4d1.html#

* Custos de distribuição: * Distância mais longa Loures-Braga: 35euros gasolina + 35euros portagem. Total: 70€/camião * Distãncia mais curta Loures-Lisboa: 5euros gasolina+ 3euros portagem Total= 8€/camião

Estimativa do custo médio/entrega semanal
(20 cidades: 10 camiões/semana sendo que cada camião cobre 2cidades)
Custo médio/entrega
= (70+8) /2euros (média entre percurso mais comprimido e mais curto) + 20% margem empresa
=39€/camião/semana + 8€ lucro
= 47euros/camião/semana =47*10
= 470euros * 4
= 1880€euros/mês.
Base de dados: * Via Michelin * http://www.cefco.pt

Anexo 10: Custos de constituição de sociedade

CENTROS DE FORMALIDADES DAS EMPRESAS | Custos de constituição de uma sociedade comercial | (Preencha ou altere, se necessário, os campos com fundo verde) | | | | | | | | | | Capital Social: | | € | | | | | | (campo obrigatório) | | | | | | | | | | | CUSTO TOTAL | Processo tradicional (qualquer tipo de sociedade, por escritura pública) | | Processo tradicional (Soc. Unipessoal por Quotas, por doc. particular) | | Processo "Empresa na Hora" | | | | | | Processo "Empresa na Hora" com Certif. Admissibilidade prévio (opção) | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | Registo Nacional de Pessoas Colectivas (RNPC) | | | | | | - Certificado de Admissibilidade de Firma | | | 56,00 € | | | - Pedido de urgência | | | ## | | | | | | - Cartão Provisório de Pessoa Colectiva | ## | | 14,00 € | | | | | | | | | | | | | | | | | | Cartório Notarial | | | | | | | | - Escritura Pública de constituição - rubrica 1.1.16 da T.E.N. | 77,00 € | | | - Registo - rubrica 1.6 da T.E.N. | | | | 9,00 € | | | - Estudo e preparação da escritura - Artº 14º da T.E.N. | 24,94 € | | | - Imposto do selo (rubrica 26.1 da T.G.I.S.): 0,4% | | | | | | - Primeira certidão após a escritura - rubrica 4.2 da T.E.N. | 5,00 € | | | - Nº de certidões para além da primeira: | 1 | (Até 4 páginas) | 20,00 € | | | | | | | | | | | | | | | | | | DGCI / DGITA - Cartão de Identificação Fiscal / Pessoa Colectiva | | | | | | | | | | | | | | | | | | | Conservatória do Registo Comercial | | | | | | | | | | | | | | Valor destinado à Conservatória | | | | | | - Inscrição inicial | | | | 56,00 € | | | | - Emolumento - artº 20º da T.E.R.C. al. a) | | 3,74 € | | | | - Pedido de certidão | | | ## | | 16,00 € | | | | - Emolumento - artº 20º da T.E.R.C. al. c) | | 1,25 € | | | | - Nº de factos a mais (b) | | | 1 | 28,00 € | | | | (b) Ex.: Nomeação de gerentes | | | | | | | | | | | | | | Valor destinado ao RNPC - inscrição no ficheiro central | | | | | | | | | | | | Publicação (em sítio da Internet de acesso público) | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | RELAÇÃO DE CUSTOS - "EMPRESA NA HORA" | | | | | | | | | | | | Custo do procedimento | 330,00 € | | | | Imposto do selo (0,4% do capital) | | | | | Publicação | | | 30,00 € | | | FALSE | | Cartão de contribuinte pessoa colectiva | | | | | | | | TOTAL | | |

Similar Documents

Free Essay

Marketing Plan

...Marketing Plan MEMBERSHIP DRIVEN A WINNER’S ATTITUDUE! Date: October 17, 2012 1.0 Executive Summary New York Sport Club is own and operated by Town Sports International (TSI) health club company, and is the largest in the Northeastern United States. Since 1974, the company has grown to include over 150 health and fitness facilities in four major metropolitan areas - New York, Boston, Washington, D.C. and Philadelphia with nearly half a million members. There are also three locations in Switzerland, Basel, and Zurich. All sport clubs have a multitude of options for everyone, and a wide range of group exercises and fitness programs. Select facilities also offer racquet sports, pools, basketball courts and other recreational activities. The company’s successful growth over the years is a result of many things, including its innovative fitness programs, well-trained staff, dedication to quality and service and continual facility improvement. But foremost, the New York Sports Club success has been earned by placing members satisfaction above all else. So when you have satisfied members, they get results from their fitness program, which becomes a win-win situation for all participants. 2.0 Situation Analysis Membership Driven, which consists of four project management consultants, were hired by New York Sports Club (NYSC) located in New York City on 23rd Street and Park Avenue in the Gramercy area to increase their club membership. The main goal...

Words: 1642 - Pages: 7

Free Essay

The Marketing Plan Handbook

...The Marketing Plan Handbook Written by Alexander Chernev In The Marketing Plan Handbook, Chernev explains the pieces of a marketing plan , breaking down the need, standard issues, and concerns with many of the plans that companies possess. He also gives a better understanding as the difference between a marketing plan and the strategic plan that many confuse are the same. Many issues fall into play when a company writes the document only by the standard requirements that are given, as an example the 50 page requirement. The main points of the book are focused that the simpler the plan, the better. The outline proposes emphasis on the marketing plan to be written simple and basic and focused on value-management. The finances, operations, technology, and organization should be focused. The plan is broken down into eight simple parts: executive summary, situation analysis, goal, strategy, tactics, implementation, control, and exhibits. He creates and easy to follow guide in which all marketing plans should possess with the need to know information, excluding the fillers. The book suggests there are three key principles in writing a marketing plan. The business strategy must outline and communicate these principles to a target audience. The plan must be first actionable. In this, it should include a development of action directed at obtaining a specific goal. This includes creating or modifying parts of the seven key marketing mix variables: product, service, brand, price, incentives...

Words: 468 - Pages: 2

Free Essay

Marketing Plan for Handicrafts

...IMC Plan for Rajasthali Submitted By: Nimisha Nasa (13020841022) Submitted To: Ms. Anisha Agarwal Rajasthali – Company Analysis                  Age Group 20-24 25-34 35-44 45 & Above Cust Profiling by Age FY '12 FY '13 6% 14% 14% 45% 44% 41% 36% FY '14 5% 18% 45% 32% Cust Profiling by Category Age Group FY '12 20-24 8000 25-34 55000 35-44 22000 45 & Above 25000 Spend/Year FY '13 FY '14 10000 11000 70000 105000 26000 32000 30000 36000 Cust Profiling by Online Spend Age Group FY '12 FY '13 20-24 0.2 0.32 25-34 0.16 0.27 35-44 0.14 0.23 45 & Above 0.08 0.12 FY '14 0.38 0.4 0.34 0.18       Financial Statement for Rajasthali FQ1 '12 FQ2 '12 FQ3 '12 FQ4 '12 Revenue QoQ Gross Profit QoQ Gross Margin % Op Profit QoQ Op Profit % 807.46 764.94 -5.3% 290.68 -10.0% 38% 225.66 -12.7% 30% 752.60 -1.6% 285.99 -1.6% 38% 222.02 -1.6% 30% 744.72 -1.0% 286.72 0.3% 39% 223.41 0.6% 30% FQ1 '13 FQ2 '13 FQ3 '13 FQ4 '13 718.75 -3.5% 273.13 -4.7% 38% 212.03 -5.1% 30% 691.56 -3.8% 242.04 -11.4% 35% 183.26 -13.6% 27% 638.03 -7.7% 210.55 -13.0% 33% 162.70 -11.2% 26% 591.89 -7.2% 198.28 -5.8% 34% 156.85 -3.6% 27% FQ1 '14 FQ2 '14 FQ3 '14 529.83 -10.5% 174.84 -11.8% 33% 137.76 -12.2% 26% 536.95 1.3% 182.56 4.4% 34% 135.58 -1.6% 25% 523.51 -2.5% 183.23 0.4% 35% 137.42 1.4% 26% FQ4 '14 (Projected) 504.26 -3.7% 173.97 -5.1% 35% 128.59 -6.4% 26% 322.98 40% 258.39 32%    Rajasthali – Industry & Competitor Analysis Industry Size & Revenue by Competition FQ1 '12...

Words: 643 - Pages: 3

Premium Essay

Brand Marketing Business Plan

...popular fashion cities. While our initial goal is to open one boutique, expansion plans include an “atelier” to make people visit and create with us. In turn, we would hope to penetrate a sizable portion of the online fashion retail market and also offline retail market. 1.2 PRODUCTS & SERVICES The fashion and retail industry tends to be overly youth focused (Y generation) with a “dandy mood”. However, by closely following generational fashion trends as well as our own customers' purchasing preferences, we will tailor our inventory to meet the specific needs of our clientele. We will solely focus on the our styles, colors and fits to flatter our community needs of her figure will be our specialty. 1.3 MARKET ANALYSIS (pour les plus grandes villes où il y a les fashions weeks : Londres, HK, Milan, Paris, Madrid, NYC…) Si vous avez qlq chiffres. 1.4 STRATEGY & IMPLEMENTATION Like a Sir recognizes the importance of marketing. And to that end, we plan to promote our retail business with an ambitious, targeted marketing campaign, which will include a grand opening event, local media coverage, print advertising and a direct-mail campaign. Our goal is to keep our marketing budget to no more than 5% of our gross annual sales, and we will partner with local organizations such as the designers chambers, fashions places… as often as possible. 1.5 MANAGEMENT Vos CV 1.6 FINANCIAL PLAN On va voir, j’ai un excel ou réutiliser ce qu’il a été fait avant. 1.7 SOURCES...

Words: 3204 - Pages: 13

Premium Essay

Marketing Plans

...of the paper is to provide an overview of marketing plans. I will do this first by providing the definition of marketing plans. I will discuss how a marketing plan helped make a product or service successful. I will also discuss how decisions in a marketing plan led to failure; I will analyze what was the difference in two examples. Next, I will provide a movie that was considered a box office failure. I will apply what I have learned about the concept of marketing plans, and what could have gone wrong in the studio’s plan with regard to forecasting demand for the project. Let’s begin with sharing my understanding of marketing plans in the roles that it plays. Marketing plans are tools used by managers to guide the process of marketing. Marketing contain strategies and consider many environmental aspects that work together to affect the success of the product or service being marketed. Marketing plan details a company’s marketing effort. It may be laid out for an individual product or for the entire company and all its products. Marketing plans helps establish, coordinate and direct marketing efforts. Marketing plans has different keys to success. Successful marketing requires companies to have capabilities such as understanding customers and competitors, creating customer value and keeping customers. An example of how a marketing plan helped make a product or service successful would be Kellogg’s Special K cereal. The market plan for this company was to target individual...

Words: 790 - Pages: 4

Premium Essay

Marketing Plan

...Executive Summary In today’s world we’ve been able to see an array of drastic changes take place within the past few years. Because of these changes we have seen an array of businesses plummet to the ground, some after years of success. The majority of these failed businesses have landed in path of demise because of their lack of environmental awareness, failed marketing attempts, as well as strategic planning. Nowadays, one of the industries that we have seen take a plunge is the Daycares Market& Early Childhood Education. The main reason that this industry is experiencing this plunge is because of the decreased numbers of governmental funding to help parents pay for the services as well as the lack quality of services. Another reason is due to the time frames that daycares are open is not parallel to the time-frames parents are working at the moment. Because of these reasons daycares are not seeing the growth or sustenance of revenue as they were years ago, parents are looking at other options of child care, and a lot of daycares have evolved into low quality standards. The National Bureau of Economic Research states how “it is critical to develop an understanding of the way the child care market operates and how it relates to quality. The issue is important because the average quality of center-based child care provided in the United States is thought to be mediocre, especially compared to the quality of care provided in other developed countries” (NBER, 2002). One well-known...

Words: 3737 - Pages: 15

Premium Essay

Marketing Plan

...An assignment On Marketing Plan Submitted by: Submitted to: Date of submission: Table of Contents Executive summary: 5 Introduction: 7 Methodology: 7 Part A- Essay: 7 A.01 Changed perception in marketing plan: 7 A.02 Barriers to marketing plan: 7 Marketing function isolation: 8 Organizational barriers: 8 Demographic factors: 8 Economic factors: 8 Technological factors: 8 Culture: 8 A.03 Techniques for overcoming barriers to marketing plan: 8 Be strategic: 8 Be realistic: 8 Stay focused: 9 Monitor the budgets: 9 Market research: 9 A.04 Importance of marketing plan in the strategic plan: 9 Product: 9 Price: 9 Promotion: 9 Place: 9 A.05 Ethical issues in marketing plan: 10 A.06 Organization responses to ethical issues: 10 Individualistic approach: 10 Communal approach: 10 A.07 Example of consumer’s ethics and the effect on the marketing plan: 11 Part B: Preparing marketing plan 11 B.01 Organizational capability evaluation: 11 Business experience: 11 Business reputation: 11 Company culture: 11 Business environment: 11 B.02 Techniques used in organizational auditing and analyzing external factors: 11 B.03Carried out organizational audit and external factors analysis that affect marketing plan: 12 SWOT analysis of the Toyota Company: 12 PEST analysis for Toyota Company: 13 B.04Marketing plan: 14 Marketing objective: 14 Objectives: 14 Strategy statement market share: 14 Brand awareness:...

Words: 4075 - Pages: 17

Premium Essay

Marketing Plan

...Marketing Plan Guidelines Ok, so this is the real deal – the synthesis of everything you’ve learned this semester. It represents a big chunk of your final grade and will probably teach more than all the chapters and multiple choice exams combined!   1. What is a marketing plan?!?!?   So, the first question is, what the heck is a marketing plan? Here’s a couple of Google definitions I found:   - -          “an integral part of the business plan stating in words and numbers how, where and to whom a business proposes to sell its product and/or services.”   - -          “details of specific tasks worked out by and for a business concerning how market research, product choice and pricing, advertising, promotion and distribution will be done.”   - -          “A Marketing Plan is a written document that details the actions necessary to achieve a specified marketing objective(s). It can be for a product or service, a brand, or a product line. It can cover one year (referred to as an annual marketing plan), or cover up to 5 years.”   Here’s my definition:   - -          “A Marketing Plan describes how you’re gonna get your product in customer’s hands.”   Of course, different projects will require different definitions, but the idea is describe how you’re going to maximize sales, fix image problems, introduce new products, battle competition, or whatever specific problem your firm is facing.   2. What does a marketing plan look like?!?!?   ...

Words: 999 - Pages: 4

Premium Essay

Marketing Plan

...M-X251 Marketing Plan In this paper, Team A will represent the top marketing team for the corporation General Dynamics. They will present a brief overview of General Dynamics, and describe a new product that the company will be selling in the near future. Additionally, Team A will describe the role marketing has played in the success of General Dynamics. After which, the team will present a SWOTT (strengths, weaknesses, opportunities, threats, and trends) analysis on the new product that General Dynamics hopes to sell. In order to properly market this product, research will have to be done in order to develop a marketing strategy for this new product. Team A will explain that research approach as part of this first phase in marketing General Dynamic’s new product. General Dynamics General Dynamics Corporation is a company that has historically built its business on military defense contracts. Tracing their roots back to 1896 building military submarines, they are now the fourth largest defense contractor in the world (Defense Systems Staff, 2011). Headquartered in West Falls Church, Virginia, General Dynamics is a publicly owned corporation currently traded at the NYSE under the ticker symbol GD. Recently developed high profile military products include the Aegis Combat System, advanced submarine technologies, and military grade security for smart phones and tablets (General Dynamics Corporation, 2012). According to their Annual Report filed in 2011,...

Words: 6565 - Pages: 27

Premium Essay

Marketing Plan

...1. Executive Summary Blaze Mountain Travel and Tours is a reliable, professional and experienced tour operator led by a group of young people. The team has devoted themselves to the tourism industry for 5 years. The company has designed tours for both the older tourists and young student tourists. The primary goal is to provide excellent service to our/your client. The company ensures that the client will have the experience of lifetime. The environment in which it operates can be summarized as following: • Tourism year 2011 in Nepal. • Increasing popularity of concepts like ecotourism, community tourism, sustainable tourism, corporate social responsibility and e-ticketing in the western parts of our world. • Sustained instability in Nepalese politics having detrimental effects on Nepalese tourism industry. • Economic recession and global financial crisis curtailing the consumption of people all over the world having its spillover effects in Nepalese tourism industry as well. • Innovative business model of Blaze Mountain that is based on attracting GITs (Group Individual Tourists) through strategic tie-ups with foreign travel agencies. • A network of value chain partners who share their business with each other and strive towards creating and maintaining similar standards of performance – another innovation of Blaze Mountain that is quite unprecedented in the market. The product and price strategy of Blaze Mountain will basically involve designing products as per the...

Words: 4739 - Pages: 19

Premium Essay

Marketing Plan

...MINI MARKETING PLAN Introduction Marketing Plans work when they are based on unique, meaningful marketing strategies that focus on the current needs and desires of a target customer. Ten Steps to Marketing Success 1. Finding your niche ----Market Segmentation/Unserved or Underserved customers ----Size, Usage, Benefits, Lifestyles, Occupation, Distribution Channels, Geography, Income, Social Class, Personality, Age, Family size, etc. (Examples-Demographics, Market Surveys, etc.). 2. Becoming better than your competition ----Customers have choices. In order to become better than your competition, you must know the competition. You can respond to a competitive advantage by creating another equally important advantage for your company. ----Visit competition, telephone competition, use telemarketing, get feedback from your salespersons. ---Review RMA, D&B Financial info and other relevant information sources. 3. Develop a strategy ----Focus on creating a marketing strategy and tactics. ----Set marketing objectives and goals. ----Create a strategy to meet these goals. (write a rough marketing plan) 4. Find enough customers ----Advertising, Direct Mail, Mailing lists, trade shows, networking, dealer networks, personal sales calls, etc. 5. Find the right location ----Highly visible location, with sufficient traffic count, if relevant. For retail, who are the other tenants in the center or mall? How close is your closest competitor? What are...

Words: 397 - Pages: 2

Premium Essay

Marketing Plan

...VersaPhone: Marketing Plan Table of Contents VersaPhone: Marketing Plan 1 Executive Summary 4 1. Situation Analysis 5 1.1. Market Needs 5 1.2. The Market 6 1.2.1. Market Demographics 6 1.2.2. Market Trends 6 1.2.3. Market Growth 7 1.2.4. Macroenvironment 8 1.3. The Company 9 1.3.1. Mission 9 1.3.2. Service Offering 9 1.3.3. Positioning 9 1.3.4. SWOT Summary 10 1.3.4.1. Strengths 10 1.3.4.2. Weaknesses 10 1.3.4.3. Opportunities 10 1.3.4.4. Threats 10 1.4. Competition 11 1.4.1. Direct Competition 11 1.4.2. Indirect Competition 12 2. Marketing Strategy 13 2.1. Value Proposition 13 2.2. Critical Issues 13 2.3. Financial Objectives 14 2.4. Marketing Objectives 14 2.5. Target Market Strategy 14 2.6. Messaging 15 2.6.1. Branding 15 3. Marketing Mix 15 3.1. Product Marketing 15 3.2. Pricing 16 3.3. Promotion 16 3.4. Service 17 3.5. International Markets 17 3.6. Implementation Schedule 18 4. Financials 18 4.1. Break-even Analysis 18 4.2. Sales Forecast 19 4.3. Expense Forecast 19 4.4. Linking Expenses to Strategy and Tactics 20 4.5. Contribution Margin 21 5. Controls 22 5.1. Implementation 22 5.2. Keys to Success 23 5.3. Market Research 23 5.4. Contingency Planning 23 References: 25 ...

Words: 5971 - Pages: 24

Free Essay

Marketing Plan

...Marketing Plan Table of Contents Page 1.0Executive Summary3 2.0Situation Analysis3 2.1Overview3 2.2Current Market Situation4 2.3SWOT analysis5 2.3.1Strengths5 2.3.2Weaknesses6 2.3.3Opportunities7 2.3.4Threats7 2.3.5Keys to success8 3.0Objectives8 4.0Marketing Strategy9 4.1Overview9 4.2Mission9 4.3Target segment9 4.4Positioning10 4.5Communication Program10 5.0Action Program11 6.0Expenses Forecast12 7.0Implementation Controls13 1.0Executive Summary The consortium of Memphis community theatres including Germantown Community Theatre, Theatre Memphis, Playhouse on the Square, Circuit, TheatreWorks, Harrell, and Arlington Arts Group provide immeasurable value in increasing cultural quality of life in the community. By working together with a strategic marketing plan they can increase the audiences from 60% to 75% of capacity, while building strong support for the years to come. Memphis corporate leaders support the arts, including the community theatres, to ensure that Memphis is a place the best and the brightest will come to work and live. Young professionals are the audiences of today and the board members and supporters of tomorrow. We determined to target the young professionals with needs of networking in the artistic world in the greater Memphis area. Our intention is to direct a greater share of the Memphis professionals' entertainment dollars and time towards community theatre. To fit the needs and wants...

Words: 3479 - Pages: 14

Premium Essay

Marketing Plan

...Kelsey Campbell Athlete and Ambassador Kelsey Campbell Wrestling Kelsey Campbell Wrestling Marketing Plan 2.1 Market Plan Summary Kelsey Campbell Wrestling is a brand and model that represents the fully dedicated elite-athlete for USA Wrestling. Goal-oriented and continued focus on national dominance and international success with the overall objective of winning Olympic gold in 2016. The market for Kelsey Campbell Wrestling (athletes, parents, coaches, and sports fans) is a large market that continues to grow as the sport of wrestling continues to grow. Especially recently, with the International Olympic Committee’s initial vote-proposal, recommending that wrestling be removed from the Games following 2016, the support of this international sport has grown in dominant fashion. Not only does Kelsey Campbell wrestling have a market of loyal and personal fans, but of wrestling fans from all around the world. What is relevant is that wrestling fans, especially Americans, love gold. The more successful an athlete, the stronger the following. 2.2 SWOT Analysis Internal Strengths: Already an established “Name.” Kelsey Campbell Wrestling is closely associated with the USA’s National Governing body, with the most established Wrestling Club and with the Olympics. KCW has a fan base as well as already solidified business and exposure opportunities. KCW already has a website, Verified Twitter, and a Fan Page on Facebook. KCW also has a Signature Series Clothing line with...

Words: 4101 - Pages: 17

Premium Essay

Marketing Plan

...Party Time! Marketing Plan Final Draft P.P.E (Party Planners Express) Joseph Waldrup 8-26-13 Table of Contents 1.0 Executive Summary……………..4 | 2.0 Situation Analysis Overview……….…4-6 2.1 Market Summary…………..6-7 2.2 SWOT Analysis………….7-9 2.3 Competition………………9-10 2.4 Product (Service) Offering………..10-11 2.5 Keys to Success………………….11-12 2.6 Critical Issues…………………12 | 3.0 Marketing Strategy Overview ……..12-133.1 Mission……………………14 3.2 Marketing Objectives……………14-16 3.3 Financial Objectives………………16-17 3.4 Target Markets……………………..17-18 3.5 Positioning…………………..18-19 3.6 Pricing Strategies………………..19-20 3.7 Marketing Attack Strategies…………..20-22 3.8 Marketing Research…………………22-24 | 4.0 Controls Overview………..24 4.1 Marketing Organization…………….26-27 4.3 Contingency Planning………………..27-28 | 5.0 Conclusion………………………….28 |  References…………………………….29 | 1.0 EXECUTIVE SUMMARY Party Planners Express (PPE) is a party planning company specializing in satisfying customers. PPE will offer exceptional services to children from ages 2-16. The mission of the Party Planner is to provide customers with the highest level of party planning. We exist to attract and maintain customers. When we adhere to this maxim, everything else will fall into place. Our services will exceed the expectations of our customers. The corporate market for event planning is steady and profitable, but in the Houston area there just aren’t many that provide quality services. For some large...

Words: 4346 - Pages: 18